TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE AVANÇADA

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.062 Palavras (13 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2]

UNIDERP – Centro de Educação a Distância

Pólo Presencial SINTEC, Pau dos Ferros – RN

Ciências Contábeis 2014.2

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE AVANÇADA I

Prof.:Me. Hugo David Santana

MARIA ZULENEIDE DE QUEIROZ MATA IDALINO- RA 372135

MARIA JANAÍNA DA SILVA – RA 367834

Pau dos Ferros/RN 16/04/2015

MARIA ZULENEIDE DE QUEIROZ MATA IDALINO- RA 372135

MARIA JANAÍNA DA SILVA – RA 367834

CONTABILIDADE AVANÇADA I

Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de ciências contábeis da UNIDERP – Centro de Educação a Distância Anhanguera Polo de Apoio Presencial SINTEC de Pau dos Ferros (RN), referente à disciplina – Contabilidade Avançada 2015.1 Orientadores: Profº. Me. Hugo David Santana Profª . Hildérica Sarmento (tutora presencial).

PAU DOS FERROS/RN 16/04/2015

SUMÁRIO

RESUMO-----------------------------------------------------------------------------------------04

ABSTRACT---------------------------------------------------------------------------------------04

INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------05

APLICAÇÕES DE RECURSOS EM TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS E OUTROS ATIVOS------------------------------------------------------------------------------06

REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA – INCORPORAÇÃO, FUSÃO E CISÃO DE EMPRESAS--------------------------------------------------------------------------------------07

CONTABILIZAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL---------------------------------------------------------------------------------------------------------09

JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO --------------------------------------------------11

CONCLUSÃO------------------------------------------------------------------------------------14

BIBLIOGRAFIA--------------------------------------------------------------------------------15

RESUMO

Esta produção acadêmica retrata aplicações de recursos em títulos e valores mobiliários e outros ativos com objetivo de captação de recursos no mercado financeiro empresarial, quanto à reestruturação societária na contabilidade através da Incorporação, Fusão e Cisão de Empresas e suas funções.

Assim como a estruturação da contabilização do Imposto de Renda e da Contribuição Social normatizando o tratamento contábil. E os Juros sobre Capital Próprio, correspondem a uma remuneração adicional, ou rendimento extra, àquele decorrente da participação nos lucros, pagos ao titular, sócio ou acionista da empresa.

ABSTRACT

This academic production portrays of funds in securities and other assets with fundraising goal in the corporate finance market, as the corporate restructuring in the accounts in the Merger, Merger and Split Company and its functions.

As well as the structuring of the accounting of income tax and social contribution standardizing the accounting treatment. And the interest on capital, corresponding to an additional remuneration or extra income, to that arising from profit sharing, paid the proprietor, member or shareholder of the company.

INTRODUÇÃO

 Este trabalho irá apresentar a avaliação da disciplina Contabilidade Avançada I, elaborando uma lista de verificação e uma apresentação das formas de contabilização, demonstrando aplicações de recursos em títulos e valores mobiliários e outros ativos, evidenciando a reestruturação societária como:  Incorporação, Fusão e Cisão de Empresas, bem como destacando principais pontos encontrados e necessários para que possa ser  apurado a contabilização do Imposto de Renda e a Contribuição Social. E demonstrando na prática o cálculo dos juros sobre o capital próprio.

APLICAÇÕES DE RECURSOS EM TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS E OUTROS ATIVOS

Por questões administrativas e de gestão de seus negócios, havendo excesso de recursos financeiros e quando suprido as necessidades de giro operacional da entidade, quer seja em estoques, financiamentos das vendas e aplicações no imobilizado, direcionam suas sobras temporárias de capitais para as aplicações em títulos e valores mobiliários. Falar de títulos de créditos vem à tona aqueles papéis emitidos por entidade financeira como: letra de cambio, certificado de deposito bancário. Porém o conceito de título de credito abrangente também, os títulos emitidos por entidade não financeira como: debenture notas promissoras e as duplicatas. Todos são emitidos com finalidade de captar recurso no mercado financeiro ou de financiar as atividades da entidade, esses papeis possuem prazos de vencimento e, explicitamente ou implicitamente, rendem juros podendo ser pré-fixado ou pós-fixados.

Os Títulos de Crédito São papéis emitidos por entidades financeiras ou por entidades não financeiras (comercial) com objetivo de captação de recursos no mercado financeiro. Esses papéis têm prazo de vencimento e rendem juros pré-fixados ou pós-fixados, como exemplo temos as letras de câmbio, certificados de depósitos bancários, debêntures, etc.

        Os Valores Mobiliários São papéis emitidos por entidades financeiras ou não financeiras e que são representativos de frações de um patrimônio, ações ou quotas, ou de direitos sobre a participação em um patrimônio, bônus de subscrição ou partes beneficiárias.

As Aplicações Financeiras São aplicações de recursos em papéis de natureza monetária, representados por direitos ou títulos de crédito, com prazo de vencimento e taxas de rendimentos pré-fixadas ou pós-fixadas. Constituem-se de direitos ou títulos de créditos. Esses direitos ou títulos de créditos se apresentam com prazo de vencimento e taxas de rentabilidade com pré-fixada ou pós-fixadas. Como exemplos temos certificados de depósitos bancários, depósitos a prazo fixo, caderneta de poupança, debêntures conversíveis ou não em ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (238.4 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com