TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE

Por:   •  20/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

CONCEITOS

VÁRZEA GRANDE – MT

2014


WILMA DONATA

CONCEITOS

Trabalho apresentado a Disciplina Contabilidade Gerencial do UNIVAG – Centro Universitário para o Curso de Administração, sob orientação do Prof. Miguel Stockle Arantes.

VÁRZEA GRANDE – MT

2013


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. DESENVOLVIMENTO        5

2.1. O que é Contabilidade        5

2.2. O papel do Contador        6

2.3. O papel do Administrador        7

2.4. A importância das informações gerenciais na estratégia da empresa        7

2.5. A importância do controle da gestão        8

2.6. A importância da contabilidade gerencial        8

REFERÊNCIAS        10


1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar conceitos sobre a contabilidade, o papel do contador, do administrador de empresas, a importância das informações gerenciais na estratégia da empresa, do controle da gestão contábil, bem como da contabilidade gerencial.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. O que é Contabilidade

Para Hendriksen (1977, p. 100 apud Padoveze, 2012, p. 95), a contabilidade “é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam utilizar-se dos relatórios externos”.

Assim sendo, o objetivo do controle patrimonial modifica-se facilmente num objetivo de comunicação de informação econômica, tanto para usuários internos e externos.

Ferrari (2008, p. 1) citando o pronunciamento do IBRACOM[1] aprovado pela CVM[2] através da deliberação 29/1986, onde diz que: “Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização”.

Para Monteiro (2013, p. 23) a definição da palavra Contabilidade tem modificado no tempo e no espaço, sendo que alguns a consideram como um sinônimo de escrituração, outros como uma ciência de natureza econômica, sendo difícil de estabelecer uma noção clara e ao mesmo tempo completa que abranja o campo de estudo da Contabilidade.

De acordo Chagas, (2005 p. 14): “Contabilidade é uma combinação de Ciência, Técnica e Arte que estuda, controla e interpreta os fenômenos verificados no patrimônio das entidades”.

“A contabilidade é uma profissão regulamentada, ou seja, possui um órgão responsável pela emissão de normas e pelo controle e fiscalização do exercício profissional, sendo esse órgão é o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que possui uma representação em cada estado, formando os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs)”. (COSTA, 2010, p. 13)

2.2. O papel do Contador

Para Delaméa (2001, p. 73), o profissional da contabilidade aplicada deve absorver a plenitude de suas funções na organização, em vez de colocar-se numa posição de inferioridade ou de “vítima do sistema”; ele deve empreender esforços pela transformação de sua situação na organização, e na sociedade, exigindo de si mesmo qualidade pessoal e profissional, dinamismo com competência e ética, quer dizer, deve ter autoridade moral para se fazer respeitar na organização e na sociedade.

Para Bangs Jr. (1999, p. 195), o papel do contador é ajudá-lo a obter as informações de que você necessita, quando a necessita e numa forma que lhe permita tomar melhor decisões. Isto não significa que o papel do seu contado em minimizar as suas obrigaçoes fiscais sejam sem importância. O seus principal trabalho é gerar um lucro, e assim você precisa pagar impostos e deveria dirigir o seu negócio de acordo. As considerações sobre impostos afetam a rentabilidade, mas são secundárias em relação ao objetivo principal.

Segundo Valentin (2010, p. 187), atualmente, o mercado exige que o prossional contabilista desempenhe um papel difente daquee exercício nos últimos anos. Os desafios de negócios atausi são globais e estratégicos, e os pressupostos que eram considerados válidos no passado devem ser substituídos, ou seja, o processo de decisão não pode ser com base apenas na experiência, mas necessita tmbém de informaçoes com qualidade.

Na opnião deste autor a permanência ou crescimento da empresa no mercado pode depender dos usuários de suas informações, que hoje, de forma ativia e diversificada, imprimem várias exigências ao comportamento empresarial. É necessário ao gestor da informação contábil elaborar informação contábil que tenha como objetivo provocar ação, cunhando-a como informação estratégica.

O exercício profissional do contabilista, nesse ambiente nem constante mudança, precisa evoluir acompanhando os fatos socioeconômicos, a constante evolução da tecnologia da informação e a diversificação das necessidades informacionais para poder cumprir uma das responsabilidade qe é o seu papel de comunicação da informação contábil. (VALENTIN, 2010, p. 187)

2.3. O papel do Administrador

Chiavenato (2007, p. 68), diz que: “o papel do administrador é extremamente multivariado e contingencial”.

Para este autor se o administrador atuar como um supervisor de primeira linha situado no nível operacional da empresa necessita lidar com as rotinas, normas e procedimentos responsáveis por regular a atividade dos seus subordinados que realizam tarefas ou então lidam com as tecnologias utilizadas pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (223.9 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com