TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO PARA ADMINISTRADOR FINANCEIRO

Por:   •  18/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.346 Palavras (14 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO DE ANGOLA (ISTA)

CENTRO/CAXITO

CONTABILIDADE FINANCEIRA III

A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO PARA ADMINISTRADOR FINANCEIRO

Nome: José Miguel Dias Peliganga

3º Ano

Período: Noturno

Curso: Contabilidade e Administração

Docente

_____________________

Dr. João Vika

CAXITO/JUNHO

2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................................01

EMPRESA................................................................................................................................04

GESTÃO...................................................................................................................................05

PLANEJAMENTO, CONTROLE E TOMADA DE DECISÕES...........................................06

CONTABILIDADE..................................................................................................................07

O CONTADOR GERENCIAL.................................................................................................10

CONCLUSÃO..........................................................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................12

INTRODUÇÃO

Com o objetivo de potencializar os resultados em decorrência da grande concorrência do mercado empresarial atual, organizações de todos os tipos tem buscado por soluções, tanto no sentido interno como no externo, que lhes possibilitem uma melhor visão de seu segmento e atuação no mercado. Para que isso ocorra, é essencial que os gestores tenham ferramentas que permitam tomar decisões rápidas e precisas, buscando a melhora do processo produtivo, correção de eventuais falhas nesse processo e a eficácia da empresa, sendo ainda necessário, conhecimento amplo do negócio gerido para que se possa sobreviver diante deste cenário competitivo.

Um ambiente econômico cheio de altos e baixos gera níveis de incertezas para a tomada de decisões, isso tem criado dificuldades sobre a visão do mercado onde está inserido o negócio, expondo a organização a grandes riscos de prejuízos financeiros. E é nesse contexto que a contabilidade entra em cena, contribuindo fortemente para o desenvolvimento e o bom andamento das atividades administrativas de uma empresa, de maneira a reunir as informações mais relevantes e necessárias favorecendo os gestores na tomada de decisões em tempo hábil.

Para Marion, (2009, p. 25) a contabilidade é [...] instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. “[...], ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.” Diante disso, o presente trabalho  tem o propósito de demonstrar a importância da “Contabilidade como Instrumento para Administrador Financeiro”, e como ela pode contribuir com gestores na tomada de decisões em escala de grande risco empresarial.

Quem pode se utilizar dos mecanismos em que a contabilidade oferece? São todos aqueles que se preocupam e cuidam dos interesses financeiros de seus negócios. Conforme Marion (2015) não só os gerentes e administradores, mas também os investidores, os fornecedores e outros interessados na situação financeira e econômica da empresa para que se possa realizar negociações, vender ou comprar a prazo, investindo ou obtendo recursos e ainda os órgãos dos governos interessados na tributação e arrecadação governamental, empregados, sindicatos e concorrentes.

Muitos acreditam que a contabilidade serve unicamente para favorecer o governo e possui apenas um padrão, fazendo com que as empresas cumpram com as suas obrigações fiscais. Porém, a Contabilidade não atende unicamente as exigências do governo, mas também as exigências organizacionais auxiliando gestores, administradores, diretores e usuários interessados nas informações contábeis úteis e confiáveis, colaborando na identificação de inconformidades, apontando as melhores soluções para problemas financeiros presentes e futuros, a fim de evitar prejuízos.

Foi levantado nesta pesquisa definições e conceitos sobre gestão abrangendo também suas características, suas dificuldades na atuação e como a contabilidade auxilia o processo de gestão.

EMPRESA

Origem da palavra empresa é “derivada do latim prehensus, de prehendere (empreender, praticar), despondo o sentido de empreendimento ou cometimento intentado para a realização de um objetivo” (SILVA 2004).

Empreendedor e uma pessoa que identifica a oportunidade de mercado e cria um negócio perante o risco e incerteza da aceitação e continuação, com um propósito de lucro e crescimento (BULGACOV,1999).

A compreensão do termo empresa foi dificultado pois vem sendo utilizado em vários sentidos, com o destaque para um estabelecimento empresarial. Em vista da utilização inadequada do termo na legislação civil, comercial, trabalhista e fiscal, este termo está se tornando universalizado, a Lei 8.884/94 estabelece que: “empresa é toda organização de natureza civil ou mercantil, destinada à exploração, por pessoa física ou jurídica, de qualquer atividade com fins lucrativos” (MIRANDA ,2009).

Ainda para Miranda (2009), a empresa é uma organização econômica que visa o desenvolvimento de uma produção ou circulação de bens ou serviços, sendo constituída de pessoas para exploração de um negócio. É toda instituição econômica civil, ou empresarial, feita para a exploração econômica de um determinado ramo de negócio. Logicamente, nesse contexto, atividade não significa um ato isolado, mas uma combinação de coordenações de atos, objetivando uma finalidade produtiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com