TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARTEIRA ENCONTRADA COM DINHEIRO E DOCUMENTOS

Por:   •  11/9/2022  •  Resenha  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS

PROFISSÃO CONTÁBIL E CONTEMPORANEIDADE

 Professor: Fernando Cafruni André

Curso: Ciências Contábeis

TRABALHO SEMESTRAL

 2021/1

 

ANÁLISES DE CASOS 1 – A carteira encontrada com dinheiro e documentos

COMPONENTES DO GRUPO

Nº de Componentes

Nº Cartão UFRGS

Nomes

Assinaturas

1

315602

Ana Carolina Correia Soares

2

288720

Guilherme Borges Steigleder

3

231343

Leízer Santiago Cafarate Larroza

4

230950

Mauro Figueiredo Maia Júnior

5

308047

Tiago Moreira Silva

PROFISSÃO CONTÁBIL E CONTEMPORANEIDADE

ANÁLISE DE CASOS 1 – A carteira encontrada com dinheiro e documentos

  A análise do caso proposto, nos faz refletir bastante a respeito dos conceitos de Ética e Moral.

  Mas o que são Ética e Moral?

Conforme consta no livro-texto, base para a disciplina de Profissão Contábil e Contemporaneidade: “A ética, como expressão única do pensamento correto, conduz à ideia da forma ideal universal do comportamento humano. Ou seja, a ética opera no plano da reflexão, tendo um caráter mais abstrato.Ainda, “A moral pode ser conceituada como o conjunto das normas que, em determinado meio, obtém a aprovação para o comportamento dos homens. Mais especificamente, conjuntos de regras de comportamento, códigos de conduta, que coletividades adotam”.

  Isso nos faz ver que a atitude do personagem Zeca Olho Vivo de pegar um objeto que não é seu e pegar para si dinheiro que não lhe pertence é totalmente reprovável, pois foge completamente aos padrões do que é considerado como sendo uma conduta ética (correta) em nossa sociedade.

  Mas afinal, qual deveria ter sido a conduta de Zeca Olho Vivo diante da situação desesperadora em que se encontrava?

  Mesmo diante de um problema difícil, a sociedade espera de cada um de nós condutas corretas (éticas), não importando os nossos problemas particulares, ou seja, não é porque estamos devendo ao banco, por exemplo, que isso nos dá o direito de tomar para nós, dinheiro que não nos pertence. Com isso, diante do cenário (carteira perdida com dinheiro) que se apresentou ao Zeca Olho Vivo, o mais correto a ser feito naquele momento, seria ele ter procurado identificar o dono e restituir-lhe seu pertence intácto, mesmo estando passando por uma situação financeira bem delicada, isso porque a saída para um problema, nunca pode ser através de outro problema.

  Olhando agora pelo prisma dos personagens João Riquinho e Demais Colegas de Trabalho: não é porque João Riquinho ocupa um cargo superior e possuí uma situação financeira melhor do que a de Zeca Olho Vivo, que o torna responsável pela vida de seu colega e, por consequência, responsável por seus problemas pessoais e isso vale também para os Demais Colegas, no entanto, caso Zeca Olho Vivo tenha demonstrado em algum momento, indícios de que estava enfrentando alguma situação difícil, seja na área financeira, na área profissional ou até mesmo na área pessoal, a conduta mais correta a ser tomada por quem quer que seja, seria a de oferecer algum tipo de ajuda, a que for mais viável de ser ofertada, por exemplo, poderiam propor alguma ação, onde cada um doasse uma certa quantia simbólica de dinheiro e que não lhes fizessem falta. Assim, Zeca Olho Vivo conseguiria uma sobrevida com suas dívidas e talvez não recorresse a atitudes antiéticas e imorais para se livrar de uma situação construída por ele mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com