TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Por:   •  29/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  31.154 Palavras (125 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 125

CONTABILIDADE

CAMPO DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Noções preliminares :

Conceito de contabilidade, Objetivos, Aplicação, Finalidades e usuários da contabilidade.  

     Dentre as diversas definições existentes, podemos citar que a contabilidade é uma ciência que mensura, registra e controla as variações do Patrimônio, tanto pessoa física quanto pessoa jurídica, e desenvolveu uma metodologia própria com a finalidade de:

  1. controlar o patrimônio das entidades
  2. apurar o resultado das entidades
  3. prestar informações às pessoas que tenham interesse na avaliação da situação patrimonial e do desempenho das entidades.

Objeto da contabilidade

O objeto da contabilidade é o Patrimônio da entidade, o qual a contabilidade estuda, analisa e controla, registrando e informando através das demonstrações contábeis todas as ocorrências encontradas.

Campo de aplicação

É aplicada nas entidades econômicas-administrativas, sejam de fins lucrativos ou não.

Finalidade da contabilidade

Assegurar o controle do patrimônio administrativo e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou não (sociais, culturais, beneficientes).

Técnicas que se utiliza para atingir suas finalidades

Escrituração – registro dos fatos

Demonstrações contábeis – demonstração expositiva dos fatos

Auditoria

Análise das demonstrações Financeiras

Usuários da contabilidade (Grupos de interesse na informação Contábil)

Os principais usuários da contabilidade são os Acionistas (se esta dando lucro ou prejuízo), as Instituições financeiras {avalia o patrimônio da entidade para conceder créditos (empréstimos)}, os Administradores da entidade (desenvolvimento e o resultado da empresa), o Governo( impostos, contribuições, etc.).

O Patrimônio empresarial

     São todos os bens de uma determinada empresa, sejam eles materiais, financeiros ou intelectuais (bens tangíveis e intangíveis), diferente do conceito de Patrimônio que veremos mais adiante.

ESTÁTICA PATRIMONIAL

FUNÇÃO ADMINISTRATIVA DA CONTABILIDADE

CONTROLAR O PATRIMÔNIO.

Conceito de Patrimônio

        PATRIMÔNIO é o conjunto de BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES de uma Pessoa Jurídica ou Física. Convém lembrar que PESSOA FÍSICA são as pessoas como eu, você, enfim, os seres humanos, e a PESSOA JURÍDICA são as Empresas, quer sejam elas Individuais, (prestação de serviços) Sociedades Comerciais, (compra e venda de mercadorias), Sociedades Industriais, (transformação) Empresas Públicas etc. as quais são formadas (criadas ou constituídas) por Pessoas Físicas ou outras Pessoas Jurídicas, que se unem para explorar um determinado ramo de negócio.

        

        BENS: Contabilmente, são todas as coisas que tenham expressão monetária e que pertençam à Empresa e que estejam sob sua posse Direta ou Indireta.  Direta: quando o Bem estiver em poder do proprietário; Indireta: quando o Bem for de sua propriedade, mas estiver em mãos de outra pessoa, através de contrato firmado, como por exemplo, uma casa alugada, porém com o domínio do legítimo proprietário.  

        Ainda contabilmente, os Bens podem ser de diversos tipos: BENS MÓVEIS (coisas materiais que podem ser mudadas de um lugar para outro, sem que suas características se alterem. Exemplos: geladeira, fogão, cadeira, mesa, etc.).

 

BENS IMÓVEIS (coisas materiais, que não podem mudar de lugar sem que seja alterada sua característica.

Exemplos: terreno, prédio, etc.); BENS TANGÍVEIS OU MATERIAIS (coisas que você pode pegar, por a mão); BENS INTANGÍVEIS (coisas que você sabe que existe, porém não pode pegar, não pode por a mão. Exemplo: marca de um produto.).

BENS NUMERÁRIOS  -        representados por dinheiro em Caixa ou em Bancos;

BENS DE VENDAS  -        representados por Mercadorias destinadas à Venda, que é a atividade objeto da Empresa Comercial;

BENS DURÁVEIS  -        representados por imobilizações que servem como instrumento de funcionamento da Empresa podendo ser Tangível (Móveis e Utensílios, Veículos, Edifícios, Instalações, Equipamentos, Máquinas, etc.)  ou  Intangíveis (Marcas e Patentes, Direitos Autorais, Ponto comercial etc.).

BENS DE RENDA  -        normalmente, Imóveis que não estão sendo usados pela Empresa para seu objetivo e é alugado para terceiros;  estaremos recebendo o valor do aluguel que é considerado uma RENDA.

        DIREITOS, o que vem a ser ?  Contabilmente podemos afirmar que Direito é tudo

o que a Empresa tiver a receber. Exemplificando: você vende a prazo uma mercadoria a uma pessoa, logo, você tem o DIREITO de receber o valor correspondente na época do vencimento da duplicata. Daí, dizermos e até afirmarmos, que essa pessoa é nossa DEVEDORA.

        E as Obrigações, o que são ?  Também, contabilmente, podemos afirmar que é justamente o oposto do direito, pois são todas as dívidas que a Empresa tiver que pagar a qualquer pessoa e/ou empresa. Exemplificando: você compra qualquer coisa, a prazo, de uma outra pessoa, logo, você tem a OBRIGAÇÃO de pagar o valor correspondente na época do vencimento da duplicata. Daí, dizermos e até afirmarmos, que essa pessoa é nossa CREDORA.                                                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (97.2 Kb)   pdf (672 Kb)   docx (120 Kb)  
Continuar por mais 124 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com