TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria Contábil e de Sistemas

Por:   •  30/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

APA de Auditoria Contábil e de Sistemas

 

Imagine que você e mais 2 colegas são sócios(as) em uma empresa de auditoria e receberam convite de uma grande empresa S.A. para auditar um grupo específico de contas de suas demonstrações contábeis. A auditoria foi solicitada devido a obrigatoriedade presente na Lei das S.A. e alterações posteriores.

A empresa Cia CRC possui os processos integrados sistematicamente, dessa forma, a folha de pagamento é integrada à contabilidade mensalmente.

Na realização de seu trabalho, os auditores, fizeram algumas anotações em seus papéis de trabalho sobre a conta de folha de pagamento da empresa:

 - No mês de maio de 2020, o sistema não foi parametrizado para contabilizar uma nova verba de horas extras a pagar, de 80% de acréscimo. Nas demonstrações contábeis a folha de pagamento apresentava remuneração de R$ 10.000,00. 

Diante do exposto, qual teste deve ser aplicado para verificar se os saldos estão avaliados para mais ou para menos? Qual a conclusão do teste aplicado? E qual o objetivo em auditar a conta folha de pagamento?

RESPOSTA:

Os testes de superavalilação são comumente indicados para itens que compõem os ativos e as despesas (contas devedoras) e os de subavaliação recomendados às contas de passivos e receitas (contas credoras).

Conforme estudado na unidade 3, aula 5, slide 8 da referida unidade e item 2.4 da apostila, podem ocorrer inconsistências nos saldos do balanço patrimonial e na demonstração do resultado do exercício, onde os saldos podem estar avaliados para mais ou para menos, razão pela qual o auditor deve proceder com os testes de Superavaliação e Subavaliação.

Quanto ao teste de superavaliação, o auditor deve iniciar do valor encontrado na razão geral para o documento que dá suporte à transação, ou seja:

Razão -> registro final -> registro intermediário-> registro inicial -> documento

Quanto ao teste de subavaliação, o processo do teste inicial é do documento para a razão geral, ou seja, o fluxo é contrário ao processo da superavaliação.

Segue o fluxo que demonstra quando utilizar o teste de superavaliação ou subavaliação:

[pic 1]

Diante do exposto na questão, que informa que nas demonstrações contábeis, ou seja, no Razão Geral, existe a informação do saldo da folha de pagamentos, fazemos o caminho inverso até o documento que dá origem à contabilização, neste caso, a folha de pagamento. Assim sendo, o processo é de subavaliação.

 

Folha de Pagamento (Objetivo de sua auditoria)

O objetivo de auditar a filha de pagamento, é sua importância em conferir transparência sobre as transações que envolvem os funcionários da empresa. Também o auditor verifica quanto à conformidade com as legislações e obrigações trabalhistas. Um dos ciclos que está inserido no controle interno das empresas é o ciclo da folha de pagamento com a análise mensal da distribuição da folha e encargos, discussão com a gerência sobre variações ocorridas ou aspectos relevantes etc. (ATTIE, 2018). O objetivo da auditoria na folha de pagamento é verificar os registros que estão inseridos nesse grupo e os procedimentos utilizados são a análise de saldo das contas e conferência da análise dos saldos das contas com a razão geral da contabilidade (CREPALDI, 2016). Para Perez Jr (2012, p. 99), os testes na folha de pagamento objetivam “comprovar que há bons controles sobre a rotina de elaboração de folha de pagamentos e que estes são cumpridos pelos funcionários responsáveis”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (202.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com