TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos Controles Internos nas Empresas de Pequeno Porte

Por:   •  29/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.727 Palavras (19 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 19

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque

Ciências Contábeis

A Importância dos Controles Internos nas Empresas de Pequeno Porte

                Autora: Aline Bahia Rocha

R.A: 513200092

Orientador: Prof. Fernando Aparecido Eufrázio

Resumo

Atualmente com o aumento da competitividade no mercado as empresas estão buscando cada vez mais a eficiência na gestão de seus recursos, mas a maioria delas não tem conhecimento dessa ferramenta de gestão, ou ainda ignora tal eficiência. Esta pesquisa faz uma análise do sistema de controle de uma empresa familiar, que atua no ramo de floricultura, nos setores de contas a pagar, contas a receber, caixa, estoque e compras. Embora seja a única empresa do ramo na cidade e tenha um número considerável de vendas, a empresa está passando por dificuldades financeiras, principalmente em respeito à falta de capital de giro. O objetivo é mostrar a importância dos controles internos para as empresas de pequeno porte, pois, através desses controles, é possível fazer um bom planejamento, controlando assim seus recursos financeiros e físicos, trazendo benefícios, diminuindo gastos e evitando desperdícios. Através do que foi percebido na empresa analisada e na fundamentação teórica apresentada, pode-se concluir que é de suma importância criar, utilizar, revisar e gerir os sistemas de controles internos da empresa.

Palavras-chave: Controle Interno, importância e benefícios

Introdução

Para Attie (2011), a auditoria é uma área da contabilidade que visa averiguar a eficiência e eficácia do controle do patrimônio de uma entidade. Para ele, o controle interno pode ser entendido como o plano de organização que tem a intenção de proteger o patrimônio com exatidão e precisão.

Sendo assim, será feito um estudo em uma empresa da cidade de MachacalísMG, de forma a implantar o sistema de controle interno, verificando como ele influencia na melhora dos resultados financeiros, principalmente no controle do estoque e planejamento para compra.

A escolha deste tema se deu pela necessidade de corrigir e melhorar as atividades da empresa, para que seus recursos fossem empregados de forma mais eficiente e eficaz, trazendo melhor retorno econômico.

O controle interno é necessário, porque ele dá auxílio à gestão objetivando melhoras futuras, ajudando na diminuição de riscos e perdas.

Diante do exposto, a pergunta a ser respondida é: quais benefícios os controles internos podem contribuir para a gestão da empresa?

Provavelmente identificar-se-á que, com a implantação do sistema de controle interno será mais fácil identificar, prevenir e corrigir as perdas que possam prejudicar a empresa. Também será possível proteger seus ativos e salvaguardar seus interesses.

O objetivo geral deste estudo é implantar o sistema de controle interno na empresa e verificar quais são os resultados obtidos. O objetivo específico será aprender mais sobre o assunto abordado, e conhecer mais a gestão da empresa e implantar um sistema de controle interno nos setores de estoque, contas a pagar, contas a receber, compras e caixa.

Será realizada uma pesquisa exploratório-qualitativa, de caráter bibliográfico e documental.

Pode-se afirmar que um sistema de controle efetivo e adequado consegue diminuir e até mesmo eliminar os erros e irregularidades, fazendo com que os erros e até mesmo fraudes sejam detectados, antes que ocorram danos maiores e até mesmo a descontinuidade da empresa.

1. Referencial Teórico

  1. Conceito de Controle Interno

Batista (2011, p. 140) afirma que o Sistema de Controle Interno:

Tem a função de elaborar os relatórios de Controle Interno que visam avaliar e corrigir as atividades, garantindo, assim, que todos os procedimentos empresariais e seus registros ocorram conforme o planejamento (...).

Para Attie (2011, p.111) o controle interno:

Compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração.

Já Franco e Marra (2001) dizem que o controle interno é um instrumento que ajuda na fiscalização, averiguação e verificação da administração da empresa, pois permite que os acontecimentos que ocorrem dentro de uma organização sejam observados, corrigidos, podendo até prevenir que essas ações ocorram ou causem danos à entidade.

  1. Importância do Controle Interno

Segundo Oliveira (2006), o controle interno é importante porque protege o patrimônio da empresa, mostrando o que, como, quando e quem fez, parcialmente ou integralmente cada transação.

Já Oliveira, Perez Júnior e Silva (2002) afirmam que, atualmente, a maior parte das empresas são gerenciadas por segmentos, tendo assim, um responsável distinto em cada departamento. Dessa forma o controle interno se torna indispensável, pois ele auxilia na obtenção dos resultados de forma mais vantajosa para a empresa, utilizando menos recursos, reduzindo os desperdícios.

Para Attie (2011), o controle interno é importante porque permite que o fluxo das operações e informações tenha uma continuidade, trazendo maior credibilidade aos resultados gerados através desse fluxo, que converte dados simples em informações importantes, ajudando os administradores nas tomadas de decisão.

  1. Objetivos do Controle Interno

Segundo Oliveira, Perez Júnior e Silva (2002), os objetivos dos controles internos são: verificar e assegurar que as políticas e normas da companhia sejam cumpridas, obter informações fidedignas, adequadas e de qualidade em tempo hábil, fundamentar a veracidade dos informes e relatórios contábeis, financeiros e operacionais, salvaguardar os ativos da empresa, prevenir fraudes e erros, detectar desperdícios a tempo de correções e incitar a eficiência operacional através de relatórios.

Para Attie (2011), o controle interno possui quatro objetivos bases: salvaguardar os interesses da empresa, na intenção de proteger o patrimônio de perdas e riscos que possam ocorrer por causa de erros ou irregularidades; a precisão e confiabilidade dos informes e relatórios contábeis, financeiros e operacionais; o estímulo à eficiência operacional; e a aderência às políticas existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (246.1 Kb)   docx (60.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com