TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Contabilidade Financeira

Por:   •  8/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.270 Palavras (10 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Contabilidade Financeira

Módulo:

Aluno:

Turma:

Tarefa: Atividade individual

Introdução

Para as informações contidas nas demonstrações financeiras de uma determinada empresa serem relevantes, é necessário realizar uma análise do seu balanço patrimonial e demonstração de resultado do exercício. Esse é um dos intuitos da contabilidade, prover informações úteis para a tomada de decisão dos próprios dirigentes da empresa ou de figuras externas a ela. (LIMEIRA, 2014, pág 14).

Dessa forma, é utilizado esses relatórios contábeis para avaliar a situação patrimonial e como é gerado seu resultado, podendo descrever diferentes trajetórias na história dessa entidade. Por exemplo, é possível uma empresa ter tido resultados positivos e identificarmos de onde veio esse valor, ou então demonstrar se essa empresa é solvente ou não, no que tange o pagamento de suas obrigações de curto e longo prazo.

Abaixo, será realizada diferentes análises que englobam os aspectos das demonstrações contábeis, cada qual com sua finalidade acerca da Natura S.A..

Análise horizontal

A análise horizontal mostra a variação das diferentes contas das demonstrações contábeis, entre os períodos analisados, no caso, a evolução entre os anos de 2017 e 2018. Com esse tipo de análise, é possível perceber se houve um incremento ou decréscimo nas contas, bem como analisar a tendência gerada por esses valores.

Olhando para o ativo total, é possível notar ele teve um certo aumento no ano de 2018, porém isto não veio do ativo circulante (uma vez que houve redução), então temos que só poderia ter vindo do ativo não circulante, mais especificamente do realizável a longo prazo, que mais que dobrou. Isso indica que a empresa pode vender esses ativos e impactar positivamente o resultado no exercício seguinte, se fizer parte da estratégia dela.

Já que o ativo aumentou, é possível que o passivo ou o patrimônio líquido também seguiram essa tendência, uma vez que é a origens dos recursos. Entretanto, o total do passivo não sofreu tanta mudança assim (R$ 10.165.158 em 2017 versus R$ 9.914.170 em 2018), o que indica que essa variação positiva veio do incremento do patrimônio líquido. Um destaque no passivo circulante foi a redução da conta de empréstimos e financiamentos da empresa, provavelmente seus resultados para a redução desse passivo.

Bem como pressuposto anteriormente, o patrimônio líquido aumentou no ano de 2018, isso porque a conta de ajuste de avaliação patrimonial aumentou quase 9x, assim como a reserva de lucros e de capital, essas tiveram um aumento menor.

Partindo para a análise da demonstração de resultado do exercício, a primeira coisa que se nota é que a receita líquida de bens e serviços aumentou no ano de 2018, porém o lucro líquido reduziu nesse mesmo ano. Uma possível explicação para isso foi que as despesas financeiras em 2018 foram muito maiores do que em 2017 e o imposto de renda e contribuição social também. De um lado não se pode fazer muito em relação aos tributos pagos, uma vez que eles são impostos pelo governo, e de outro percebe-se que o custo dos empréstimos aumentou (seja por conta do ambiente macro ou do spread cobrado) e com isso, também é uma possibilidade que a empresa reduziu essa conta em seu balanço patrimonial.

Análise vertical

A análise vertical evidencia a qual é a participação de uma determinada conta perante o grupo, por exemplo, qual a participação do ativo circulante dentro do ativo total da empresa. Ela ajuda a entender e dimensionar os grupos do ativo, passivo e patrimônio líquido.

Do lado do ativo, temos que a maior parte das aplicações realizadas da Natura estão na conta ativo não circulante (corresponde a 77% do ativo total) e, consequentemente, o ativo circulante corresponde a, aproximadamente, 23% no ano de 2018. Essa informação demonstra que a empresa possui ativos realizáveis a longo prazo e, assim, mostra seu comprometimento em dar continuidade a sua atividade nos próximos anos, pois caso não a tivesse a maior parte de suas aplicações estariam alocadas no ativo circulante, muito provavelmente.

No passivo, ocorre algo semelhante ao que ocorreu no ativo, a maior parte das contas está alocado no longo prazo, o que pode garantir a empresa o bom gerenciamento de seu capital. Se tentarmos evidenciar o tamanho do ativo perante o patrimônio líquido chegamos a um resultado 4,85 no ano de 2018 (e 7,22 se comparado com os valores de 2017), isso significa que a empresa possui mais ativos do que patrimônio, sendo assim, que os recursos para utilizados para adquirir tais ativos vieram de outra conta, a saber, o passivo. Isso também denota que a empresa emprega mais recursos de terceiros do que capital próprio.

Se compararmos a representatividade do lucro líquido com a receita líquida em 2017 e 2018, vemos que ela vai de 11% para 9%, respectivamente, entretanto, como já evidenciado anteriormente, no ano de 2018 a receita líquida aumentou e, com isso, o denominador também gerando um número menor.

Cálculo dos índices de liquidez

2018

2017

 Liquidez Imediata

       0,04

         0,02

 Liquidez Corrente

       1,16

         0,74

 Liquidez Seca

       1,08

         0,70

 Liquidez Geral

       0,39

         0,40

A liquidez imediata mostra se a empresa conseguiria liquidar suas dívidas de curto prazo apenas com o que possui disponível em caixa, tiramos a conclusão de que ela não conseguiria fazer isso, pois o valor das obrigações de curto prazo é maior do que o valor presente em disponibilidade de caixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (219.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com