TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ZONAS ESPECIAIS DE ITERESSE SOCIAL

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 3

Zonas Especiais de Interesse Social (zeis)

São zonas especiais de interesse social que funcionam em função de um planejamento urbano e habitacional de cada município. Ela existe para garantir a criação de uma política socialmente justa e equilibrada ambientalmente.

1. De acordo com o plano diretor, capitulo IV, art. 34, podemos então compreender:

Zonas Especiais de Interesse Social;

Zonas Especiais de Interesse Ambiental;

Zonas Especiais de Interesse Comercial e Industrial;

São zonas de unidade de território municipal, cada uma com suas características e destinação especifica. Estas zonas exigem tratamento especial de uso do solo e edificação, colocando-se sobre o zoneamento de uso e ocupação do solo municipal.

2. Zonas:

Zona Habitacional

Está dividida em três partes:

I. Assentamento precário - geralmente está localizado em áreas periféricas, com acesso restrito, sem infraestrutura e em situações inadequadas.

II. Baixa renda - não possuem uma boa qualidade de ruas, muitas casas/barracos construídos em locais impróprios, o que dificulta o acesso.

III. Alta renda - possuem uma boa qualidade habitacional, ruas pavimentadas, infraestrutura adequada e tem acesso mais fácil, alem de ser mais acessível ao centro.

Zona Industrial

A zona industrial está relacionada a uma área no qual se localiza as atividades industriais e/ou empresariais, que podem ter ou não uma relação entre si. A maioria localizada em áreas estratégicas, em grandes eixos viários e vias de transito rápido.

Zona Comercial

O comércio pode ser identificado como uma área de maior fluxo, por ser uma área de compra e venda, onde há um fluxo muito grande de pessoas, transporte, mercadorias e vendedores.

Zona Mista

É uma zona que não possui apenas uma única utilização, mas sim duas. Nesta zona está localizada a zona comercial e residencial, e em algumas circunstâncias há a zona industrial.

Zonas de Proteção Ambiental

São zonas que encontram-se preservação ambiental e paisagístico. Constituídas por áreas verdes (públicas ou privadas), rios, praças, lagoas. Inclusive áreas destinadas a lazer, uso comum entre outras.

Zonas Especiais

São zonas ou setores para receber as pessoas da atividade de remanejo das zonas de assentamentos precários, com o propósito de proporcionar condições para todos os objetivos, consolidando esses objetivos a serem alcançados de forma eficaz. Tendo como finalidade, minimizar os impactos nos ambientes naturais, devido as construções inadequadas nos assentamentos precários.

3. Novas diretrizes - PDM de Benevides

em especial referente ao zoneamento, loteamento, proteção ao ambiente, sistema viário, entre outros.

- A distribuição dos equipamentos e serviços públicos no município, de forma que possa atender as necessidades da população;

- Estender as áreas de uso preferencial (de uso exclusivo de pedestres) aumentando a acessibilidade;

- Caracterizar o sistema viário, para proporcionar o deslocamento, tanto de pedestre, como de veículos, de forma que atenda as necessidades da população do município (do uso coletivos ou uso pessoal);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com