TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE E CONTROLE DE CUSTOS NAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Por:   •  23/3/2020  •  Monografia  •  4.958 Palavras (20 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Belo Horizonte

2017

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Belo Horizonte

2017

MARCELA SANTOS MENDES

CONTABILIDADE E CONTROLE DE CUSTOS NAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pitágoras, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Contabilidade.

BANCA EXAMINADORA

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Belo Horizonte, ____ de dezembro de 2017

Dedicatória (será feito)


AGRADECIMENTOS

E.


MENDES, Marcela Santos. Contabilidade e Controle de Custos nas Empresas de Pequeno Porte. 2017. _____ páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabilidade) – Faculdade Pitágoras, Belo Horizonte, 2017.

RESUMO

E.

Palavras-chave: P1; P2; P3; P4; P5.


MENDES, Marcela Santos. Contabilidade e Controle de Custos nas Empresas de Pequeno Porte. 2017. _____ páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabilidade) – Faculdade Pitágoras, Belo Horizonte, 2017.

ABSTRACT

E.

Key-words: W1; W2; W3; W4; W5.


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Título da figura        00


LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Título da tabela        00


LISTA DE QUADROS

Quadro 1 -  Níveis do trabalho monográfico .............................................................00


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ABNT        Associação Brasileira de Normas Técnicas


SUMÁRIO

introdução        12

1. GESTÃO DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE        14

1.1. CONCEITOS GERAIS        14

1.2. EPP’s E A GESTÃO DE CUSTOS        15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        18


introdução

A Contabilidade visa dimensionar a riqueza patrimonial, observando quais itens compõem este patrimônio e o quanto representam. Utiliza-se de todo instrumento que busque gerar informações que consigam dimensionar os fenômenos que afetam o patrimônio das organizações, com o intuito de contribuir para o controle e fluência das informações aos diversos interessados.

Dentre as várias possiblidades de atuação que a Contabilidade tem disponível, verifica-se que a Contabilidade de Custos centra sua atenção no estudo e dimensionamento no cálculo dos custos, além de levantar os resultados dos centros ou dos agentes dos processos produtivos, tendo como foco a atuação interna nas organizações.

As informações analisadas pela Contabilidade de Custos, através de seus critérios e técnicas específicas, apresentam de modo efetivo os problemas relacionados a identificar os gastos com a produção e otimizar a gestão das organizações. Dessa forma, como problema abordado nesta pesquisa, estabeleceu-se: quais informações relevantes a Contabilidade de Custos apresenta em seus relatórios para otimizar a tomada de decisão nas Empresas de Pequeno Porte?

Neste contexto, a escolha do tema veio de encontro em aliar a informação estratégica que a Contabilidade de Custos fornece para as organizações e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) que precisam destas informações para manter-se competitivas no mercado e consequentemente continuar gerando emprego e renda no país.

O objetivo desta pesquisa é apresentar um estudo bibliográfico relacionado a Contabilidade de Custos vinculado ao gerenciamento de informações contábeis de forma efetiva para servir de base de tomada de decisão. Como objetivos secundários estabeleceu-se apresentar os conceitos sobre Empresas de Pequeno Porte, conceituar as atividades que a Contabilidade de Custos pode executar nas organizações e relatar as vantagens de se adotar os relatórios da Contabilidade de Custos na gestão estratégica.

Neste estudo a metodologia aplicada partiu da pesquisa bibliográfica, através de investigação em fontes acadêmicas como livros, artigos, teses e dissertações. Em outro momento, esta pesquisa é de cunho exploratório, pois pretende realizar uma pesquisa com o intuito de familiarizar-se com o fenômeno que está sendo investigado.

Estabeleceu-se como estrutura deste trabalho acadêmico o capítulo 1, contendo a introdução da pesquisa, objetivos, metodologia e demonstrando os pontos relevantes sobre a Contabilidade de Custos e sua importância nas Empresas de Pequeno Porte e os conceitos sobre Empresas de Pequeno Porte. O Capítulo 2 consiste na apresentação conceitual das atividades que a Contabilidade de Custos pode executar nas organizações. No capítulo 3 aborda-se as vantagens de se adotar os relatórios da Contabilidade de Custos na gestão estratégica. No capítulo 4 encerra-se a pesquisa com as considerações finais e a síntese da resposta norteadora da pesquisa, que consistiu no dimensionar das informações relevantes que a Contabilidade de Custos apresenta em seus relatórios para otimizar a tomada de decisão nas Empresas de Pequeno Porte.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)   pdf (216.5 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com