TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO SOBRE COMO A EMPRESA CÔRREA E CÔRREA CONTÁBIL LTDA APLICA A CONTABILIDADE COMERCIAL, QUAL A ENFASE NAS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS, APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA E QUAIS OS IMPACTOS ORIUNDOS DA GEOPOLÍTICA

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.698 Palavras (27 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 27

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE AMERICANA

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

AMERICANA -SP

2018


Francilene Xavier Garcia Chagas RA 5901000095

Juliana Silveira Carneiro Coutinho RA 59010001011

Luiz Fernando Sobrinho Elias RA 59010001105

Rafael Fonseca de Souza RA 59010001029

Valter Almeida de Souza Junior RA 59010001114

UM ESTUDO SOBRE COMO A EMPRESA CÔRREA E CÔRREA CONTÁBIL LTDA APLICA A CONTABILIDADE COMERCIAL, QUAL A ENFASE NAS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS, APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA E QUAIS OS IMPACTOS ORIUNDOS DA GEOPOLÍTICA.

Atividades Práticas Supervisionadas III – APS III, trabalho apresentado como exigência para avaliação do terceiro semestre, do curso de Ciências Contábeis do Instituto de Ensino Superior de Americana - IESA, sob a orientação do Professor Ageu e dos demais professores do semestre.

AMERICANA - SP

2018


Sumário


Introdução

Esse trabalho APS III (Atividades Práticas Supervisionadas) tem como objetivo proporcionar para os alunos uma fundamentação prática dos conceitos teóricos explorados através das disciplinas vigentes do presente semestre, cursadas em sala de aula, sendo esse o tema objeto desse estudo de caso em que a equipe de alunos responsável por esse trabalho acadêmico escolhe uma empresa para avaliar suas atividades gestoras. A determinada empresa foi escolhida em comum acordo pelos integrantes da equipe e é de pequeno porte, o que favorece a análise e interpretação de dados exigida para esse APS III.

A empresa escolhida é Correa e Correa Contábil Ltda, situada em Santa Bárbara d’Oeste, no Estado de São Paulo, onde uma das alunas integrantes do grupo trabalha na empresa facilitando a busca por informações.

A pesquisa realizada foi feita com orientação dos docentes da Faculdade IESA, realizada em sala de aula e fora dela, tendo como base para pesquisa alguns questionários elaborados pelos professores do semestre, que também indicaram obras para acompanhar o estudo de caso, através de bibliografia.

O objetivo principal deste trabalho é verificar a parte comercial e tributária das empresas conforme o que foi estudado em sala de aula, trazendo enorme significado aos alunos, estabelecendo paralelos entre o aprendizado ensinado pelos professores somado a comentários e citações de autores consagrados e recomendados durante o período semestral, verificando na prática as atividades contábeis de uma empresa, servindo para aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, reforçando a experiência acadêmica e profissional.

Foi realizada visita técnica à empresa para assim conhecer melhor o local e o ambiente de trabalho, seus colaboradores e gestores, focando nas atividades administrativas desenvolvidas pela organização. Durante essa visita a empresa forneceu os dados necessários para composição do texto, facilitando a equipe de alunos entender melhor suas atividades e colher informações valiosas para a interpretação que o APS III solicita.

As informações sobre a Correa e Correa Contábil Ltda estão detalhadas logo no início do texto, em seguida aparecem os resumos das disciplinas cursadas no semestre, para depois se analisar e interpretar os dados coletados e sugerir melhorias.

Houve aprendizagem ampla quanto à parte administrativa da empresa, fornecendo um entendimento claro à equipe de estudantes que pôde assim, desenvolver a pesquisa que esse trabalho contempla. As proprietárias do Escritório Contábil foram bem atenciosas e pacientes com a visita técnica, dando todas as informações necessárias para o estudo de caso, contudo, não houve possibilidade de reunir todo o grupo para visitar o local, mas assim mesmo ela foi realizada com sucesso por integrantes da equipe.

Foi finalizado o estudo de caso com êxito, trazendo grande conhecimento teórico e aprendizado prático para o grupo, o que facilitou entendimento sobre os conteúdos aprendidos em sala de aula, portanto, houve desenvolvimento e aplicabilidade das teorias aprendidas no curso, paralelamente às práticas administrativas de uma empresa.


1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA OBJETO DO ESTUDO DE CASO

1.1 Perfil da Organização      

Neste tópico será abordado o perfil organizacional da empresa Côrrea e Côrrea Contábil Ltda, de Santa Bárbara D`Oeste (SP). Seus dados principais, tais como dados cadastrais, seu breve histórico, missão, visão, princípios e valores, seus principais produtos, quais são os concorrentes diretos bem como quem são seus principais clientes e fornecedores, os insumos utilizados, será mostrado também seu organograma e como cada colaborador desempenha seu trabalho.

1.1.1 Dados Principais

Razão Social: CORREA E CORREA CONTABIL LTDA

Endereço: R Maestro Lazaro Domingues, 61 – Vila Alves, Santa Bárbara D`Oeste

CNPJ: 07.938.83/0001-45

Inscrição Estadual: Isento

Telefone: (19) 3455-4333

Web Site: contato@correacontabilsbo.com.br

Número de Colaboradores: 13

Porte: Empresa De Pequeno Porte – EPP [1]

Tipo: Empresa Privada

Ramo de Atuação: Prestadora de Serviço

Atividade Principal: Atividades de Contabilidade

1.1.2 Breve Histórico

O escritório contábil começou suas atividades em 05/04/2006, com sede na Avenida João Ometto, nº 1.039 – Jardim Panambi Santa Bárbara d’Oeste (SP), sendo mãe e filha sócias da organização, que tem como razão social Ana Terezinha Processamento de Dados Ltda ME.

Em 04/08/2009 foi alterada a razão social para Correa & Correa Contábil Ltda - ME e a atividade para Serviços Contábeis.

Em 13/05/2011, por determinação do Conselho Regional de Contabilidade foi alterada a distribuição do capital social, pois a responsável técnica obrigatoriamente tem que deter pelo menos 51% do capital social.

Em 09/06/2016 alterou-se o endereço da sede para à Rua Maestro Lázaro Domingues, nº 61, Vila Alves, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), CEP 13450-267.

1.1.3 Missão

Segundo Ireland, pág. 19, a Missão especifica os negócios nos quais a organização deseja competir e os clientes que deseja servir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.6 Kb)   pdf (960.7 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com