TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE CUSTOS PARA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Por:   •  4/5/2016  •  Artigo  •  3.385 Palavras (14 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 14

ANÁLISE DE CUSTOS PARA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Autores:

Cristian Pereira da Silva

Cristiano Casa Junior

Érico José Pereira

Orientador: Marcio Koch

Faculdade Metropolitana de Guaramirim – UNIASSELVI/FAMEG

RESUMO

A determinação dos custos e despesas que incidem diretamente nos produtos não é impossível de ser obtida, porém o desafio surge quando se deseja saber quanto cada produto consome dos recursos indiretos que existem e principalmente o gerenciamento desses custos para a correta formação do preço de venda, pois um preço de venda mal formulado pode tornar uma empresa menos competitiva e fadada ao fracasso. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma maneira de definir o preço de venda ideal de um produto, baseando-se nas informações de gastos, custos e despesas registrados em um período de três meses na empresa Klein. Os resultados alcançados demonstraram que a empresa está tendo uma rentabilidade ainda maior do que a esperada.

1 INTRODUÇÃO

A questão da determinação dos custos dos produtos e serviços, os esforços para reduzi-los e a consequente tomada de decisão empresarial que torne a empresa mais competitiva no mercado tem sido um grande desafio, mesmo porque a forma de operacionalizar os produtos e serviços sempre em constante evolução exige novas técnicas e o aperfeiçoamento do sistema de custeio. Embora as técnicas de controle de custos tenham melhorado nos últimos anos, muitas empresas ainda têm políticas e métodos ultrapassados.

Para se compreender a real importância do controle de custos dentro das organizações é necessário, inicialmente, ter conhecimento dos conceitos de gastos, investimentos, custos, despesas, perdas e desperdícios. É fundamental promover o controle de custos e conhecer os benefícios que este proporciona, assim como algumas falhas que devem ser evitadas a fim de garantir o sucesso. O atual cenário econômico faz com que as organizações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte tenha cada vez mais a necessidade de buscar maneiras de reduzir seus custos, pois esta é na maioria das vezes, a única forma de enfrentar a concorrência e se manter vivo no mercado.

Ao fornecer um produto ou serviço, uma organização deve possuir em suas mãos uma gama de informações a respeito de todos os custos e despesas que envolvem o seu negócio, tais como tributação, custos diretos e indiretos, fixos e variáveis e também despesas administrativas, pois quando vender seu produto ao cliente o seu preço não poderá estar equivocado, ou seja, abaixo do seu custo real ou com precificação elevada, neste caso, tornando-o menos competitivo no mercado. O objetivo principal do controle de custos é identificar cada custo envolvido para que então, se possa buscar uma maneira de reduzi-lo ou então, controlá-lo para uma melhor formação do preço de venda.

Para chegar a um preço de venda justo e que ainda traga algum retorno financeiro, pois este é o principal objetivo de toda organização, foram levantadas todas as informações necessárias relacionadas aos custos que envolvem a empresa estudada como um todo através de estudos mais técnicos como os tempos de cada operação até conversas informais para conhecimento do fluxo produtivo para então conhecer a real situação da empresa quanto ao que se refere o preço de venda e poder analisar se está obtendo retorno positivo ou não.

1.1 CASE

A Klein Cortinas Ltda está no mercado desde 1969, fundada por Osmar Klein e localizada à Rua 28 de Agosto, 2209, centro de Guaramirim - SC. No início a empresa era administrada por Osmar e sua família, tendo como atividade inicial a venda de cortinas, roupas, tecidos e enxovais de cama, mesa e banho. A partir de 1997 os gestores decidiram direcionar a sua atividade apenas para venda e manutenção de cortinas, persianas e decoração, focando assim em um público mais específico.

Em 2011 a empresa foi adquirida por Evenita Konell Pereira e hoje conta com uma equipe de colaboradores formada por doze pessoas, estes divididos nos setores de vendas, administração, corte, costura e instalação, mantendo a mesma proposta de negócio oferecida em 1997. A missão da empresa é “oferecer produtos diferenciados com requinte, beleza e serviços de qualidade, sendo parceiro no processo de decoração de ambientes e colocando ao dispor de seus clientes toda a experiência, qualidade e agilidade para ajudar a transformar o seu sonho em realidade”.

Devido à falta de controle e acompanhamento dos custos de fabricação, mão de obra e despesas administrativas na empresa, verificou-se a necessidade de conhecer todos os custos e gastos reais envolvidos no negócio a fim de obter conhecimento da lucratividade real alcançada na venda do produto. Considera-se que com embasamento em informações reais seja possível formular um preço de venda adequado à realidade do mercado sem deixar de alcançar um retorno financeiro positivo para a empresa.

Portanto este trabalho tem como objetivo a análise dos custos para formação do preço de venda dos produtos e assim obter um melhor controle do markup dos diferentes produtos fornecidos. Consequentemente há uma preocupação em conhecer os reais custos envolvidos e sua adequação na formação do preço de venda e possibilitar uma saúde financeira a empresa.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

É fundamental o conhecimento dos conceitos relacionados a custos e despesas para então aplicá-los na formação do preço de venda, sendo assim apresenta-se cada um deles com o objetivo de deixar claro a sua importância.

2.1 CUSTOS VERSUS DESPESAS

Para que se possa ter um controle de custos adequado, é necessário antes de tudo saber identificá-los e também diferenciá-los, pois o conceito de custos e despesas deve estar bem claro para o gestor.

Segundo Ribeiro (1999), custo compreende os gastos com a obtenção de bens e serviços aplicados na produção. O custo pode ser definido como qualquer recurso usado para atingir um objeto específico, ou seja, é tudo o que está envolvido diretamente na transformação do produto oferecido, como a mão de obra direta, o consumo de matéria-prima, etc.

Para contabilidade de custos qualquer que seja o sistema necessita de distinção entre custos e despesas. Teoricamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com