TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PUBLICO

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PUBLICO        

2.2 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL        

2.2.1 Relatorio Resumido da Execução Orçamentária        5

2.2.2 Relatorios que Compoem  o RREO e os prazos        5

2.3 O INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL        6

2.3.1 ISE - BOVESPA        7

2.3.2 As Empresas Ganham Algo em Integrar Esse Indice        7

2.3.3 Empresas que integram atualmente a ISE - BOVESPA        7

2.4 AGRONEGOCIO        8

2.4.1 O que Seria Gerir o Agonegocio        9

2.4.2 O Conhecimento Importante Para um Bom Gestor de Agronegocio        9

2.4.3 Contabilidade Aplicada para Expansão e Atuação do Contador        9

3 CONCLUSÃO        11 

4 REFERÊNCIAS        12



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho aqui apresentado pretende demonstrar a aplicação da contabilidade, assim como apresentar estudo sobre tais áreas. Serão apresentados conceitos sobre a da Lei da Responsabilidade Fiscal, veremos a nova carteira da BOVESTA e o índice de sustentabilidade empresarial. Também será abordado o tema e ainda a aplicação da contabilidade nos setores do agronegócio.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚPLICO

Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações. O objetivo é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social.

2.2 LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL

A Lei Complementar nº 101, denominada Lei de Responsabilidade Fiscal, tem amparo legal no Capítulo II do Título VI da Constituição Federal. Esta dividida em dez capítulos e possuindo setenta e cinco artigos, podendo ser classificada com uma lei extensa. É uma Lei Complementar que  estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. É um código de conduta para os administradores públicos de todo o país, que passa a valer para os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal). A Lei de Responsabilidade Fiscal veio mudar a história da administração pública no Brasil. É uma lei brasileira que tenta impor o controle dos gastos de estados e municípios, condicionando à capacidade de arrecadação de tributos desses entes. Tal medida foi justificada pelo costume, na política brasileira, de gestores promoverem obras de grande porte no final de seus mandatos, deixando a conta para seus sucessores. A LRF também promoveu a transparência dos gastos públicos.  Através dela, todos os governantes passaram a obedecer a normas e limites para administrar as finanças, prestando contas sobre quanto e como gastam os recursos da sociedade. Com ela, todos os governantes passaram a ter compromisso com orçamento e com metas, que devem ser apresentadas e aprovadas pelo respectivo Poder Legislativo. A lei inova a Contabilidade pública e a execução do Orçamento público à medida que introduzem diversos limites de gastos. Tornou-se preciso saber planejar o que deverá ser executado, pois além da execução deve-se controlar os custos envolvidos, cumprindo o programado dentro do custo previsto. Sua criação fez parte do esforço em reformas do estado promovido pelo governo federal para estabilizar a economia brasileira.

2.2.1 Relatório Resumido da Execução Orçamentária

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária – (RREO) é um item, que  cuida das normas da LRF .O RREO é composto de duas peças básicas e de  alguns demonstrativos de suporte. As peças básicas são: o balanço orçamentário, cuja função é especificar por categoria econômica, as receitas e as despesas e o demonstrativo de execução das receitas (por categoria econômica e fonte) e das despesas (por categoria econômica, grupo de natureza, função e subfunção). Tratando-se do Relatório de último bimestre de cada exercício, exige-se a demonstração das projeções atuariais dos regimes de previdência social, da variação patrimonial e da conformidade do montante das operações de crédito com aquele das despesas de capital, nos termos previstos no inciso III do art. 167 da Constituição.

O RREO é elaborado e publicado pelo Poder Executivo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Entes passaram a elaborá-lo e divulgá-lo, até mesmo porque os Tribunais de Contas passaram a exigir. O manual supramencionado foi elaborado pela STN( Secretaria do Tesouro Nacional) e encontra-se atualmente na sua 5ª edição, é de excelente qualidade e auto-explicativo. São compostos de demonstrativos cujos modelos estão definidos no Manual de Demonstrativos Fiscais – MDF, elaborado pela STN. A Subsecretaria de Contabilidade Pública – SUCON, submete à consulta pública as propostas de alteração dos demonstrativos que compõem o RREO e o RGF. Secretaria do Tesouro Nacional.

2.2.2 Os Relatórios que compõem o RREO e os prazos

Os relatórios que compõem o RREO, listados a seguir, deverão ser elaborados e publicados até trinta dias após o encerramento do bimestre de referência durante o exercício. Trata-se de documento cuja publicação é determinada pela própria Constituição Federal, por intermédio de seu § 3º do art. 165, Prazos para elaboração, Prazos para publicação 1º bimestre Jan/fev – dia 28 ou 29 jan/fev até 30 de março 2º bimestre Mar/abr – dia 30 jan/abr até 30 de maio 3º bimestre Mai/jun – dia 30 jan/jun até 30 de julho 4º bimestre Jul/ago – dia 31 jan/ago até 30 de setembro 5º bimestre Set/out – dia 31 jan/out até 30 de novembro 6º bimestre Nov/dez – dia 31 jan/dez até 30 de janeiro do ano subseqüente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com