TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Área de Inovação e Tecnologia - Artigo

Por:   •  2/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

Área de Inovação e Tecnologia - Artigo

LAJE MACIÇA E LAJE ALVEOLAR: ANÁLISE COMPARATIVA A PARTIR DE SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Camila Silva dos Santos.

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário da Serra Gaúcha. 

 Professor Avaliador

Professora Me. Mariana Battisti Fedumenti e Professor Esp. Rafael Artico

Resumo

Este trabalho foi elaborado através de pesquisas que abordam o assunto sobre as lajes maciça convencional e laje alveolar, a fim de conhecer suas características principais como carregamentos, vãos máximos, para que sejam utilizadas da melhor e mais correta maneira dentro da construção civil, conhecendo suas vantagens e desvantagens.

Palavras-chave:

Lajes. Alveolar. Laje Maciça. Construção.

1 INTRODUÇÃO

Este artigo se trata de um estudo sobre dois diferentes tipos de lajes utilizadas na construção civil, que podem ser usadas tanto com sistemas convencionais de construção, como também juntamente com sistemas de construção seca/limpa, como estruturas metálica, Drywall, Steel Frame, com finalidade de compreender suas características principais e necessárias para que possam ser aplicadas nas edificações com a maior eficiência e aproveitamento possíveis.

As lajes estudadas são: laje convencional e laje alveolar. Cada uma delas possuem suas características próprias de dimensões, cargas que podem suportar, materialidade, etc. Com base nisso, a pesquisa será realizada a partir de sua definição, composição e forma, sistemas de execução: vantagens e desvantagens, carga máxima de carregamento sobre a laje, vão livre máximo entre apoios, a escolha mais adequada para cada tipo de edificação e demais itens pertinentes para cara tipo de laje.

2 ANÁLISE COMPARATIVA

2.1 Laje Maciça Comum

É um tipo de laje, de seção homogênea, executadas in loco, no próprio canteiro de obras, com o auxílio de formas, que as moldam e escoramentos que as sustentam até que adquirem resistência própria. É fabricada com agregados miúdos e graúdos, com aditivos de cimento e água.  (Figura 01)

[pic 1]

Figura 01: Formas e escoramento da laje convencional.

Fonte: https://www.hometeka.com.br.

As lajes maciças de concreto, com espessuras que normalmente variam de 7 a 15 cm, são lajes construídas no local da obra a partir de formas e vergalhões metálicos (Figura 02). São as lajes mais comuns da construção civil no Brasil.

[pic 2]

Figura 02: Esquema da Laje Comum.

Fonte: https://www.hometeka.com.br.

A espessura econômica para lajes está associada ao tamanho dos vãos. Os vãos econômicos para lajes maciças de concreto armado ficam em torno de 4 a 7m, resultando áreas de 15 a 20 m². Os carregamentos geralmente são calculados com o auxílio da norma NBR 6120:1980, onde cada ambiente de uma edificação ou das diferentes edificações, como escolas, hospitais, etc, recebem um valor mínimo de carregamento.

A vantagem deste tipo de preenchimento é que torna-se mais resistente e menos suscetível a trincas e fissuras, já que o concreto seco vira um bloco único e contrai uniformemente (Figura 03).

[pic 3]

Figura 03: Laje Comum sendo executada.

                           Fonte: http://www.comunidadedaconstrucao.com.br

Já a laje Maciça, os especialistas alertam que o tratamento mais recomendável para ter um bom desempenho acústico seria a instalação de um piso flexível acompanhado de um contrapiso, pois nesse sistema convencional de laje maciça, sem este contrapiso, a acústica fica condicionada a espessura e dimensão do piso. Ou seja, para uma mesma espessura, quanto menor o pano de laje, menor o desempenho acústico.

O desempenho térmico varia com a espessura e características dos materiais, que por sua vez influenciam as trocas de calor. A laje Maciça em concreto armado, homogênea e densidade de massa aparentemente alta, se mostra uma boa condutora de calor.

2.2 Laje Alveolar

A laje alveolar, diferentemente da laje maciça, é uma laje pré-moldada, que acaba chegando pronta no canteiro de obras. Para sua fabricação são utilizados os agregados do concreto que também são utilizados na laje maciça, mas o diferencial neste caso são as cordoalhas de aço para protensão. As lajes são feitas sob encomenda, para atender as demandas e necessidades de cada projeto. Elas são produzidas a partir de uma peça única de concreto que depois é cortada nas dimensões especificadas. O concreto é moldado em uma pista de aço que lhe serve de base e para facilitar a desforma final e aplicado um óleo desmoldante. Na pista são distribuídas as cordoalhas de aço, que são esticadas com macacos de protensão. O concreto geralmente é produzido pela própria fábrica e é aplicado na pista com uma maquina extrusora que também é responsável por moldar os alvéolos da laje (Figura 04).

[pic 4]

Figura 04: Fabricação da Laje Alveolar.

Fonte: Grupo Sistrel

As lajes alveolares são painéis pré-moldados de concreto, em geral, protendido, que possuem seção transversal com altura constante e alvéolos em seu comprimento que responsáveis pela redução do peso da peça. É recomendada para obras que querem evitar escoramentos e desejam velocidade de obra, com custo competitivo. Atinge vãos de até 20m, e sobrecargas que variam de 100 Kgf/m2 até 5.000 Kgf/m2 (Figura 05).

[pic 5]

Figura 05: Esquema da Laje Alveolar.

Fonte: http://engenhariaconcreta.com.

O sistema de lajes alveolares tem inúmeras vantagens como, por exemplo, a dispensa de serviços de carpintaria, facilidade de estocagem, transporte e montagem, dispensa de escoramento, redução de serviços na obra, etc.

Apresenta excelente acabamento inferior, dispensando serviços adicionais para a maioria das aplicações e também de grande custo benefício (Figura 06).

[pic 6]

Figura 06: Laje Alveolar na construção.

Fonte: http://engenhariaconcreta.com

Lages Alveolares tem propriedades de bom isolamento acústico especialmente contra a transmissão de ruído aéreo, reduzindo o ruído do ambiente exterior e no fornecimento de separação de som entre os quartos abaixo e acima. Propriedades de isolamento do ruído de impacto são semelhantes tal como acontece com a laje Maciça e depende do revestimento do pavimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (335.5 Kb)   docx (207.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com