TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O artigo O professor e a tecnologia digital na sua prática educativa de C. Rörig e L. Backes

Resenha: O artigo O professor e a tecnologia digital na sua prática educativa de C. Rörig e L. Backes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2014  •  Resenha  •  2.513 Palavras (11 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 11

O artigo O professor e a tecnologia digital na sua prática educativa de C. Rörig e L. Backes (2007) trata sobre o papel do professor na construção do processo educativo para a eficácia do ensino aprendizagem. Há uma abordagem referente ao professor inserido no processo educativo, ao uso das tecnologias digitais e à relação entre o professor e as tecnologias.

Segundo as autoras a educação, como se observa no momento atual, está sofrendo inúmeras mudanças decorrentes da reorganização econômica mundial. Desta forma, paradigmas educacionais

estão se transformando e sendo reconstruídos numa nova visão, num novo ambiente cognitivo que está se estruturando. Porém é relevante mencionar que estas modificações nem sempre beneficiam a todos, porque estão vinculadas à postura de quem está estruturando a proposta educacional - instituições, professores, comunidade. Dentro desse novo panorama, importante, sem sombra de dúvida, é a questão da prática educativa, da postura do professor, do seu posicionamento frente à tecnologia digital em uso na educação.

Essas são questões que determinam a eficácia do processo de construção do conhecimento. Processo este em que a interação entre sujeito e objeto se constitui de forma dialética, assim sendo, o ensinante é também o aprendente. “A aprendizagem supõe pelo menos dois componentes interligados: o primeiro é o esforço reconstrutivo pessoal do aluno; o segundo é uma ambiência humana favorável, onde se destaca o papel maiêutico do professor”. (DEMO, P., p.167)

O aprendiz é quem irá desenvolver seu processo de aprendizagem, mas este não é somente individual, e sim, social, o que leva a reforçar a importância da figura do professor, como mediador, para que ocorra a aprendizagem. O professor, com o uso das novas tecnologias em sala de aula, pode se tornar um orientador do processo de aprendizagem, trabalhando de maneira equilibrada a orientação intelectual, a emocional e a gerencial. (MORAN, J. 2000).

Os professores, muitas vezes, procuram acompanhar as mudanças pedagógicas que vêm ocorrendo. Porém, não conseguem exercer o seu papel no processo educativo. É imprescindível a reconstrução desse papel de reprodutor para transformador.

A Universidade Federal do Rio Grande do

Sul-UFRGS através da professora L.C. Fagundes (2008), precursora do uso da informática em sala de aula no Brasil, e presidenta da Fundação Pensamento Digital, de Porto Alegre, tem alcançado resultados animadores com as experiências que desenvolve em comunidades carentes do estado. Elas mostram que crianças pobres, alunas de escolas públicas em que não se depositam muitas expectativas, têm o mesmo desempenho que as mais favorecidas quando integradas no ciberespaço. Segundo a especialista, o caminho mais curto e eficaz para introduzir nossas escolas no mundo conectado passa pela curiosidade, pelo intercâmbio de idéias e pela cooperação mútua entre todos os agentes envolvidos no processo.

Outro exemplo com o uso das tecnologias é a utilização do vídeo, na forma de DVDs ou na internet nas aulas de Educação Física. Com ele, é possível trabalhar as práticas corporais por meio da apreciação. "Há esportes que são impraticáveis na escola, como canoagem e paraglider, mas que podem ser estudados por causa das tecnologias", diz M. G. Neira (2009), professor de metodologia do ensino de Educação Física na Universidade de São Paulo (USP). Preparar uma atividade em vídeo sobre o judô, por exemplo, pode servir para explicar as regras que não ficam claras nas transmissões dos Jogos Olímpicos visto na TV.

Na disciplina de Artes câmeras digitais e celulares popularizaram a fotografia. Saber tratar e modificar imagens em softwares de edição é uma competência cada vez mais valorizada. E programas de desenhos no computador ampliam as formas de criação.

Com essa perspectiva em mente, a professora A. C. de O. S. Cattani (2009), da Escola Estadual Professor Edson Heráclyto Cerezer, em Bagé, a 384

quilômetros de Porto Alegre, começou a usar o Paint, programa de desenho que vem com o Windows, para expandir a produção de ateliê da 7ª série. "Tomei o cuidado de mostrar como artistas contemporâneos utilizam ferramentas similares, o que trouxe bons exemplos de como os alunos poderia aproveitar o computador para acrescentar intervenções às criações com lápis", conta ela. O diálogo entre o ateliê "real" e o computador, aliás, é essencial para fazer a produção da turma avançar. "O trabalho de fazer e refazer uma imagem desenvolve a objetividade na composição da obra, no uso do espaço e no domínio dos instrumentos artísticos, sejam eles tradicionais ou virtuais", defende P. N. Ferreira (2009), coordenador da área de Arte do Colégio I. L. Peretz, na capital paulista.

A informática também pode ajudar no trabalho com gêneros textuais. Na Escola da Vila, na capital paulista, a professora A. M. Fernandes (2009) propôs à turma do 4º ano a construção de um informativo sobre o ciclo da água, um conteúdo que já havia sido tratado nas aulas de Ciências. Depois de planejar o texto, decidir o destinatário, selecionar as informações e escrever, as crianças foram para o computador fazer títulos e quadros e escolher fontes e cores. Assim, tanto a forma como o conteúdo da produção se aproximaram ainda mais dos exemplos de jornais, aprofundando a caracterização do gênero estudado.

A tecnologia tem um papel fundamental como ferramenta articuladora e promotora na troca de experiências e na construção dos saberes mesmo quando são ministradas a distancia. Segundo M. E. Bianconcini (2008) doutora em Educação e coordenadora do programa de Gestão Escolar e Tecnologias, desenvolvido pela Pontifícia

Universidade Católica (PUC) de São Paulo, afirma que as escolas não exploram todo o potencial que a tecnologia oferece. "É nesse contexto que surge a importância da formação não só para o professor, mas também para os funcionários, para que a tecnologia não seja utilizada só em sala de aula, mas faça parte do coletivo."

As novas tecnologias conduzirão o ser humano a uma evolução mais rápida e ao conhecimento mais preciso, mas para que isso ocorra é necessário que o mesmo desenvolva habilidades para utilização das ferramentas por elas disponibilizada.

III - UTILIZAÇÃO DAS MIDIAS PELOS DOCENTES DA ESCOLA ESTADUAL MANOEL VITORINO

Esse trabalho reflete a relação entre o uso das mídias e outras tecnologias pelos docentes da Escola Estadual Manoel Vitorino sediada a Rua Waldemar Falcão no Bairro de Brotas na cidade do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com