TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão RCC

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.580 Palavras (19 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

________________________________________________

Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional de Nível Técnico

Andresa Samanta Sperb

Resíduos da Construção Civil

Monografia apresentada à AVM Faculdade Integrada como exigência parcial à obtenção do título de Especialista em em Docência na Educação Profissional de Nível Técnico.

Sob a orientação da Professora Ms. Aline Sampaio de Oliveira

Sapiranga | RS

2015

SUMÁRIO

  1. Introdução.............................................................................................................. 4

1.1        Tema        4

1.2        Problema        4

1.3        Justificativa        4

1.4        Objetivo geral        5

1.5        Objetivos específicos        

  1. Revisão Literária.................................................................................................... 6
  2. Metodologia........................................................................................................... 8
  3. Referências Bibliográficas....................................................................................11

  1. INTRODUÇÃO

1.1 Tema: Resíduos da construção civil e seu descarte.

  1. Problema

O que está sendo feito com os resíduos da construção civil? E o que está sendo feito para minimizar os resíduos de obra? O que os órgãos públicos estão fazendo “cobrando” e fiscalizando referente aos resíduos produzidos?

O serviço público de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos compreende a coleta, remoção e o transporte dos resíduos sólidos domiciliares; a varrição e limpeza de vias e logradouros públicos; a remoção e transporte de resíduos das atividades de limpeza; a remoção de resíduos volumosos e de entulhos lançados em vias e logradouros públicos; a prestação de serviços de operação e manutenção dos sistemas de transferência de resíduos sólidos urbanos e das unidades de triagem e compostagem, incluindo a transferência dos rejeitos gerados nessas unidades para destino final disposto de forma correta, utilizando aterros sanitários em conformidade com a legislação ambiental.

1.3 justificativa

Os resíduos da construção civil são uma mistura de materiais inertes provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc., frequentemente chamados de entulhos de obras.

Todos os geradores deveriam ter como objetivo prioritário a não geração de resíduos e, secundariamente, a redução, a separação, a reciclagem, a compostagem e a destinação final adequada, prioritariamente destinando os resíduos gerados novamente ao ciclo produtivo, através da reciclagem, reuso, dentro dos padrões estabelecidos pela legislação e normas técnicas. Os resíduos orgânicos devem ser separados dos rejeitos diretamente na origem, de maneira a permitir a compostagem do orgânico e a minimização da geração de rejeitos. Com a destinação final adequada os municípios e com consequência sua população terá e receberá uma melhor qualidade de vida, um exemplo a ser citado nossa água; a carência de saneamento básico, especialmente da disposição final adequada dos resíduos, repercute diretamente sobre a qualidade da água de um município.

Para tanto, deverá ser realizada a caracterização, bem como, a definição da composição dos resíduos sólidos gerados nos municípios, através de levantamentos, estudos e pesquisas, que identifiquem a população atendida pelos serviços de limpeza e coleta, a fim de quantificar a geração per capita, sua regularidade e ou frequência e ainda, levantar a eficiência dos equipamentos e recursos humanos utilizados na realização destes serviços.

         1.4 Objetivos Geral:

De quem é o papel de fiscalizar, separar, orientar e descartar os resíduos produzidos pela construção civil: Prefeituras, Proprietários, Responsáveis Técnicos, Construtor e/ou Construtoras e Empregados da construção?

Verifica-se que a solução dos problemas relacionados à limpeza urbana e coleta de resíduos exige esforços conjuntos dos cidadãos e da municipalidade, cabendo à Prefeitura, a maior parcela, já que dispõe de meios para educar a população, difundir e intensificar práticas sanitárias e impor ao público, obrigações que facilitem o trabalho oficial e ajudem a manter limpa a cidade.

1.5 Objetivos específicos:

Coletar e comparar dados que possam nortear a cada indivíduo quanto a sua participação no processo de construção, destinando a cada um a devida responsabilidade perante a separação dos resíduos e a quanto a produção dos mesmos. É de estrema importância chegarmos ao final de uma obra com o mínimo de desperdício e o mínimo de resíduo produzido e que esse mínimo de resíduo produzido tenha um descarte correto para não comprometermos mais o meio ambiente.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

Resíduos sólidos, genericamente conhecidos como lixo, são caracterizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT 10004 (ABNT, 2004), como sendo os resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnicas e economicamente viáveis em face à melhor tecnologia disponível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (202.9 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com