TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE AVANÇADA

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.471 Palavras (10 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 10



CAMPO GRANDE – MS

29/03/2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - PÓLO GUAICURU

  CIÊNCIAS CONTÁBEIS



 CONTABILIDADE AVANÇADA



  MARIA FRANCISCA DA SILVA – RA 372253

 ROSANGELA RODRIGUES DO NASCIMENTO – RA: 375339




PROFESSOR HUGO DAVID SANTANA

ATPS – Atividade Prática Supervisionadas do quarto semestre sobre Contabilidade Avançada do curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera Educacional a Distância, sob a orientação do professor Hugo David Santana, como requisito à obtenção de nota parcial para atingir média no bimestre.

CONTABILIDADE AVANÇADA



INTRODUÇÃO

Nesta ATPS aprendemos sobre aplicação de recursos em títulos e valores mobiliários e sua classificação contábil, sobre incorporação, fusão e cisão, contabilização do imposto de renda e contribuição social e finalizando com juros sobre capital e desenvolvemos cada etapa de acordo com nosso entendimento.


1. APLICAÇÕES DE RECURSOS EM TITULOS E VALORES MOBILIÁRIOS E OUTROS ATIVOS

 - O que são títulos de credito? E qual a sua classificação contábil?

  São papéis que representam uma obrigação e emitidos em conformidade com a legislação específica de cada tipo ou espécie, são classificados como Títulos ao portador, que são os que não expressam o nome do beneficiado. Títulos nominativos, são os que possuem o nome do beneficiário.

E título à ordem pode ser subscrito por mais de um devedor.
As obrigações representadas em um título de crédito ou têm origem extra cambial, ou de um contrato de compra e venda, ou de mútuo, ou tem origem exclusivamente cambial, como na obrigação do avalista.
 
entendido o termo crédito como uma troca de valor atua, por um valor futuro, ou ainda, mais tecnicamente, como o ato de negociar uma obrigação futura, entende-se que o título de crédito é o documento escrito no qual se materializa tal obrigação futura consistente na promessa feita pelo devedor de pagar a prestação atual que lhe realizou o credor.
Os títulos de credito se classificam no ativo circulante quando o titulo prever liquidação no prazo inferior a 12 meses e no ativo não circulante quando o prazo de liquidação for superior a 12 meses.

.
-  O que São Valores Mobiliários? E Qual a Sua Classificação?


São documentos emitidos por empresas ou outras entidades (públicas ou privadas), que representam um conjunto de direitos e deveres aos seus titulares e que podem ser comprados e vendidos nos mercados de valores mobiliários.

Para entidades que os emitem, os valores mobiliários representam uma forma de financiamento alternativa, enquanto para os investidores são uma forma de aplicação de poupanças que se caracterizam por uma grande variedade de níveis de risco e de potencialidade de rentabilidade.

Os referidos documentos que representam os valores mobiliários podem ser títulos em papel (valores mobiliários titulados) ou registos informáticos (valores mobiliários escriturais). Atualmente a grande maioria dos valores mobiliários está representada por valores mobiliários escriturais devido à sua maior facilidade de circulação e transação e também devido à maior segurança que proporcionam.

Os Valores mobiliários podem se classificar no ativo circulante como disponibilidades ou ativo não circulante como investimentos. 




-  O que são Aplicações Financeiras? E qual sua classificação contábil?

É a compra de um ativo financeiro, na expectativa de que, no tempo, produza um retorno financeiro, ou seja, espera-se não só obter o capital investido, como também um excedente, a título de juros ou dividendos.

O valor dessas aplicações classifica-se, no balanço.
No ativo circulante:
a) entre as disponibilidades, no caso de aplicações em modalidades resgatáveis a qualquer momento, sem vinculação a determinado prazo, como é o caso dos Fundos de Investimentos Financeiros (FIF); b) como investimentos temporários, se resgatáveis em prazo vencível até 12 meses após a data de aplicação.

No realizável à longo prazo


a) no caso de aplicações financeiras resgatáveis em prazo vencível após 12 meses da data de aplicação.



- O que são Investimentos? E qual sua classificação contábil?


Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral, à longo prazo).

Num amplo sentido, aplica-se o termo tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio e ações). Nesses termos, o investimento é totalmente aplicação de dinheiro com expectativa de lucro.


O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.

O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.

Em finanças, Investimento também pode referir-se à compra de ativos financeiros (ações, letras de câmbio e outros papéis), caracterizando o investimento financeiro.


2. INCORPORAÇÃO, FUSÃO E CISÃO

INCORPORAÇÃO

        
A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações (artigo 227 da  Lei 6.404/1976). Na incorporação a sociedade incorporada deixa de existir, mas a empresa incorporadora continuará com a sua personalidade jurídica.
A diferença entre fusão e incorporação é que na incorporação desaparecem as sociedades incorporadas mas a incorporadora, uma sociedade preexistente, permanece com a sua vida normal, enquanto na fusão desaparecem todas as sociedades fusionadas e surge uma sociedade nova.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com