TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Batalha de Gigantes da Tecnologia Amazon, Apple, Facebook e Google

Por:   •  8/9/2020  •  Resenha  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 7

Resenha Crítica de Caso

Haroldo Rocha da Silveira

Trabalho da disciplina Consultoria

Tutor: Prof. ANDREA QUINTELLA BEZERRA

Brasília

2020

Batalha de Gigantes da Tecnologia Amazon, Apple, Facebook e Google

Referência:

DEIGHTON, John KORNFELD, Leonora. Havard. Amazon, Apple, Facebook e Google, 12 de 2013

INTRODUÇÃO

Esta resenha tem como objetivo, explorar um pouco do caminho e da luta feita pelas quatro gigantes da tecnologia Amazon, Apple, Facebook e Google, pelo domínio da Gestão do Marketing online no que se refere a um alcance global.

Veremos que apesar de todas elas surgindo da mesma onda com a evolução da internet, cada uma buscou sua posição naquilo que mais entendia, que podia oferecer de melhor, mesmo que em certos momentos havia conflitos e disputas entre elas nada impediu que se tornassem o que são hoje.

DESENVOLVIMENTO

Definitivamente entre todas as evoluções que aconteceram na humanidade, nenhuma teve um processo tão explosivo com a era da internet e poucos tinha a visão do poder desta ferramenta que surgiu inicialmente como uma estratégia de guerra, alguns anos à frente já em uma segunda etapa, usada limitadamente para faculdades e laboratórios.

Até que em 1995 ela se desponta para o mundo, e daquele momento para frente não para e se adequa perfeitamente as necessidades da globalização.

Na história da humanidade, o comercio sempre existiu de uma forma ou de outra e naquele momento com esta grande novidade, quem visse a internet como uma poderosa ferramenta, sairia em vantagem. Várias empresas embarcaram rapidamente nesta onda evolutiva, denominada como Marketing Online, mas poucas conseguiram aplicar estratégias eficazes que destacassem em meio a tanta novidade e ter uma evidência mundial, entender qual estratégia tomar e assegurar sua colocação entre os primeiros era o novo desafio das novas empresas que surgiam desta onda.

Entre elas, é destacado no artigo a Amazon, a Apple, o Facebook e o Google, a influência destas empresas, atualmente em nossas vidas é evidentemente clara, concordo e deixo a pergunto, quem hoje pode dizer que ao utilizar os serviços que abrangem vendas online, redes sociais, propaganda online e dispositivo de interface não tenha utiliza pelo menos uma delas? Particularmente posso expor que uso todas em meu cotidiano.

Não posso afirmar que serão para sempre as gigantes, pois neste período tão curto de evolução do Marketing online, muitas se apontaram e ficaram no caminho ou foram engolidas pelas que atuavam em sua estratégia com uma melhor eficácia.

Hoje temos estas gigantes atuando e não dando liberdade para que outras entre na briga, lideram e sempre pensam em como se manterem na frente. Quem poderia enfrentar?

Esta claro para todos, consumidores desses serviço, migram de um fornecedor para outro quando este apresenta uma novidade que facilite, que de vantagem, uma melhor apresentação, melhor divulgação, mas não é só isso, é preciso ganhar a confiança, acertar os pontos certos da necessidade das pessoas.

Quem passou por todo o período destas mudanças, presenciou o aparecimento de empresas mas que, talvez devido a uma má gestão de suas estratégias ou a ausência das mesma acabou perdendo campo e sumindo perdendo a luta por aquelas que sobressaiam melhor, como exemplo posso citar o caso do Orkut, lançado pelo Google em 2004, perdeu espaço exatamente para o Facebook e acabou por encerrar as suas atividades em 2014.

No mundo digital as medidas de aceite que afirmam quem está melhor no ranking, são baseadas na quantidade de usuários e no tempo que estes ficam em seu uso. Orkut inicialmente possuía 3 vezes mais usuários que o Facebook, mas com o passar do tempo a migração era evidente e o tempo que os usuários ficavam no Facebook chegou a 92,8% liderando as redes sociais e decretando o fim do Orkut

Fica o recado, é muito importante inovar sempre e manter-se em contato com as gerações, padrões de uso e temas sensíveis à comunidade.

Quando falamos em Mercado de Propaganda de mídia, tirando como base um dos maiores mercados de marketing, o EUA, percebe-se que, inicialmente, mais precisamente até 2012 o Marketing tinha como foco principal, a divulgação a difusão mais voltada para o formato Offline que Online, isso com relação ao seus investimento seus gastos que, eram proporcionalmente menores ao que era explicitamente apresentado quando comparado ao tempo de mídia utilizado pelos internautas.

Amazon teve sem dúvidas uma visão inovadora em minha opinião, pois início em 1995 o que seria chamado de livraria online, além disso disponibiliza venda de produtos mas acredito que a grande sacada que deu início ao que a AMAZON é hoje aconteceu em 2002 com a criação da maior plataforma de nuvem mais adotada e mais abrangente do mundo, oferecendo mais de 175 serviços completos, milhões de clientes, incluindo as startups de crescimento mais rápido, grandes empresas e os maiores órgãos governamentais, estão usando a AWS para reduzirem seus custos, ficarem mais ágeis e inovarem mais rapidamente.

De qualquer forma a AMAZON que vemos hoje teve seu suporte na AWS, mas o que fez dela a grande foram as vendas online identificada como gigante já em 2013.

A Apple tinha uma grande vantagem, a empresa já era pioneira no ramo da tecnologia, cresceu junto com a internet que puxava a demanda por uma interface descomplicada e atraente com isso viu seu momento.

De uma avaliação de US$ 8 bilhões em 2004 para em 2013 chegar a incrível capitalização de US$ 600 bilhões não é para qualquer empresa, apenas 9 anos se tornando e fixando como uma das maiores empresas de capital aberto dos EUA.

72% dos dispositivos tinha como sistema operacional o Andróid que, pertencia a Google, em uma visão como esta, a percepção que poderíamos ter, é que, a Apple não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com