TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE COMERCIAL: A importância de um profissional da contabilidade em uma empresa.

Por:   •  3/5/2019  •  Artigo  •  2.884 Palavras (12 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 12

A CONTABILIDADE COMERCIAL: A importância de um profissional da contabilidade em uma empresa.

Yoksueder Nonato Mariano de Oliveira

Wellisom Douglas Guilherme Athayde

RESUMO

A contabilidade comercial como vamos ver no artigo, é um ramo que serve para avaliar o conjunto de bens, direitos e obrigações do patrimônio comercial. Observamos a importância do contador dentro de uma empresa buscando resultados bons, facilitando as tomadas de decisões para o administrador, usando as informações geradas pelo sistema contabilidade comerciais. Este artigo mostra o papel do contador, que tem o objetivo de gerar dados, através do sistema, que podem ser usados como instrumento determinando o futuro da empresa, que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento da empresa. Buscamos informações bibliográficas de autores da área da contabilidade, como Gomes (2012), Ribeiro (1999), Dias (2010), entre autores. E concluímos que para obter um resultado satisfatório a organização, e necessário a importância de um profissional da contabilidade em uma empresa.

Palavras chave: Contabilidade comercial. Demonstrações financeiras. Controle de estoque.

ABSTRACT

Commercial accounting as we will see in the article, is a branch that serves to evaluate the set of assets, rights and obligations of the business assets. We note the importance of the counter within a company looking for good results, facilitating decision-making for the administrator, using the information generated by commercial accounting system. This article shows the role of the counter, which aims to generate data through the system, which can be used as a tool determining the future of the company, which are essential for growth and development of the company. We seek bibliographic information of authors of the accounting area, as Gomes (2012), Ribeiro (1999), Dias (2010), among authors. And we concluded that to obtain a satisfactory result the organization, and needed the importance of a professional accounting in a company.

Keywords: Commercial Accounting statements. Inventory control.. financial

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é demonstrar as propriedades da Contabilidade Comercial no âmbito empresarial. O objetivo do contador é orientar o administrador para que ele tome as decisões mais cabíveis para a empresa. O método adotado para a realização desse artigo foi à revisão bibliográfica. Foi buscada a legislação atual para a realização do trabalho contábil.

A contabilidade comercial nasceu do ensino comercial, através da formalidade de aprendizagem de técnicas dos negócios ligados à administração, economia e contabilidade.

A contabilidade está relacionada com quase tudo que envolve as empresas. O que seria do mundo sem a contabilidade? O que seria das empresas e dos escritórios sem a contabilidade? Seria bem difícil viver sem a contabilidade, por isso foi necessário criar a contabilidade. Ela passou por varias mudanças e vem passando por inovações ate hoje.

Existem várias áreas dentro da contabilidade, entre elas contabilidade comercial. Que é um ramo que controla as empresas comerciais. Dessas empresas a principal característica é a revenda de mercadorias, com o objetivo de aproximar o produto do consumidor. Que está dividida em suas propriedades, que são as compras de mercadorias, estoques de mercadorias, vendas de mercadorias, impostos incidentes sobre vendas, critérios do custo ou mercado, demonstração da conta de mercadorias e as leis comerciais que são as principais influencia para demonstração contábil.

A contabilidade comercial nasceu do ensino comercial, através da formalidade de aprendizagem de técnicas dos negócios ligados à administração, econômica e contabilidade.

A contabilidade nasceu com a civilização e jamais deixará de existir em decorrência dela; talvez, por isso quase sempre seu progressos coincidiram com aqueles que caracterizam os da evolução do homem. Sá (1997, pag. 16).

Um dos grandes desafios da contabilidade comercial é a administração dos custos das mercadorias adquiridas. O contador e o administrador da empresa devem ser parceiros e andar lado a lado para que tudo ocorra de maneira adequada.

Cada empresa se aplica em uma contabilidade diferente, nas indústrias é aplicado à contabilidade industrial, nas empresas que trabalham com revendas de mercadorias é aplicado a contabilidade comercial e assim por diante. Isso não significa que existe varias contabilidades, mas sim que a contabilidade tem suas ramificações onde as empresas decidem qual é a mais adequada para seu tipo de negocio.

REFERENCIAL TEÓRICO

Surgimento da contabilidade

A historia da contabilidade é muito antiga, tão antiga quanto à civilização.

Quando surgiram as primeiras necessidades de administração de propriedades particulares, surgiu também à necessidade de controle, este não poderia ser feito sem o registro, isso para prestar contas do bem administrado. Estes primeiros registros foram escritos em papiros (tipo de folha antecessora ao papel, de pedra), os fenícios desenvolveram as trocas em bases monetárias e simplificaram os registros em apenas símbolos, os romanos dissiparam um sistema jurídico de contabilidade organizado, mas, mesmo assim houve a Queda do Império Romano.

Com o crescimento de bens do homem, ele precisava saber o quanto lhe rendiam e de que forma poderia aumentar suas posses. Pois, essas informações não se memorizavam facilmente por serem em grande quantidade e, por isso requeriam dos registros.

A contabilidade teve 4 períodos:

1º A contabilidade do mundo antigo: Este período iniciou em 8000 a.C. e foi ate 1202 d.C., quando foi lançado o livro Liber Abaci, de Leonardo Pisano, com novas descobertos. O mesmo fez muito sucesso no mundo inteiro.

2º A contabilidade do mundo medieval: Período que durou entre 1202 a 1494, neste período surgiu o método das Partidas Dobradas (Tratactus de Computis et Scripturis), publicado em 1494 pelo Frei Luca Pacciolo, este considerado o “pai da contabilidade”. Ele dizia que a teoria contábil deveria ser equilibrada onde credito e debito corresponde à teoria dos números positivos e negativos.

3º A contabilidade do mundo moderno: Período que dura entre 1494 a 1840, teve muitas obras publicadas neste tempo, obras de grande importância,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com