TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Ambiental e o Desenvolvimento sustentável

Por:   •  23/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.902 Palavras (16 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

        O termo desenvolvimento sustentável foi criado no ano de 1987 pela ex-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, e pode ser definido como aquele desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades, segundo COSTA (2012 p.4). Desde então as empresas tem-se esforçado em apresentar Relatórios de Sustentabilidade, Balanço Social, a partir de uma mudança na concepção destes termos “Sustentabilidade e Social”. Segundo o dicionário Houaiss (2010) o termo sustentabilidade é a característica do que é sustentável, que pode ser sustentado, tolerável, admissível, e social aquilo que é concernente a uma comunidade, a uma sociedade humana, ao relacionamento entre indivíduos. Diante destas características pode-se definir “Relatório de Sustentabilidade como a apresentação prática do relacionamento da entidade/empresa com a comunidade/sociedade, o meio ambiente e seu relacionamento com os indivíduos incluídos nesta sociedade, bem como dos impactos ambientais inerentes À atividade econômica desenvolvida pela entidade. Tal prática vem demonstrar a responsabilidade social da entidade e tentar fornecer uma vantagem competitiva diante do mercado”.

Segundo o Manual de Educação, Consumo Sustentável (2005) do Governo Federal:

“20% da população mundial, que habita principalmente os países afluentes do hemisfério norte, consome 80% dos recursos naturais e energia do planeta e produz mais de 80% da poluição e da degradação dos ecossistemas. Enquanto isso, 80% da população mundial, que habita principalmente os países pobres do hemisfério sul, fica com apenas 20% dos recursos naturais. Para reduzir essas disparidades sociais, permitindo aos habitantes dos países do sul atingirem o mesmo padrão de consumo material médio de um habitante do norte, seriam necessários, pelo menos, mais dois planetas Terra”.

O crescimento industrial, populacional, a frenética atitude consumista e capitalista contribuiu para uma industrialização “desgovernada e desorientada” durante os séculos XIX e XX. Com poucas e raras exceções as empresas mantém o foco na produtividade e em seus lucros, e o meio ambiente serviu sempre como fonte de matéria-prima para o crescimento, o progresso. Após a sociedade “pagar caro” por esta forma de crescimento, surgiram as primeiras discussões sobre a sustentabilidade dos meios de produção e maior cobrança por parte da sociedade organizada e de alguns governos.

        No Brasil algumas empresas tem buscado apresentar relatórios de sustentabilidade, balanço social, para demonstrar que são responsáveis ou talvez aparentar ser responsáveis, dados os tipos de relatórios e os dados neles apresentados. Em 19 de agosto de 2004, o Brasil deu um passo em direção a uma melhor informação contábil de caráter social e ambiental com a edição da NBCT 15, que vem tentar dar uma forma e um padrão para as divulgações de caráter ambiental e social. Nosso mercado de ações (Shareholder) é sempre atento as questões ambientais que podem representar custos ou riscos; por sua vez a comunidade (Stakeholders) é o maior impulsionador da necessidade de divulgação das informações contábeis de caráter socioambiental.

        Diante desse contexto, fixa-se o interesse em analisar os relatórios de sustentabilidade e balanços sociais apresentados à BM&FBOVESPA, verificando se as informações divulgadas possuem relatórios de acreditação (Auditoria) que dão suporte de credibilidade para as mesmas. Buscando assim verificar o segmento da empresa divulgadora, qual empresa de auditoria fez a acreditação e qual o tipo de relatório apresentado. Assim nosso problema pode ser enunciado conforme abaixo:

        Que características apresentam os relatórios de acreditação voltados à divulgação de informações sobre responsabilidade social e ambiental?

        Em tal contexto e problema pretende-se descobrir as características do segmento e verificar o tipo de relatório apresentado e o posicionamento dos serviços de auditoria em relação a questão da averiguação e asseguração das informações apresentadas. Esperamos contribuir na busca para descobrir se podemos ter segurança das informações que estão sendo divulgadas e na sua compreensão.

METODOLOGIA

        Visando responder o problema formulado este trabalho visa analisar os relatórios de sustentabilidade das empresas listadas na BM&FBOVESPA subcategoria NOVO MERCADO, no escopo da acreditação dos mesmos, e das características apresentadas em tais relatórios. A pesquisa visa observar quantitativamente, quais empresas apresentam relatórios de acreditação; acreditação é o trabalho de auditoria independente dos relatórios de sustentabilidade. Qualitativamente que tipo de relatório é utilizado pelas empresas divulgadoras.

        A pesquisa limita-se no universo de empresas listadas no segmento “Novo Mercado” da BM&FBOVESPA, a Bolsa de Valores de São Paulo, nos relatórios de sustentabilidade e balanço social do ano de 2012.

        A coleta dos dados foi efetuada nos Relatórios de Sustentabilidade, em Relatórios Anuais publicados nos sítios das empresas listadas no período em análise. As limitações encontradas foram principalmente a ausência de tais relatórios em grande parte das publicações das empresas listadas, fato normal, haja vistas, a não obrigatoriedade de tais publicações. A própria BM&FBOVESPA publicou um comunicado Externo 017/2011-DP  trazendo a proposta: “PROPOSTA DE ADOÇÃO DO MODELO RELATE OU EXPLIQUE PARA RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE OU SIMILARES PARA EMPRESAS LISTADAS”. Em tal comunicado a BM&FBOVESPA vem incentivar as boas práticas de transparência e gestão por meio de várias estratégias. Muitas empresas responderam a esse comunicado informando que estavam em implantação desses sistemas de informação ou não vê como vantagem estratégica no momento ou por fim simplesmente não dispunham de tal ferramenta e fariam estudos para viabilizar o cumprimento do comunicado.

REFERENCIAL TEÓRICO

        O desenvolvimento sustentável não deve ser visto como uma revolução, ou seja, uma medida brusca que exige rápida adaptação e sim uma medida evolutiva, segundo COSTA (2012, p.10). Assim, todas as medidas utilizadas com o intuito de proteger o meio ambiente, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social compõe as três colunas do desenvolvimento sustentável, segundo COSTA (2012, p.10).

        A legislação brasileira vem evoluindo paralelamente com a aplicação desses conceitos de desenvolvimento sustentável, com a aplicação de dispositivos legais, normas gerais de desenvolvimento sustentável e a criação por exemplo no Estado de Minas Gerais das SUPRAMS (Superintendências Regionais de Regularização Ambiental) que segundo o portal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (www.meioambiente.mg.gov.br) que tem por finalidade planejar, supervisionar, orientar e executar ar atividades da política estadual de proteção do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (218.3 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com