TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

CONTABILIDADE

Conceito

Contabilidade é uma Ciência social que estuda o patrimônio de uma entidade, registra analisa e controla as movimentações financeiras. econômicas e administrativas com o objetivo de fornecer a seus usuários corretas informações do patrimônio e suas mutações afim de auxiliar na tomada de decisões.

Principios

Métodos e mecanismos que direcionam o profissional contábil para o exercício de sua profissão.

Princípio da entidade

Este Princípio consiste em separar o patrimônio e movimentações da empresa com as dos seus respectivos sócios. Não os permitindo fazer uso dos bens da empresa para uso pessoal caracterizando-o como objeto da entidade.

Princípio da Continuidade

Considerando que a empresa continuará em operação no futuro este princípio assegura que as informações contidas em suas demonstrações sejam fidedignas, e quando suas atividades tiverem prazo fixo de encerramento as demonstrações deverão evidenciar tais fatos.

Princípios da Oportunidade

A avaliação do patrimônio deve ser registrada de forma integra sem omissões e excessos, e em tempo hábil para tomada de decisões

Princípio do registro pelo valor original

A composição do patrimônio deve ser registrada pelo valor original ao qual foi adquirido expresso em valor presente na moeda do pais.

Princípio da competência

Os registros contábeis devem ser efetuados de acordo com os acontecimentos, independentes de recebimento e pagamentos.

Princípio da prudência

Determina que os valores dos ativos deverão adotar o menor valor e do passivo o maior valor sempre que apresentar alternativas. Auferindo assim maior confiabilidade nas demonstrações confeccionadas.

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

São conjunto de informações que evidenciam as movimentações e o patrimônio da entidade como supracitado que devem ser divulgados para as sociedades por ações representando sua prestação de contas

As demonstrações resumem-se em balanço patrimonial; demonstração do resultado do período (DRE); demonstração do resultado abrangente do período (DRA) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período (DMPL); demonstração dos fluxos de caixa do período (DFC), demonstração do valor adicionado do período (DVA) a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) e notas explicativas, que devem ser elaboradas ao termino de cada período

BALANÇO PATRIMONIAL (BP)

O balanço tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada data. representando, uma posição estática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com