TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE

Por:   •  18/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2

 A CONTABILIDADE

A contabilidade pode fornecer uma série de informações para verificar a evolução da empresa, ajudara nas tomadas de decisões e na preservação da saúde financeira, tem a responsabilidade de apresentar aos gestores os valores de seus custos, receitas, despesas, lucros, ativos e passivos.

A contabilidade também pode ser responsável pelo fluxo de caixa, controle financeiro e econômico, situação do estoque, demonstração dos resultados de exercício, analise de lucros e prejuízos, facilitar a relação da empresa com bancos e fornecedores e demonstração de balanço patrimonial.

Para organizar o sistema pode-se: mapear todos os processos, melhorar a comunicação interna, incentivar o compartilhamento de informações, organizar as tarefas, fazer fluxograma, usar um sistema de gestão eficiente, identificar e eliminar obstáculos.

fatos contabeis

Fatos contábeis é qualquer acontecimento que venha a alterar o patrimônio de uma entidade que pode vir ou não alterar o patrimônio líquido. Os três principais fatos contábeis são:

Permutativos (qualitativos ou compensativos) não alteram a patrimônio líquido, são trocas entre elementos e pode ser ativo ou passivo.

Modificativos (quantitativos): são o que provocam alteração no valor dopatrimônio, podendo ser aumentativo ou diminutivo. Sendo trocas entre elementos podendo ser ativo ou passível.

Misto ( qualitativo, quantitativo): são os que combinam fatos permutativos com fatos modificativos, que modificam o saldo do ativo ou do passivo e a situação liquida.

BALANÇO PATRIMONIAL

O balanço patrimonial visa verificar as alterações no patrimônio da empresa de uma maneira clara e precisa, em base nos seus ativos e passivos, ou seja, seus bens, dividas e lucros.

Existem os ativos imobilizados e os ativos intangíveis esses itens não possuem facilidade de movimentação financeira, que não podem ser convertidos em dinheiro de forma imediata ou seja possuem menor liquidez. Os ativos imobilizados são os itens físicos como moveis, utensílios, maquinas, equipamentos, prédios e carros, já os ativos intangíveis trata-se de um desmembramento dos ativos imobilizados, são os bens que a empresa possui, mas não existe fisicamente por exemplo: marca, direitos autorais, software, patente, desenhos, licença, ou seja, possuem valor econômico, mas não tem existência física.  

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com