TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria Operacional

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 6

 [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  1.   Avaliação a Distância

   

Disciplina: Auditoria Operacional

Curso:Ciências Contábeis

Professor: Araceli Farias de Oliveira

Nome do aluno: Deyvid Barboza Elias

Data: 23/03/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) As folhas de pagamento de Companhia de Construções Kelly são preparadas pelos apontadores, nos canteiros de obras, e então encaminhadas ao escritório central, para preparo dos cheques. Como os operários de construção não gostam de esperar pelo pagamento, o escritório central prepara as folhas o mais rápido possível. O malote, com as folhas e os respectivos numerários, é encaminhado para os apontadores que efetuam o pagamento para cerca de 1.500 homens, em 30 locais diferentes. O gerente geral da empresa acha que as folhas de pagamento têm aumentado, sem um correspondente aumento da quantidade de serviço feito, mas ele não tem tempo nem conhecimento técnico para descobrir exatamente o que está errado.

Embasado no estudo de caso responda as questões que seguem:

a) Mediante o conceito de auditoria operacional é possível você como auditor interno auxiliar esta empresa? (2,0 pontos)

        Sim, A auditoria operacional é uma atividade realizada sobre as operações da empresa.

        É realizada a partir da coleta de informações, passa por análise da produção, avaliação e controle .

        A auditoria operacional é uma atividade de caráter contínuo e permanente, que acompanha as atividades desenvolvidas na empresa, verificando se o que está sendo feito é o que foi planejado.

        Para isso é necessário compreender exames sobre as estruturas administrativas, sobre os métodos de controle na avaliação dos controles internos e dos meios de operação para auxiliar o gerenciamento e permitir uma adequada administração eficiente.

        Desse modo, a auditoria operacional buscará verificar por que as folhas de pagamento têm aumentado, sem um correspondente aumento da quantidade de serviço e analisará esse preparo da folha de pagamento, a fim de auxiliar a administração no controle dessa atividade e na melhora da gestão.

b) De acordo com os conceitos dos três Es: Economia, Eficiência e Eficácia, descreva uma solução de ação econômica, outra ação eficiente e uma outra de ação eficaz a ser tomada pela empresa em estudo. (3,0 pontos)

Eficiência: é a relação entre a obtenção de níveis máximos de produção com o mínimo de recursos possíveis, tendo em conta a quantidade e qualidade apropriada e os recursos utilizados para produzi-los ou atingi-los; menor custo, maior velocidade, melhor qualidade.

        No exemplo, nota-se que os recursos não estão sendo bem utilizados, pois as folhas de pagamento têm aumentado, sem um correspondente aumento da quantidade de serviço. Com isso, deve-se treinar e capacitar os operários, a fim de otimizar a utilização desses na prestação dos serviços. Depois desse treinamento e capacitação, a empresa poderá reduzir o número de operários, haja vista que eles prestarão o serviço de forma mais eficiente.

Também é necessário verificar se as folhas e os respectivos numerários correspondem exatamente aos 1.500 homens, pois pode estar ocorrendo uma fraude ou má gerência dos recursos humanos. Com isso, é necessário analisar se esse preparo da folha de pagamento está de acordo com a normas e políticas da entidade.

Economicidade: é a utilização ótima dos recursos humanos, materiais e financeiros, considerando a relação custo/benefício. É a parte da gerência das virtudes de poupança e da boa economia doméstica.

Observa-se que o gerente geral da empresa acha que as folhas de pagamento têm aumentado, sem um correspondente aumento da quantidade de serviço feito, ou seja, o custo tem sido maior que o benefício. Nesse caso é necessário adequar essa relação. O treinamento ajudará também no ajuste dessa relação, mas é importante analisar a quantidade necessária de operários para uma excelente prestação de serviço. Logo, a empresa deverá utilizar somente a quantidade de operários necessários, a fim de reduzir o custo e equilibrar essa relação custo-benefício, haja vista que se verifica que os custos ultrapassam os benefícios.

Eficácia: são os resultados obtidos que estão de acordo com os objetivos propostos pela empresa ou organização, conforme as políticas estabelecidas, as metas operativas e outros resultados e efeitos previstos.

Ao tornar a prestação de serviço mais eficiente e mais econômica, a empresa conseguirá melhorar os seus resultados obtidos. Além de maximizá-los. Também é necessário realizar um controle mais rígido sobre essas atividades, afim de melhorar o sistema de controle interno, que ajudará a gerenciar os recursos ou prevenir e reprimir fraudes.Desse modo, o resultado será alcançado.

2) Você foi contratado como auditor operacional para executar a auditoria no setor da área financeira.

Durante a execução dos exames de auditoria, você solicitou os relatórios de contas a pagar e a receber da empresa. O responsável pelo departamento informou que os controles eram efetuados em um sistema instalado no computador do departamento, e imprimiu um relatório para que você analisasse. Ao analisar o relatório, observou que a empresa possuía muitas contas a receber em aberto, e que estas contas estavam vencidas há mais de 60 dias. Você questionou o responsável pelo controle de contas a receber, e este informou, que fazia aproximadamente 30 dias que ele não conseguia atualizar as baixas no sistema, pois estava sobrecarregado de serviço. O outro relatório fornecido foi o de contas a pagar. Analisando o relatório, você observou que ele não tinha muitas contas em aberto, mas três fornecedores lhe chamaram a atenção, pois estavam atrasados há mais de 120 dias. Circularizando (enviando cartas) os fornecedores, você pode verificar que dois deles já estavam quitados. Apenas um deles estava realmente atrasado, mas o responsável não soube explicar o motivo exato do atraso, apenas informou que deveria ter sido esquecimento. Além dos pontos observados, ao analisar a documentação do departamento, foi observado que a maioria dos documentos que deveriam ser pagos pela empresa, estavam acompanhados de cópias de cheques. Porém foi notado que havia várias cópias que estavam sem o efetivo documento que justificasse a emissão do cheque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (264.5 Kb)   docx (77.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com