TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE FINANCEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL E ATIVIDADE IMOBILIÁRIA

Por:   •  11/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: CONTABILIDADE FINANCEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL E ATIVIDADE IMOBILIÁRIA

Curso: Ciências Contábeis

Professor: Maurício Romeu Antunes

Nome do estudante: Karoline Pfleger Franz

Data: 26/08/19

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço Unisul Virtual de Aprendizagem (EVA).

QUESTÃO 1 – (Vale 3,00 pontos)

Em atendimento a Lei 6.404/76 - Lei da S/A (Sociedade por Ações) e alterado pela nova Lei nº 11.638/2007 a nova Lei das S/A, esta nova lei dá ênfase aos padrões das normas internacionais contábil. Neste sentido, alterou a estrutura do demonstrativo do Balanço Patrimonial, substituiu a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), pela Demonstração de Fluxos de Caixa (DFC), implantou a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), entre outras alterações fundamentais.

De acordo com a nova Lei das S/A, responda: Qual a finalidade da Demonstração do Fluxo de Caixa e sua importância? Identifique, também, para quais tipos de empresas essa demonstração é obrigatória. 

Caminho de resposta:

A DFC tem sua apresentação obrigatória para todas as sociedades de capital aberto ou com um patrimônio líquido maior a dois milhões de reais, essa obrigatoriedade foi definida pela lei nº 11.638/2007. Já as pequenas e médias empresas a determinação está na NBC TG 1000.

A demonstração do Fluxo de Caixa tem como finalidade a obtenção de um maior controle sobre o planejamento financeiro da companhia. Ela proporciona a identificação dos períodos de sobra e de escassez de recursos, garantindo que haja dinheiro disponível para cumprir com as obrigações dentro do prazo necessário.  Dessa forma, ela tem como finalidade apresentar toda a movimentação das entradas e saídas do caixa e equivalentes.

Sua importância se dá pelo fato de que através de análises e auditorias, é possível entender não somente da saúde financeira da empresa, mas como também buscar erros e possíveis fraudes contábeis.

QUESTÃO 2 – (Vale 3,50 pontos)

Em obediência as Legislações vigentes das leis das S/A: Lei 6.404/76, Lei 11.638/2007 e Lei 11.941/2009, as empresas com atividade econômica de construção civil também estão obrigadas a elaborar e apresentar as demonstrações contábeis por elas exigidas, exceto as micros e pequena empresas que tem legislação própria. Desta forma, peço que cite estas demonstrações contábeis exigidas das empresas de atividade da construção civil e, explique como são feitos os balanços patrimoniais e quais os princípios contábeis devem ser aplicados para que as informações dos balanços patrimoniais das empresas sejam confiáveis.

Caminho de resposta:

As demonstrações contábeis exigidas são:

  • Demonstração do Resultado do Exercício;
  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração dos resultados abrangentes;
  • Demonstração do Fluxo de Caixa;
  • Demonstração das mutações do patrimônio líquido;
  • Notas explicativas as demonstrações financeiras.

O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil designada a evidenciar qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.

 Essa demonstração informa a situação patrimonial da empresa, ou seja, todos os seus bens, direitos e obrigações, como também, identificar todos os investimentos e suas fontes de recursos.

Para que as informações sejam confiáveis devem ser aplicados os princípios da compreensibilidade, relevância, materialidade, confiabilidade, representação adequada, neutralidade, integridade, e outros.

A contabilidade aplicada ao setor da construção civil sempre teve dificuldades no que tange aos critérios utilizados para contabilização das receitas e despesas, que por muitas vezes não conseguem expressar de forma fidedigna a situação financeira das empresas em suas demonstrações.

QUESTÃO 3 – (Vale 3,50 pontos)

Em obediência as Legislações vigentes das leis das S/A: Lei 6.404/76, Lei 11.638/2007 e Lei 11.941/2009, as empresas com atividade econômica de construção civil também estão obrigadas a elaborar e apresentar as demonstrações contábeis por elas exigidas, exceto as micros e pequena empresas. Desta forma peço que com suas palavras explique como são feitas as Demonstrações dos Resultados dos Exercícios e qual o princípio contábil é fundamental na sua aplicação para que os resultados dos exercícios das empresas sejam confiáveis:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (302.7 Kb)   docx (73.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com