TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Contabilidade Financeira

Por:   •  27/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 3]

CONTABILIDADE FINANCEIRA

Análise Economica-Financeira

02/2020

[pic 4]

Elaborado por: Gabriela Salandim Marques

Disciplina: Contabílidade Financeira

Turma: Contabilidade Financeira-0220-0_2


Introdução

Neste relatório será possível através das Demonstrações Contabeis (Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercicio)

Através destas demonstrações será possível calcular e analisar:

- Análise Vertical;

- Análise Horizintal;

- Cálculo dos Indices de Liquidez;

- Cálculo da Estrutura de Capital;

- Cálculo da Lucratividade;

- Cálculo da Rentabilidade.

Estas observações servirão de ponto de partida para as análises aos usuários das informações contabies que necessitem conhecer seus resultados obtidos para tomadas de decisões.

Lembrando que de acordo com a Leu 11.638\2017, empresas S.A. tem por obrigação, publicar suas demonstrações financeiras.


Desenvolvimento

01: Relatórios Contabeis

Iniciaremos a apresentaçãos dos relatórios contábeis da empresa americanas S.A., começando pelo balanço patrimonial e a DRE (Demonstração de Resultado). Com isso foi possível classificar Ativos e Passivos Financeiros e Circulantes Operacional, além de também calcularmos a Análise Vertical e Horizontal.

Análise Vertical: serve para identificar a porcentagem de participação de determinado indicador nos resultados, tem como objetivo mostrar cada conta em comparação a demonstração financeira que pertence, comparando com padrões do ramo ou percentuais da empresa a ser analisada, no período analisado.(https://blog.fortestecnologia.com.br/entenda-a-diferenca-entre-analise-horizontal-e-analise-vertical/)

De acordo com Alcantara da Silva (2017), a analise vertical possibilita identificar a real importância de uma conta dentro do grupo de contas no qual ela pertence no Balanço Patrimonial e o montante de de cada componente dessa demonstração com suas respectivas receitas e despesas na Demonstração do Resultado.

Análise Horizontal: serve para analisar se os valores das demonstrações financeiras cresceram ou diminuíram em comparação com os períodos anteriores.

Permite verificaro desepenho financeiro da empresa e a situação de seu patrimônio, permitindo uma ideia da tendência futura. Em geral a analise horizontal evidencia o crescimento ou redução dos valores ao longo dos exercícios. (https://blog.fortestecnologia.com.br/entenda-a-diferenca-entre-analise-horizontal-e-analise-vertical/)

De acordo com Alcantara da Silva (2017), a análise horizontal é realizada a partir da observação da evolução de uma conta ou um grupo de contas durante vários períodos, focando nos efeitos, porem sem revelar as causas das mudanças. Esta analise pode ser realizada de forma retrospectiva ou evolutiva. É importante que se siga esta metodologia pois é o que permite descobrir e avaliar a estrutura e composição dos itens das demonstrações e sua evolução, mostrando os caminhos seguidos pela empresa até o presente momento e auxiliando na construção de uma linha histórica fundamental para o auxilio no estudo de tendências, e na construção de cenários.

Quadro 01

[pic 5]

Ativo:


Quadro 02

Passivo e Patrimonio Líquido:[pic 6]

Quadro 3

Demonstração de Resultado (DRE)

[pic 7]

02: Indicadores

2.1 Indicadores Economicos Financeiros

Em 2016 e 2017 a necessidade de capital de giro e seu saldo de tesouraria foram positivos, uma vez que obtiveram crescimento de um ano para o outro, conforme observado nas demonstrações contábeis anteriores, de um ano para o outro alguns resultados se mantiveram, enquanto outros aumentaram.

A partir dos dados apresentados e analisados, podemos interpretar que a Lojas Americanas S.A. está passando por uma expansão, aumentando seus investimentos, suas vendas e consequentemente seus capitais,

Qadro 04

Indicador Economico Financeiro:[pic 8]

Comentários:

Os saldos positivos demosntram que a empresa necessita de recursos para que suas despesas operacionas sejam devidamente supridas, e que ela não apresenta dependência financeira, quando tratado de excesso de aplicações financeiras.

2.2 Indicadores de Liquidez e Endividamento

Para Alcantara da Silva (2017) “o objetivo do estudo da liquidez é avaliar o grau de solvência da empresa, ou seja, capacidade financeira para saldar seus compromissos.”

A partir dos indicadores vamos avaliar a capacidade da empresa de cumprir com suas obrigações e assegurar sua continuidade visando a disponibilidade de recursos para manter suas operações.

Quadro 05

Indicadores de Liquidez:[pic 9]

Comentarios:

Liquidez Imediata: No ano de 2017 este indicador aumentou, o que demosntra que a empresa alcançou 37% de suas obrigações a curto prazo transformadas em dinheiro.

Liquidez Corrente: O indicador está superior a 100% o que demonstra que a empresa mais seus bens e direitos com relação as obrigações.

Liquidez Seca: Se não considerarmos o estoque, a capacidade de capital de giro da empresa diminu, porem matem-se acima de 100% demonstrando que a dependência do estoque é baixa se considerarmos seus recursos do ativo para pagamento de suas dívidas.

Liquidez Geral: Em 2017 este indicador aumentou, o que demonstra que a empresa aumentou sua capacidade de honrar suas dívidas de curto prazo e de longo prazo, se aproximando mais dos 100%.

Já para Alcanta da Silva (2017) os indicadores de Endividamento estão de certa forma ligados as decisões de investimento e financiamento, o que serve para demonstrar as grandes linhas de decisões financeiroas que foram adotadas pela empresa quanto o obtenção e aplicação de seus recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (694.9 Kb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com