TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – Campus II

6º Semestre de Ciências Contábeis – Contabilidade tributária

Cesar Augusto

Cristiano Gobatto Pinheiro

Gilberto Rosa Taveira Junior

Luan Silva de Oliveira

Lucas dos Santos

Lucas Piccoli

Mainhanne A... Vilela

Yasmin Dantas Zanetti 3900606507

Rio Verde de Mato Grosso – MS

Outubro de 2014

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA

ETAPA 1

Aula-tema: Principais Funções e Atividades da Contabilidade Tributária; Principais Funções do Planejamento Financeiro/Tributário.

Esta atividade é importante para que você conheça melhor o papel do contador perante a análise tributária de novos negócios.

PASSO 1

Ler o artigo: Contabilidade tributária nas empresas. Disponível em Acesso em: 26 abr. 2013. E no máximo em duas laudas apresentar resenha sobre o material.

Empresas de grandes partes do mundo estão passando por momento delicado em relação à obrigação tributária em geral. O mercado interno aquecido pelo governo, por suas políticas progressistas para manutenção da sustentabilidade e continuidade dos números e que notam a economia brasileira, é uma alternativa para as empresas.

As novas tecnologias tributárias exigem maior transparência e controle interno das empresas, tentando diminuir a economia formal e a sonegação fiscal, com isso muitos profissionais estão se aperfeiçoando através de cursos e palestras. E com esse uso da tecnologia as fiscalizações serão informatizadas.

É sempre bom diagnosticar os pontos fracos e fortes da gestão empresarial. Este diagnóstico pode ser feito através de: Controle de estoques, custos e despesas; pesquisa de mercado; customização e precificação; informações sobre processos trabalhistas, previdenciários, tributários, civis, criminais e pequenas causas; análise de índices financeiros e econômicos; etc.

Muitas empresas não estão autorizadas pela prefeitura para exercer suas atividades em determinados locais. Algumas delas resolvem reduzir custos com a terceirização, mas perdem controle na qualidade de seus produtos na fabricação e com isso são oferecidos a um mercado alternativo. É importante ressaltar a afirmativa de que “A maioria das empresas não tem informações sobre o real impacto tributário na customização de seus insumos e na precificação de seus produtos”.

A contabilidade tributária compreende parte da contabilidade gerencial voltada para identificação, tratamento e gerenciamento dos tributos inseridos nos fatos e atos contábeis que tendem a viabilizar o patrimônio da empresa no exercício de sua atividade econômica.

O conhecimento dos tributos é matéria essencial para o exercício dessa contabilidade, mesmo o empreendimento sendo caracterizado como imune ou isento, pois há situações em que os tributos têm seus respectivos alcances. A informação e conhecimento dos regulamentos e demais normativos e portarias complementares são essenciais para um bom exercício da contabilidade.

O PES (Planejamento Estratégico Sustentável) não cria apenas mecanismos completos de avaliação do valor e do potencial de negócio de uma empresa, mas sim retrata melhorar a realidade efetiva da empresa.

Não é viável tomar mais decisões com base em referências que foram úteis no passado recente. Com essas mudanças são exigidas das empresas uma gestão do negócio de forma socialmente responsável e correta, com ética nos negócios e nas atividades, respeito e preservação no meio ambiente e motivação e valorização dos funcionários. Mas para atender toda a demanda e responsabilidade, o empresário enfrenta dificuldade na contribuição com recursos e ações concretas, pois é um campo farto.

Com essa renuncia fiscal das autoridades públicas, federais, estaduais e municipais, temos incentivos que se aplica para projetos sociais, pelas empresas, reduzindo as dificuldades burocráticas e favorecendo quem necessita.

Pode-se concluir que para qualquer atividade econômica, inserida no novo cenário globalizado, ser considerada sustentável necessita ser economicamente viável, ecologicamente correta, socialmente e culturalmente justa, legalmente exequível, financeiramente rentável e melhorada continuamente.

PASSO 2

Assistir ao filme: Classificação dos tributos, disponível em .Acesso em: 30 abr. 2013. E potencializar seus conhecimentos sobre tributos em geral, objetivando o cumprimento deste Desafio.

Para ser um tributo é necessário ser fixado por lei, a Lei Complementar, e quem fez essa lei foi o Código Tributário Nacional.

Temos cinco espécies de tributos:

- Impostos

- Taxas

- Construções de melhoria

- Empréstimos Compulsórios

- Contribuições especiais

Verificar se o tributo depende de contra prestação estatal (vinculado), que são as taxas e construções especiais, que é quando tem um serviço público, e no caso das construções especiais deve ser valorizado.

Não vinculado: Impostos, Empréstimo Compulsório e Contribuições especiais.

PASSO 3

Escolher (1) um produto que a nova empresa irá comercializar, estabelecendo:

a) Quantidade comprada no mês.

b) Quantidade vendida no mês (sugira quantidade vendida ligeiramente menor que a adquirida).

c) Preço unitário de compra.

d) Preço unitário de venda (sugira markup para o empreendimento).

e) Valor unitário das Despesas Comerciais, por unidade do produto vendido.

f) Valor unitário das Despesas Administrativas (exceto folha de pagamento), por unidade do produto vendido.

g) Valor unitário das Despesas Financeiras, por unidade do produto vendido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com