TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Bônus

Por:   •  9/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal da Paraíba

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Departamento de Economia

Disciplina: Introdução à Economia

Prof. Shirley Mesquita

Atividade Bônus (1 ponto extra na avaliação presencial)

Aluna: Camila Esteves de Carvalho

  1. Qual a principal diferença entre micro e macroeconomia?

A economia estuda como as pessoas decidem usar poucos recursos para satisfazer vários desejos. A macroeconomia, olha para um todo, e a microeconomia é mais específica. A macroeconomia, lembra a visão panorâmica de uma floresta, focando nas características gerais da floresta conforme o tempo. A microeconomia, analisa minunciosamente todo o ecossistema dessa floresta, trocando essa visão de um todo, do funcionamento do conjunto, pela maior riqueza de detalhes. Temas da macroeconomia: inflação, desemprego, PIB, taxa de juros, contas públicas, preços e etc. Já a microeconomia, presta mais atenção em detalhes, como nas diferenças de salários entre homens e mulheres, nas decisões de produtores e consumidores, no funcionamento de cada setor na economia, entre outros.

  1. Explique para que serve o PIB?

O PIB é a medida em dinheiro de toda a produção de um país em um determinado período. Entram no cálculo do PIB, apenas produtos e serviços produzidos no período em questão. O PIB mede a atividade econômica dos países.

  1. Qual a diferença entre PIB real e nominal?

Se a produção de todos os itens for constante de um ano a outro, mas o preço de tudo tiver dobrado, o cálculo do PIB não retrataria a realidade, afinal o PIB teria dobrado sem alteração nenhuma no ritmo de produção. Esse cálculo a preços correntes, menos preciso, é chamado de PIB Nominal. Já o cálculo a preços constantes, é conhecido como PIB Real, ou seja, os preços não sofreram alteração conforme o tempo, ou seja, para o cálculo do PIB do ano atual, considera-se os preços do ano anterior como base. Toda a inflação do ano atual é desconsiderada.

  1. Qual a relação entre crescimento econômico e educação?

O crescimento econômico é tudo aquilo que o país produz, ou seja, o PIB. O crescimento econômico dependente exclusivamente de três fatores: progresso tecnológico, aumento da força de trabalho e acumulação do capital fixo. A relação é a seguinte, um trabalhador com acesso a uma quantidade maior de equipamentos e de maior qualidade, será mais produtivo. Além disso, um trabalhador que estudou e se preparou para exercer uma profissão, também será mais produtivo se comparado a outro que não obteve essa preparação.

  1. O que é inflação?

Inflação é o aumento generalizado dos preços. É quando sobe o nível de preços médios da economia.

  1. Explica como a inflação afeta a distribuição de renda de um país?

Os trabalhadores assalariados são os mais afetados de forma negativa com a inflação, visto que o aumento dos preços não altera (aumenta) os salários. Sendo assim, com inflação, o poder de compra diminui, ou seja, a renda acaba sendo transferida para os empresários capitalistas.

  1. Quais os tipos de inflação? Discuta.

Oferta e demanda. A inflação de oferta, também conhecida como inflação puxada por custos, acontece quando os preços das matérias primas básicas crescem. Esses reajustes impactam diretamente nos custos de quase todas as empresas e são repassadas para o consumidor. Se a economia vai bem, é capaz das indústrias não darem conta da demanda, com muita procura e poucos produtos no mercado. Com isso ocorre o aumento do preço. Essa expansão da demanda, pode acontecer por vários fatores, como por exemplo, o aumento dos salários, crédito nas instituições financeiras de forma facilitada ou impressões de moedas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com