TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE AMBIENTAL MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Por:   •  16/4/2018  •  Artigo  •  3.815 Palavras (16 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 16

CONTABILIDADE AMBIENTAL MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ENVIRONMENTAL ACCOUNTING MECHANISM FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT

¹Cleidson Gomes dos Santos
Keu_f10@hotmail.com
Centro Universitário Jorge Amado

²Iago Adriano de Araujo Pinho Quirino
Iagoaadriano@hotmail.com
Centro Universitário Jorge Amado

Marcus Peralva
msantos03101987@unijorge.edu.br 
Prof. do Centro Universitário Jorge Amado

³Luiz Fernando Rosa Araújo da Silva
nando_ras@hotmail.com
Centro Universitário Jorge Amado

Silvestre Santos da Silva Costa
silvestre-costa@hotmail.com
Centro Universitário Jorge Amado

RESUMO

Este estudo iniciou com o intuito de executar um parecer sobre Contabilidade ambiental e o mecanismo para o desenvolvimento sustentável, que grandes organizações globais vem adotando este método diante do meio ambiente, com foco em exercer a atividade econômica seja ela de criação, produção ou serviço, sem degradar a natureza. Este controle é feito por Gestões Ambientais dentro das empresas, que disponibilizam investimentos financeiros para desenvolvimento deste projeto que tem como embasamento na legislação a normas da ISO. Mediante aos fatos, uma ferramenta efetiva e indispensável nesse processo é a contabilidade que busca utilizar e relatar estes recursos em suas demonstrações de maneira sucinta. Com o amadurecimento das aziendas que baseia na observação e teorização da realidade, sabemos que atividades poluidoras são degradantes e grandes vilões do ambiente natural tendo perdas irreparáveis. Fundamentou não só a Contabilidade, mas, várias outras áreas, alicerçando a contabilidade ambiental de todos os ramos econômicos.

Palavras-chave: desenvolvimento sustentável, gestões ambientais, contabilidade ambiental, ferramenta.

ABSTRACT

This study began with the intention of executing an opinion on Environmental Accounting, its mechanism for sustainable development, that large global companies are adopting this method, according to the activity in question. , Without degrading a nature. This control is made by Environmental Management within the companies, which provide financial investments for the development of the project that is based on legislation to ISO standards. Through facts, an effective and indispensable tool in the accounting process you are looking for, use these resources in your statements succinctly. With the maturation of the sugar mills that base on the observation and theorization of reality, where we know that polluting activities are degrading and great villains of the natural environment having irreparable losses. It founded not only an Accounting but in several other areas, supporting the environmental accounting of all economic sectors.

Keywords: sustainable development, environmental management, environmental accounting, tool.

1 INTRODUÇÃO

Os ativos ambientais são bens e direitos, variados investimentos que representam, instalações, equipamentos e máquinas, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias, peças e acessórios, estoques de insumos, pesquisas que são bens intangíveis que o objetivo principal é o controle ambiental, mesmo que essas ações venham beneficiar o ambiente natural futuramente, mas, o intuito é amenizar os impactos ambientais das operações de industrias e empresas potencialmente poluidoras. Conforme definido pela IBRACON (2001), o imobilizado que compõem os ativos ambientais refere se aos equipamentos adquiridos, visando a redução de agentes poluentes, com vida útil superior a um ano e os gastos com pesquisas e desenvolvimento de tecnologias a médio e longo prazos, constituindo, a rigor, valores integrantes do ativo diferido.

As atividades econômicas empresarias e industriais, de natureza poluidora gera danos e prejuízos ao meio ambiente, por conta disso, foi denominado como impacto ambiental que é derivado direto das diversas atividades por empresa no processo produtivo. Tem-se neste trabalho o objetivo de descrever os Ativos Ambientais que surgiram na busca de uma visão contabilista, auxiliando no mecanismo e desenvolvimento sustentável de algumas organizações e indústrias conforme a sua capacidade de recursos, provenientes da gestão ambiental, fomentando o processo de controle desse ciclo.

“Expressa as ações afirmativas o comprometimento com o meio ambiente tendo prática em considerar a proteção ambiental nas decisões gerenciais e operacionais, para serem consideradas abrangentes dentro das organizações, adotando todos os níveis e funções, iniciando pela alta administração até o nível operacional. ” (EPELBAUM 1997, p.235).

Esta preservação, além de ser um benefício para a empresa e para a sociedade, afeta seus ganhos e investimentos, muitas vezes gerando passivos ambientais, que quer dizer o compromisso que a empresa tem com terceiros. Verifica-se danos causados antes das instalações dos sistemas de controle de impacto ambiental causaram grande prejuízo ecológico e à sociedade.

2 REVISÃO DA LITERATURA

Houve um aumento na gestão fiscalizadora dos procedimentos ambientais pois danos irreparáveis ao ambiente natural estavam se alastrando de maneira incontrolável, assim atingindo as sociedades. Com isso as empresas que são grandes poluidoras tiveram que se enquadrar no processo de prevenção, preservação e recuperação dos danos causados ao meio ambiente, pois, passaram a ser obrigação efetiva de modo que garanti o princípio da continuidade empresarial. Expressando de modo objetivo Paiva (2003) O termo Desenvolvimento Sustentável por alguns anos vem ocupando pautas das discussões referente a rumos ambientais, de maneira igualitária a continuidade do crescimento ambiental, em prol da destruição do ambiente e seus recursos naturais renováveis ou não.

A ferramenta que foi designada a exercer de modo efetivo para as empresas o retrato dos ativos ambientais, foi a Contabilidade dando origem a Contabilidade Ambiental, porém nem todas aziendas trouxeram avanços na essência desse gerenciamento ambiental, nem mesmo alterando, apenas, a forma de apresentação e desenvolvimento da cadeia ambiental. Segundo Ferreira (2003), A Organização das Nações Unidas é mais ativa instituições no desenvolvimento que visem à preservação do meio ambiente. Na área contábil, tem discutido o assunto, especificamente, pelo grupo Intergovernamental de Especialistas com Padrões Internacionais de Contabilidade Ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (470.4 Kb)   docx (176.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com