TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DOS INSTRUMENTAIS TÉCNICO-OPERATIVOS DO SERVIÇO SOCIAL NUMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DA ZONA NORTE DE MANAUS

Por:   •  6/2/2016  •  Monografia  •  16.316 Palavras (66 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 66

ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

LUZILANDY RODRIGUES DE ALMEIDA

O ESTUDO DOS INSTRUMENTAIS TÉCNICO-OPERATIVOS DO SERVIÇO SOCIAL NUMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DA ZONA NORTE DE MANAUS

Manaus

2013


LUZILANDY RODRIGUES DE ALMEIDA

O ESTUDO DOS INSTRUMENTAIS TÉCNICO-OPERATIVOS DO SERVIÇO SOCIAL NUMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DA ZONA NORTE DE MANAUS

Trabalho de conclusão de curso como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel. Escola Superior Batista do Amazonas. Curso de graduação em Serviço Social.

Orientadora Professora: Me. Mayara Pereira da     Silva

Manaus

2013


Ficha Catalográfica                                        

(Catalogação a ser realizada pela Biblioteca Central ESBAM)

LUZILANDY RODRIGUES DE ALMEIDA

Trabalho de conclusão de curso como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel. Escola Superior Batista do Amazonas. Curso de graduação em Serviço Social.

Aprovado em -----/-----/------

_____________________________________________________________________

Assinatura (Orientador)

Mayara Pereira da Silva. Me. Sociedade e Cultura. ESBAM

______________________________________________________________________

Assinatura 1° membro da Banca

Alice Alves Menezes Ponce de Leão. Me. Sociedade e Cultura. ESBAM

______________________________________________________________________

Assinatura 2° membro da Banca

Gerlane Araújo de Almeida. Esp. ESBAM

DEDICATÓRIA

Dedico esta, bem como todas as minhas demais conquistas a Deus por permitir que eu chegasse até aqui, ao meu esposo Robson Almeida por seu amor e paciência e aos meus filhos Luiz Gabriel e Luiz Henrique pela compreensão e auxílio nos afazeres do lar, aos meus pais espirituais Apóstolo Francisco Dantas e Apóstola Elenice Viera por ministrarem sobre a minha vida e aos meus pais Vitor Paulo e Antonia por me educarem e fazerem de mim o que sou hoje.

Aos professores que fizeram parte da minha vida acadêmica, às colegas de turma pelo convívio, conflitos e experiências adquiridas nessa jornada.

Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.  (Mateus 6.33)

AGRADECIMENTOS

   

Ao El Shaddai (Deus todo Poderoso), que em sua infinita Misericórdia derrama sua Kavod sobre mim.

A professora orientadora, Mayara, que além de excelente e dedicada orientadora, foi também uma verdadeira amiga. Suas sábias palavras foram responsáveis pela motivação para a realização deste trabalho. Muitíssimo obrigada.  

A minha família pelo apoio em todos os momentos da caminhada acadêmica e que acreditaram na realização deste trabalho.

A instituição de ensino subsídio acadêmico e científico fundamental para a conclusão deste trabalho.

Aos docentes do Serviço Social que contribuíram de forma positiva, por meio de debates em sala de aula, compartilhando seus conhecimentos e agregando valores necessários para a realização deste trabalho, injetando em minhas veias a fome e a sede por novos conhecimentos.

Aos sujeitos da pesquisa pelas preciosas informações fornecidas para a elaboração deste trabalho, sem elas o mesmo não teria se concretizado.

A instituição pública da Zona Norte de Manaus, atenção e apoio dedicado na realização da minha pesquisa e na elaboração deste trabalho, que a vivência da troca de conhecimentos que construímos seja uma constante em nossas vidas.

A todas as colegas de sala de aula que comigo vivenciaram fora e em sala de aula a troca de conhecimentos e a valiosa amizade que construímos.

A todas e demais pessoas que contribuíram de forma direta e indiretamente para a construção deste trabalho e na minha formação acadêmica, o meu profundo carinho e reconhecimento.

 

 

 

 

Muito obrigada.

RESUMO

Este trabalho consistiu no estudo dos instrumentais técnico-operativos do Assistente Social numa instituição pública da Zona Norte de Manaus, cujo objetivo geral foi analisar a importância dos instrumentais técnico-operativos utilizados pelo assistente social no desenvolvimento de sua prática no âmbito sociojurídico, como também: 1) Mapear quais os instrumentais técnico-operativos utilizados pelo profissional de Serviço Social no âmbito sociojurídico, 2) Identificar quais as atribuições do assistente social no espaço sociojurídico e 3) Desvelar as dificuldades que o profissional de Serviço Social encontrou na realização das visitas domiciliares.Vale ressaltar no que tange a metodologia utilizada que a mesma pautou-se na perspectiva crítica-dialética, cujos procedimentos metodológicos compreenderam na conjunção de instrumentos de natureza qualitativa, privilegiando a pesquisa bibliográfica e de campo, destacando alguns instrumentais, tais como: observação direta e participante e entrevista semiestruturada. O estudo foi estruturado em três fases, a Primeira Fase: Elaboração do projeto e instrumentais de pesquisa, apreciação do projeto no Comitê de Ética, realização de pesquisas bibliográficas; Na Segunda Fase: Aplicação dos instrumentais de pesquisa por meio da realização da entrevista semiestruturada e na Terceira Fase: Realizou - se a análise, sistematização e organização dos dados obtidos na pesquisa por meio da elaboração do TCC. Os principais resultados alcançados contribuíram para um conhecimento mais aprofundado da atuação do Assistente Social na área sociojurídica e dos instrumentais utilizados por esse profissional para orientar a sua prática no resguardo dos direitos dos seus usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (107.3 Kb)   pdf (472.3 Kb)   docx (55.3 Kb)  
Continuar por mais 65 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com