TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADES DE CONTABILIDADE

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Tem como principal função suprir de informação relevante os gestores, a fim de capacitá-los a alcançar os objetivos da organização com o uso eficiente de seus recursos. A contabilidade possibilita à empresa coletar, processar e relatar informação para uma variedade de decisões operacionais e administrativas. Por isso é fundamental que ela retrate exatamente o que ocorre na empresa e em tempo hábil, pois algumas vezes a contabilidade tem efeito exatamente oposto por fornecer informações incompletas, deixando de retratar frequentemente o desempenho das operações.
  2. Os usuários das informações geradas pela contabilidade podem ser internos (pessoas que fazem parte da empresa); ou externos.

         Usuários internos

Como usuários internos das informações contábeis, para fins de administração das entidades de modo geral, temos:

a) o titular da firma individual (atualmente, denominado “empresário”), os sócios e os acionistas da sociedade; e

b) os diretores, os gerentes e os administradores de todos os níveis.

Usuários externos

Os usuários externos concentram suas atenções, de forma geral, em aspectos mais genéricos expressos nas demonstrações contábeis.

Como usuários externos das informações produzidas pela contabilidade, podemos citar:

         a) bancos e fornecedores;

b) Governo (fiscalização);

         c) auditores externos; e

d) investidores do mercado de capital (no caso de sociedades anônimas de capital aberto).

4) Empréstimo: é um serviço pelo qual uma instituição financeira “empresta” dinheiro para      que o cliente utilize conforme desejar, sem uma finalidade específica. E, em troca, o cliente paga juros pelo serviço prestado.                                                                .
Financiamento: similar ao empréstimo com a diferença de que tem uma finalidade específica e necessita dos dados do bem ou do serviço financiado para servir de garantia para a instituição. Os mais usuais são os de imóveis e de veículos.

5)

a) 1995 – 135.735 (mil/dólar)

    1996 – 163.500,20 (mil/dólar)

   1997 – 106.261,30 (mil/dólar)

d) Usando-se qualquer moeda a variação percentual devia ser a mesma, uma vez que ela não é valor que indica moeda e sim um indicador da evolução ou retrocesso na receita de vendas.

6) A estrutura legal de um País, se classificada como common law (visão não legalística) ou code-law (visão legalística, ou Direito Romano) tem destacada influência nas diferenças internacionais.

Essa estrutura legal é capaz de influenciar a profissão contábil e o financial reporting.

Sistema legal classificado com common law é predominante em países como Grã-Bretanha, EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, onde não é necessário detalhar as regras a serem aplicadas. Presume-se que o que não é proibido é permitido. Nesses países, há clima propício para inovações e criatividade. Por outro lado, há possibilidade de maior “gerenciamento” de resultados ou flexibilidade (creative accounting)

Sistema legal classificado como code-law é predominante em  países como Alemanha, França e Japão e é requerido um elevado grau de detalhamento de regras a serem cumpridas. Isto não propicia maior flexibilidade na preparação e apresentação de demonstrações financeiras. Ênfase maior é atribuída à proteção de credores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com