TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  23/2/2021  •  Resenha  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CED

PROFESSORA: ELIANE SANTANA DIAS DEBUS

DISCIPLINA: LITERATURA E INFÂNCIA

ALUNA: CHRISTIANE VIEIRA NASCIMENTO - 18205035

TURMA: 5308A - 20201

SÓ SEI QUE ALGUMA COISA SEI

“Uns não sabem pular

Outros não sabem nadar

Alguns não sabem assobiar

Outros não sabem prestar atenção

E tem alguns que ainda não sabem o que não sabem

Mas todo mundo sempre tem algo que sabe fazer bem, não é mesmo?

Com bicho, não é diferente.”

        E é com essa frase que começa o livro “Tem bicho que sabe” dos autores e ilustradores Toni & Laíse Rodrigues, presente na coleção “Tem bicho que” o qual detém, fora esse, os seguintes livros: Tem bicho que gosta, Tem bicho que é, e Tem bicho que Tem.

Obra lançada pela editora Bamboozinho em 1 de janeiro de 2013;  com 32 páginas; pensado para o público infantil de 4 á 10 anos de idade; possui diagramação associativa - isto é, ligação do texto e ilustração na mesma página-; e com ilustração feita por tinta guache, pincel e papel com cores brilhantes em cima de papéis pretos.

        A narrativa após introduzir o questionamento sobre todos nós termos algo que sabemos fazer bem, mostra 14 animais e suas melhores qualidades, e termina a história perguntando para o leitor: E você? O que você sabe fazer bem? Por exemplo, a abelha e lagartixa sabem, sequentemente, fazer mel e andar pelas paredes; a foca boia; o galo canta; tatu-bola se enrola. morcego dorme de cabeça pra baixo; camaleão muda de cor; flamingo fica em um só pé; tigre se esconde; joão-de-barro faz seu próprio lar; dromedário consegue suportar o calor; e panda abraça fortemente.

        E quem nunca teve esse sentimento? Essa insegurança de se sentir incapaz? A dupla aborda justamente esse tema, com o objetivo de ensinar para os pequenos que eles não precisam se sentir dessa forma, pois todo mundo sabe alguma coisa, e quem não sabe é porque ainda não sabe o que sabe. Dessa forma, o leitor acaba conhecendo mais de si e faz uma auto reflexão, o que é importantíssimo para aumentar a sua auto estima, confiança e evolução pessoal.

Além disso, traz o conhecimento de uma pluralidade de animais - dos mais comuns que vemos pessoalmente até os mais silvestres -, e ao final do livro ainda cita cada animal, ao lado de sua imagem, pela dúvida se alguma criança não conhecer.

        Nas últimas páginas há indicação sobre quais são os benefícios de oferecer essa leitura ao público infantil, outrossim os que foram citados ao longo da resenha, os mais proveitosos, lendo ou após ler, são:

  • Mesmo sem saber ler, o leitor entende a narrativa pelo contexto mostrada pelas imagens.
  • Reproduzir as ações feitas pelos animais.
  • Desenhar os animais mostrados nos livros, ou os da escolha do leitor.

        Portanto, é o tipo de obra literária onde a leitura flui rapidamente, e que há presença da imaginação e da ludicidade do legente ao passar os olhos pelas imagens em conjunto com o texto, trazendo saberes novos e assistência para ele.

RODRIGUES, L. T. Tem bicho que sabe. São Paulo: Editora Bamboozinho, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com