TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE NO AGRONEGÓCIO

Por:   •  24/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

Responda:

Justificativa sobre a sua escolha em relação a atividade econômica 

A Avicultura vêm se destacando nas últimas décadas na região da Zona da Mata mineira, promovendo ações conjuntas em prol do desenvolvimento e gerando muitas vagas de empregos. 

Como funciona o agronegócio em sua região? 

Até a década de 1980, havia muita diversidade no agronegócio na região da Zona da Mata de Minas Gerais, a principal atividade era a produção de rosas, sendo uma região de clima ameno, muitos investidores, inclusive de outros países, como Alemanha, firmaram parcerias produtos locais e formaram um grande sindicato.

Até a década de 80 através da Uniflor( Sindicato Regional dos produtores de flores)  era referência de investimentos e geração de empregos.

O Negócio foi corrompido por fraudes dentro sindicato, causando o desencadeamento de uma crise que levou ao rompimento de vários produtores.

Na contra-mão da crise regional surgiu um novo negócio que foi alavancado pela grande oferta de mão de obra  e parcerias com antigos produtores de flores e que viam uma nova oportunidade, o setor de avicultura.

Dois irmãos visionários, fundaram uma empresa abatedor de frangos e buscaram parceiros para criação.

 Qual a atividade econômica predominante em sua região dentro cadeia produtiva do agronegócio? 

 Além das oportunidades diretas, a empresa movimenta diversas áreas secundárias, como: Plantação de milho, Fabricação de ração, plantações diversas.

Qual a participação percentual da atividade econômica que predomina em sua região e faça a projeção.

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal, Minas Gerais é o 5º maior produtor de carne de frango, com 7,9% do abate de aves realizado no país. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) registra a presença de 2.019 granjas avícolas comerciais ativas. Dessas, 1.804 são granjas de corte, 199 granjas de postura de ovos de consumo e 16 granjas classificadas como outras aves, que engloba, por exemplo, granjas de codorna e galo índio gigante. Em relação às granjas de reprodução, 28 estabelecimentos estão ativos e entre eles há: matrizeiras (21), granjas de avós (6) e granjas de bisavó (1). A avicultura está presente na grande maioria dos munícipios mineiros, com cadastros de propriedades voltadas tanto para a produção industrial quanto para à subsistência. O principal sistema de produção é o tipo integração, no qual é celebrado um contrato de parceria entre produtores e indústrias avícolas. Esse tipo de sistema de produção justifica a concentração das granjas nos munícipiosrelacionados na tabela 36, uma vez que a proximidade dos estabelecimentos de abate favorece a redução nos custos de produção.

[pic 1]

As principais regiões produtoras de carne são: Triângulo Mineiro (Nova Ponte, Uberaba, Araguari, Monte Alegre de Minas e Uberlândia), Central (Pará de Minas e São Sebastião do Oeste), Sudoeste (Juruaia e Monte Santo de Minas) e Zona da Mata (, Ervália e Visconde do Rio Branco).

Com base no histórico das exportações dos últimos anos há uma estimativa de que a projeção das exportações de carne de frango, para o próximo decênio, passará de 246,4 mil t, em 2018, para 356,1 mil t em 2027, o que representa uma taxa média de crescimento anual de 4,3% e variação de 52,0%. Esses valores projetados corroboram com o prognóstico da OCDE/ FAO, que registra em seu Relatório de Perspectivas Agrícolas 2018-2027, que os preços de carnes devem cair em termos reais, nos próximos anos, a níveis similares aos do começo dos anos 2000, permitindo à população mundial o maior acesso a essa proteína de origem animal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (295.8 Kb)   docx (352.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com