TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Regressão em Painel

Por:   •  4/9/2019  •  Resenha  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo resenhado foi publicado pela Revista de Administração de São Paulo, volume 47, nº 2, no ano de 2012, elaborado pelos seguintes autores, Suliani Rover; Eduardo Cardeal Tomazzia; Fernando Dal-Ri Murcia e José Alonso Borbatem e traz como título: Explicações para a divulgação voluntária ambiental no Brasil utilizando a análise de regressão em painel.

A finalidade central do artigo foi identificar os fatores que ocasionam a divulgação voluntária ambiental pelas empresas brasileiras potencialmente poluidoras. Para tanto, foram avaliadas as Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs) e os Relatórios de Sustentabilidade (RS) do período de 2005 a 2007 das empresas abertas com ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e pertencentes a setores de alto impacto ambiental. A partir da revisão de literatura, os autores apontaram que não há uma teoria predominante para explicar a evidenciação das empresas, sendo assim, eles destacam as mais utilizadas, pois elas se complementam, destacam-se: teoria positiva da contabilidade, da agência, da divulgação e teorias baseadas na economia política.

A pesquisa utilizou para coleta fontes secundária. A amostra do estudo consiste nas empresas de capital aberto com ações listadas na Bovespa, que publicaram DFPs ou RS no período de 2005 a 2007, pertencentes a setores potencialmente poluidores. Com o escopo de explicar a evidenciação ambiental divulgada pelas empresas investigadas, foram formuladas sete hipóteses testadas a partir de instrumentos de análise estatística. Essas hipóteses referem-se a fatores individuais das empresas, que englobam tamanho, rentabilidade, endividamento, empresa de auditoria, sustentabilidade, internacionalização e publicação do RS. Os resultados mostraram que, nos três anos analisados, as 57 empresas que compõem a amostra do estudo evidenciaram um total de 6.182 sentenças ambientais, 73% delas divulgadas nos RS e 27% nas DFPs.

A análise de regressão em painel demonstrou que as variáveis, tamanho da empresa, empresa de auditoria, sustentabilidade e publicação do RS são relevantes a um nível de significância de 5% para a explicação do disclosure voluntário de informações ambientais. Portanto, conforme aponta o estudo, o modelo de regressão em painel é muito utilizado na literatura econômica e atualmente vem se estendendo para as áreas de finanças e contabilidade, pois possui vantagens sobre os modelos de séries temporais e cross-section, entre elas, aponta maior controle sobre as heterogeneidades dos indivíduos, melhor inferência dos parâmetros estipulados e facilidade em desvendar relações dinâmicas entre as variáveis.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ROVER Suliani; TOMAZZIA, Eduardo Cardeal; MURCIA, Fernando Dal-Ri e BORBA, José Alonso. Explicações para a divulgação voluntária ambiental no Brasil utilizando a análise de regressão em painel. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rausp/v47n2/a05v47n2.pdf> R.Adm., São Paulo, v.47, n.2, p.217-230, abr./maio/jun. 2012. Acesso dia 28/05/2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com