TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO HARVARD - AMAZON, APPLE, FACEBOOK E GOOGLE

Por:   •  3/4/2018  •  Resenha  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  3.785 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM LIDERANÇA E COACHING

Fichamento de Estudo de Caso

Luiz Fernando Lourenço

Trabalho da disciplina Consultoria

Tutor Professor Jonas da Silva Abreu

Campinas/SP

2018

Estudo de Caso:        

Consultoria

Amazon, Apple, Facebook e Google

Referência: John Deighton e Leora Kornfeld, Harvard | Bussiness | School, 514-P07, December 12, 2013.

Criada como sistema de alerta contra bomba nuclear, a internet finalmente se expandiu e se tornou um sistema global. Resultando numa explosão de inovação.

Os autores detalharão como quatro grandes empresas passaram a dominar o marketing digital.

A era moderna começa: a Amazon se torna Lucrativa

Iniciou como livraria online, revertendo 6 anos de perdas apenas em 2011. Em 2013, 59% do lucro seriam de mercadoria em geral

O Web Services colocou à disposição conjunto de serviços de computação em nuvem para atingir seu mercado online, contribuindo para a visibilidade nas vendas.

Tornou-se gigante no mundo de vendas de varejo online e ainda não havia penetrado profundamente no varejo.

Marketing e propaganda em nome dos seus fornecedores, por muito tempo, foram os principais elementos de negócios da Amazon.

Então veio o Google

No início, oferecia apenas pesquisa.

Começou a impulsionar seu fluxo de buscas com um maior número de dados, consequentemente a vender anúncios de textos baseados em palavras-chaves pesquisadas pelos consumidores, chamado de AdWords.

O AdSense permitiu oferecer propaganda não apenas nas páginas de resultados de buscas e sites parceiros, mas em qualquer página importante da internet. A criação do Gmail como um serviço gratuito de e-mail, possibilitou combinar onde dispor anúncios.

Quando comprado, o Youtube era apenas uma página de armazenamento e distribuição de vídeo.

O DoubleClick foi adquirido para melhorar a eficiência da exposição de propaganda.

Comprou a Motorola Mobility para lhe permitir a construção de telefones como prova do conceito para o Android.

Lançou ainda, o Google Play serviço online de armazenamento de música e compra similar ao iTunes, o Google Wallet que permite usar o smartphone como um sistema de pagamento e o Google+ rede social integrada com suas ofertas de pesquisa, foto e vídeo.

Apple entra na economia da internet

De 2004 a 2013 com crescimento exponencial no seu valor de mercado, tornou-se a empresa mais valiosa de capital aberto dos EUA.

Embora em 2002 o Android do Google fosse o sistema operacional mais utilizado em dispositivos móveis, a Apple vencia com o iOS, sistema operacional móvel utilizada pela maioria das pessoas nos EUA para acessar internet.

Outras batalhas por controle, no e-commerce era travada entre a plataforma Kindle, da Amazon, com iTunes e iPad e por pesquisa contra o Google, pela Siri ferramenta de voz.

De todos os apps baixados, distribuídos pela Apple e Google desde a segunda metade de 2008, 60% vinham da Apple. Liderança absoluta.

O Facebook transforma a experiência de internet

Cerca de 153 milhões de pessoas o visitavam pelo menos uma vez por mês, somando quase três quartos de todos os usuários online.

Somando o tempo gasto no Facebook com outras redes sociais e blog, chegávamos a 25% do tempo online, número bastante representativo.

Apesar de dominar o tempo online, não conseguia atrair anunciantes comparado ao Google. Não apresentava uma presença online significativa dentro do mercado de busca paga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com