TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE PRATICA CONTABILIDADA

Por:   •  12/6/2022  •  Dissertação  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

1. RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: (0,5)

a) O que é Capital Social e qual sua relação com o Patrimônio Líquido?

Capital Social é todo o recurso que a empresa tem vinda dos sócios, seja bens financeiros ou bens materiais. O Capital Social faz parte do Patrimônio Líquido, pois ele se torna uma obrigação da empresa com seus sócios. Sendo assim, uma obrigação a ser contabilizada no Balanço Patrimonial.

b) Explique sobre o Método das Partidas Dobradas.

O Método das Partidas Dobradas foi criado na Itália no Século VX, se tornou universalmente conhecido atraves da Obra do Frei Luca Pacioli. Tem como objetivo central que em qualquer operação realizada na empresa haverá um débito e um crédito de igual valor. Ou seja nesse método não existe devedor sem que haja um credor. O método possuem também algumas exigências, como:

Conta devedora sempre em primeiro lugar e a credora em segundo.

Conta devedora a coluna da esqueda e a credora da direita.

c) Diferencie Ativo de Passivo e cite exemplos de contas que pertencem a esses grupos.

O Ativo é o conjunto de bens e direitos controlado pela empresa, sãos os itens positivos do patrimônio que trazem beneficios, ou seja que proporcionam ganho para a empresa. A caracteristica mais importante de um Ativo é a capacidade de gerar caixa, pois no momento em que se inicia determinada atividade, espera-se que os recursos investidos sejam suficientes para garantir a lucratividade que os investidores teriam se investissem em outra atividade. Exemplo, uma máquina, o saldo caixa.

O Passivo significa as obrigações exigíveis da empresa, são as dividas que serão cobradas na data de seu vencimento. No mercado financeiros o passivo é conhecido como dívidas com terceiros, ou recursos de terceiro. No Passivo evidenciamos o endividamento da empresa, quando ele cresce sem controle pode levar a empresa a falência. Resumidamente podemos dizer que o passivo indica pode levar a empresa a falência. Exemplo, mercadorias, salários, impostos.

d) Diferencie o Balanço Patrimonial e o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício)? Qual a finalidade de cada um? Explique.

Entre o Balanço Patrimonial e o DRE primeiro, temos a diferença de período. Enquanto o DRE é apenas o período atual, o Balanço diz respeito a todo o histórico empresarial. As demonstrações também têm finalidades contábeis diferentes. O Demonstrativo de Resultado do Exercício serve para revelar o lucro líquido e o Balanço Patrimonial exibe a situação patrimonial e o patrimônio líquido resultante do resultado expressado na DRE. Para isso, seus resultados são gerados por contas contábeis diferentes. O DRE é formado pelas contas de resultado, como vendas e despesas, e o Balanço prioriza as contas patrimoniais, como contas futuras e bens. A diferença entre o Balanço Patrimonial e o DRE é que podem gerar resultados distintos. No mesmo ano pode haver lucro positivo no DRE e também lucro acumulado negativo no Balanço.

e) Qual a importância dos livros: Diário e Razão? E como se diferem?

No livro Diário é um livro obrigatório, nele devemos registrar toda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com