TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA

Relatório da Atividade Prática Supervisionada apresentada à Faculdade Anhanguera, como parte das exigências do Curso de Ciências Contábeis para aprovação na disciplina de Contabilidade Intermediária.

 

Caxias do Sul

2014

Sumário

1.INTRODUÇÃO        

1.2 Operações de venda, tributação e contabilização        

2 Conclusão        

BIBLIOGRAFIA        

1.INTRODUÇÃO

Considerando a contabilidade como objeto de estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio das entidades. Todas as movimentações existentes no patrimônio são registradas pela contabilidade que resume os fatos em forma de relatórios e demonstrações contábeis.

Contabilidade é a ciência que desenvolve suas funções em torno do patrimônio, segundo Hilário Franco contabilidade “É a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente de gestão da riqueza patrimonial’’.

1.2 Operações de venda, tributação e contabilização

Em 31/12/2012 a empresa Comercial 1.000 – Presentes e Brinquedos Ltda apresentou o seguinte balanço patrimonial:

[pic 1]

Fonte: criação do autor Willian Ferreira dos Santos, 2014.

A empresa apresentou os seguintes fatos contábeis em janeiro de 2013:

[pic 2]

Segue abaixo razonetes em formato do T com saldo anterior conforme Balanço Patrimonial de 31/12/2012 e fatos contábeis de janeiro de 2013.

Razonetes

[pic 3]

[pic 4]

O balancete de verificação é um demonstrativo que auxilia relacionando os saldos das contas do diário, é imprescindível para a verificação se o método de partidas dobradas está sendo efetuado corretamente.

Por este método cada débito deverá conter um crédito de mesmo valor, cabendo ao balancete verificar se a soma dos saldos devedores é igual a soma dos saldos credores. Este demonstrativo poderá ser utilizado para fins gerenciais, com as informações dos registros contábeis mais atualizados o grau de detalhamento do balancete de verificação deverá estar adequado a finalidade do mesmo, caso o demonstrativo seja destinado a usuários externos o documento deverá ser assinado por contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Segue abaixo balancete de verificação da Empresa Comercial 1.000- Presentes e Brinquedos Ltda.

[pic 5]

Fazendo tal verificação do balancete da empresa Comercial 1.000, chegamos ao resultado na Apuração do Resultado do Exercício que segue abaixo:

[pic 6]

Verifica-se que a empresa Comercial – 1.000 Presentes e Brinquedos Ltda apresentou um lucro de 3.565.000,00 no período de 01/01/2013 a 31/01/2013. Após a realização da Apuração do Resultado do Exercício podemos elaborar o Balanço Patrimonial que segue abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (331.3 Kb)   docx (171.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com