TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Amazon, Apple, Facebook e Google

Por:   •  20/3/2017  •  Dissertação  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  5.304 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE OPERAÇÕES, PRODUÇÃO E SERVIÇOS

Fichamento de Estudo de Caso

EMERSON CLAUDIO DE SOUZA

CONSULTORIA

                                          Prof. JONAS DA SILVA ABREU

Rio de janeiro

2017

Estudo de Caso:

Amazon, Apple, Facebook e Google

Gigantes da Internet

REFERÊNCIA: John Deighton e Leora Kornfeld, 514-P07, 12 de Dezembro de 2013, HARVARD BUSINESS SCHOOL.

A INTERNET

A internet não foi criada para ser uma ferramenta de marketing, muito pelo contrário, empresas comerciais eram proibidas de utiliza-la, depois se expandiu e se tornou global, mas ainda restrita a universidades e laboratórios de pesquisa, em 1995 teve uma explosão de inovações se tornou mais popular, mas com bolha da internet em 1997 a 2000 elevou o otimismo sobre seu potencial e finalmente em 2013, ela já integrava as práticas de marketing. A propaganda online, geração de leads (é a estratégia utilizada para alavancar potenciais clientes), transações, compartilhamento de informações e persuasão.

        Quatro empresas capitalizavam quase US$ 1 trilhão e administravam quatro setores do marketing na internet:

  • Propaganda Online dominada pelo Google;
  • Venda de varejo online pela Amazon;
  • Redes sociais pelo Facebook;
  • Padrão para dispositivos de interface era dominada pelo Apple.

        

Google e Facebook competiam pelo domínio da propaganda online, O Itunes da Apple e Google Play desafiavam a Amazon na venda de conteúdo digital e Apple e Google brigavam pelo mercado de smartphones, mas qualquer uma delas podia se estabelecer como líder dominando de todo o marketing online.

A AMAZON

O uso comercial da internet pode ter seu início com o lançamento do navegador Netscape ou dos portais AOL ou Yahoo, mas o cenário moderno começa quando a Amazon começa suas operações em 1995 através de uma livraria online e já em 2001 registrou um lucro de U$ 5 milhões, depois de 6 anos de perdas, já nos primeiros meses de 2013, sua receita já era de U$ 57 Bilhões, sendo que desta receita 37% vinha da venda de livros e cerca de 59% de mercadorias em geral.

Em 2002 a Amazon lançou um conjunto de serviços de computação em nuvem e passou a hospedar como por exemplo DropBox, Reddit e New York Times, fornecendo flexibilidade e cobrando apenas pelos serviços utilizados e com isso poderia atender empresas de pequeno a grande porte.

Em 2013, a Amazon era a gigante do mundo de vendas de varejo online e compunha um quinto da soma dos 100 maiores vendedores online dos Estados Unidos.

Marketing e propaganda em nome dos seus fornecedores, foram por muito tempo, elementos do modelo de negócio da Amazon: uma ferramenta colaborativa de filtro, por exemplo, diria ais clientes "clientes que compraram X também compraram Y", mas em 2011, lançou uma ferramenta que se um visitante mostrasse interesse em um produto e não comprasse teria seu navegador marcado com o cookie rastreador que mais tarde, estando navegando em outro local o item era mostrado com uma oportunidade de compra-lo e além de todas estas tecnologia haviam rumores que a Amazon entraria no mercado de smartphones em 2014.

O GOOGLE

Antes de 1998, os usuários acessam a internet através de portais como AOL, Yahoo ou pelo MSN, da Microsoft e estes portais ganhavam receita ao expor anúncios e classificavam o conteúdo por apenas serviços usados para atrair tráfego e a permanência não era considerado. Quando o Google foi lançado em 1998, oferecia apenas pesquisa e com isso não gerava receita, porém a página do Google era um artificio para mostrar o poder do algoritmo de pesquisa. Em junho de 2000, o Yahoo escolheu o Google como seu mecanismo de pesquisa, como isso novos dados foram fornecidos para "treinar" o algoritmo, levando o Google a encontrar uma forma de lucrar diretamente como aumento do tráfego de pesquisa, e não da forma indireta como era praticado.

Em 2000, o Google começou a vender propaganda através de palavras chaves especificas, este serviço era chamado de AdWords e determinou o preço com uma função do número de pessoas que clicavam na caixa de texto, em 2003, a empresa incluiu o AdSense que oferecia propaganda não somente em suas páginas ou em parceiros, mas em qualquer lugar que navegasse na internet, lanço também o GMail, seu serviço de e-mail gratuito, em 2006, fez a aquisição do Youtube, página que armazena e distribui vídeos, e em 2007, faz uma aquisição ainda mais alta comprando a DoubleClick por cerca de U$ 3,1 bilhão, realizou outras aquisições como o ITA (software de busca de assentos aéreos) e o AdMob (Servidor para anúncios de dispositivos móveis).

Em 2007, lançou o sistema operacional Android que não tinha receita por se tratar de um software livre, mas em 2011, faz sua maior aquisição pagando U$ 12.5 bilhão pela Motorola Mobility, essa aquisição permitiu construir telefones como prova de conceito para o Android. O Google lançou em 2011 o Google Play, serviço online de armazenamento de músicas, Em 2012, depois de muitas inovação o Google ainda tinha sua maior parte de receita em pesquisas.

A APPLE

A Apple foi fundada em 1976, em 2013 cresceu de U$ 75 bilhões para U$ 600 bilhões, nesta época se tornou a empresa de capital aberto mais valiosa dos Estados Unidos. O iTunes e o iPod foram lançados em 2001, mas não alavancaram a receita da Apple e em 2007 foi lançado o IPhone e o IPad em 2010 e em 2012 a receita dependiam muito da vendas do IPhone e IPad.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com