TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE ATURIAL

Por:   •  25/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 5

Contabilidade Atuarial[pic 1]

Ciências Contábeis 8º Semestre 2021
_______________________________________________________________________

ATIVIDADE (Referente Aulas 1 até 4)

  1. Oque significa a ciência Atuária?

A atuária é uma área de conhecimento multidisciplinar; utiliza-se dos conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística, que são de extrema importância para a compreensão dos modelos atuariais mais elementares. Analisa os riscos inerentes às atividades relacionadas com indenizações securitárias ou de pensão, tais como negócios de seguros, fundos de aposentadorias e pensões.

  1. Qual é o perfil do profissional Atuário?

O trabalho do atuário exige conhecimentos em pesquisas, projetos, planos de fundos de investimento, política de gestão desses fundos, teorias e aplicações matemáticas, cálculo de probabilidades e fiscalização da previdência pública, privada e de recursos. Portanto, o atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos.

  1. Explique o cálculo da ciência atuarial e os grupos que se dividem?

É o estudo técnico baseado em experiências passadas. Cálculo atuarial é aquele que utiliza das ciências atuais.  Fundamenta-se em estatística e nas expectativas futuras que se utilizam da probabilidade e demografia, para, assim, realizar projeção de valores. Busca-se medir os recursos necessários para garantir os benefícios oferecidos pelo plano de seguro, de forma a apresentar estratégias que permitam a sua adaptação a novos cenários. Divide-se em dois grupos:

Vida: refere-se às questões de longo prazo, das consequências dos principais imprevistos da vida como nascimento, morte, doença, invalidez, desemprego, aposentadoria, pensões, seguros de vida e saúde.

Não Vida: está mais diretamente relacionado a características de curto prazo, sendo considerados todos os demais seguros, como por exemplo: os seguros de automóveis e responsabilidade civil, fogo, transportes, habitacional, garantia de obrigações contratuais.

  1. Comente sobre os princípios: seguridade social e Universalidade.

A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade destinada a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.  O princípio da universalidade todos os residentes no país farão jus às prestações do sistema, sejam nacionais ou estrangeiros.

  1. Explique os tipos de regimes previdenciários?

Regime Geral de Previdência Social (RGPS): possui caráter contributivo e de filiação obrigatória. Esse regime tem suas políticas elaboradas pelo Ministério da Previdência Social (MPS) e executadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autarquia federal a ele vinculada.

Regime Próprio da Previdência Social (RPPS): que se refere o Regime de Previdência dos Servidores Públicos. Esse regime é compulsório para o servidor público do ente federativo que o tenha instituído, com teto e subtetos definidos pela Emenda Constitucional nº 41/2003.

Regime de Previdência Complementar (RPC): tem suas políticas elaboradas pelo Ministério da Previdência Social (MPS) e quem as executa é a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), organizado de forma autônoma ao RGPS. Esse é um regime facultativo. Também conhecida como previdência privada, a Previdência Complementar se trata de um sistema que permite ao cidadão guardar uma parcela de recursos ao longo do tempo, para que assim possa garantir uma renda futura melhor para si mesmo e sua família, ou seja, é uma forma de poupança de longo prazo, que proporciona um melhor padrão de vida na aposentadoria e cobertura em casos de morte e invalidez.

  1. Oque são planos de benefícios?

Classifica-se em três modalidades, que dispõe sobre a forma de financiamento e pagamento de diferentes benefícios previdenciários. As modalidades são:

Benefício Definido – BD: Neste tipo de plano o valor da contribuição vai variar ao longo dos anos para garantir o valor do benefício. Quando o participante reunir as condições para se aposentar, o benefício será calculado de acordo com as regras estabelecidas no contrato previdenciário (regulamento do plano).

Contribuição Definida – CD: São planos de poupança individual formado por contribuições definidas previamente e depositadas pela empresa (patrocinador) e pelo participante. O valor que o participante irá receber na época de sua aposentadoria dependerá diretamente dos montantes depositados à conta individual, do período nos quais os depósitos são efetuados e da rentabilidade obtida nas aplicações financeiras.

Contribuição Variável – CV: Nessa modalidade de plano, os benefícios programados apresentam a junção das características das modalidades de contribuição definida e benefício definido. Suas características estão descritas nos regulamentos de cada plano, contidos nos estatutos das entidades (PREVIDÊNCIA SOCIAL, 2017d, p. 15).

  1. O que é plano de gestão administrativa?

Gestão Administrativa: “é a gestão destinada ao gerenciamento da administração dos planos de benefícios”. (A Resolução CNPC 8/11), A atividade de registro e de controle inerentes à administração dos planos de benefícios. Como Fluxo de Recursos na Gestão Administrativa temos: Receitas na venda de permanente, folha de pessoal, serviços de terceiros, despesas gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com