TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

Por:   •  10/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 7

UMA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

PIMENTA, Júlia Corrêa¹; MIRANDA, Karolline Cardoso¹; SILVA, Lailla Évelin Nunes¹; DIAS, Maria Eduarda Cangussú¹; Maria Helena Oliveira¹; SANTANA, Vitor Maia Caldeira Brant¹;

SANTANA, Elisa².

Discentes das FIPMOC¹; Docente das FIPMOC².

RESUMO: Um Projeto sustentável possui inúmeras qualidades, e quando conciliado com a arquitetura, pode-se explorar ao máximo a natureza sem causar impactos a esta, gerando um resultado de conforto para uma construção ecologicamente correta, que é o grande objetivo. No âmbito da arquitetura, tal objetivo é alcançado através de medidas projetuais como escolha de materiais potencialmente recicláveis, adaptação à topografia local, otimização da ventilação, iluminação e aquecimentos naturais através da forma, etc. Dentre tais ações, voltar a atenção para as áreas verdes internas e externas à edificação, é uma das medidas mais eficazes para potencializar as atitudes sustentáveis.

PALAVRAS-CHAVE: Arquitetura. Residência. Sustentabilidade. 

INTRODUÇÃO: O projeto interdisciplinar realizado pelo 4º período do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros, tem como objetivo apresentar um projeto de pesquisa e os meios para elaboração do mesmo, com objetivo final de projetar uma residência unifamiliar sustentável mediante estudo prévio das técnicas utilizadas na elaboração de projetos como este. De acordo com as Nações Unidas, na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, “desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”. Partindo da definição de sustentabilidade, utilizaremos a pesquisa bibliográfica de cada disciplina como meio para compreensão e execução do projeto. Sendo assim, na disciplina de Projeto Interdisciplinar deveremos compreender o conceito de sustentabilidade em projetos residenciais, bem como a pesquisa de obras análogas para análise. Em Paisagismo, deveremos analisar os efeitos da sustentabilidade no paisagismo residencial. Já em Urbanismo, será necessário compreender a interface das edificações residenciais com o espaço público, fazendo uma definição do que é espaço público e qual a sua importância para a cidade. Na disciplina de História da Arte e da Arquitetura III, temos como objetivo analisar os materiais e técnicas construtivas do renascimento, barroco e neoclássico, como viés para a sustentabilidade. Em Informática Aplicada II, precisaremos compreender a representação das edificações residenciais sustentáveis na plataforma digital 3d utilizando o Sketchup. Já na disciplina de Tecnologia da Construção, deveremos compreender os conceitos e práticas que promovam a sustentabilidade em diferentes técnicas e elementos construtivos, frizando a importância do bambu como material sustentável para a construção civil. Em Resistência do Materiais II, deveremos projetar um banheiro sustentável. Sendo assim, poderemos em Projeto Arquitetônico, cumprir com nosso objetivo final que é a apresentação de um projeto residencial unifamiliar sustentável.

METODOLOGIA: A pesquisa a ser realizada neste trabalho tem como tema uma residência sustentável, que pode ser classificada como exploratória, pelo fato de ser uma pesquisa bastante especifica, ela assume a forma de um estudo de caso, sempre em consonância com outras fontes que darão base ao assunto abordado. A opção pelo método indutivo justifica-se pelos fatos de partir de verdades menores e pontuais, para responder um objetivo geral, além de uma abordagem qualitativa. O estudo utiliza de pesquisa bibliográfica, procedimento exploratório com registros fotográficos e observação in loco do terreno escolhido.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Reconhecidamente, um dos grandes desafios, quando se trata de desenvolvimento sustentável, é o setor da construção civil. Sendo o campo das atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, não havendo reposição dos mesmos, este se tornou gerador de consideráveis impactos ambientais.

Atualmente o cenário que se apresenta para a construção civil é de uma época frutífera no que diz respeito a aumento de ganhos, valorização dos profissionais e expansão do mercado. Mas, como em qualquer setor, as empresas precisam estar atentas às demandas da sociedade na qual está inserida. Questões ambientais tem sido preocupação crescente, seja em países desenvolvidos ou não, e a quantidade de resíduos deixados por construções, tornou-se um dos centros das discussões da sustentabilidade. Como se pode perceber, uma postura consciente nas mais diversas etapas da construção civil, além de financeiramente viável, demonstra a preocupação da empresa com a situação do meio ambiente junto ao público. (YEMAL; TEIXEIRA; NÄÄS, 2011)

   Os procedimentos e cuidados na realização de uma obra, se concentram em medidas a serem implantadas desde o governo das cidades, e vão até o projetista responsável pela edificação.

   No que diz respeito ao governo, práticas por meio da legislação urbanística e código de edificações, adequados a realidade das cidades que estão sendo implantadas. No domínio da edificação em si, cabe ao profissional arquiteto e urbanista, adequação do projeto ao clima do local, minimizando o consumo de energia e otimizando as condições de ventilação, iluminação e aquecimento naturais. Atenção para a orientação solar adequada, escolha de materiais potencialmente recicláveis, utilização de coberturas verdes, adaptação à topografia local, com redução da movimentação de terra, utilização de vegetação regional, dentre outros.

 Segundo Brundtland, (1987,p.43) “desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades”. Pode-se também, aplicar em uma residência sustentável projetos paisagísticos que levem em conta a questão da sustentabilidade e não só geram cenários belos e agradáveis, como prezam por uma rotina funcional e de total integração com a casa. Além de minimizar o consumo de energias artificiais, é possível intensificar sistemas vitais para a casa, como ventilação e iluminação, somente através do uso das plantas e locação de jardins nos lugares adequados da residência. Outro fator alterado pelo uso de áreas verdes, é a melhora na qualidade de vida para os moradores da residência, já que os jardins assumem um papel de equilíbrio entre o espaço edificado, as relações cotidianas e o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com