TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade

Por:   •  14/6/2018  •  Resenha  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

A contabilidade surgiu pela necessidade de proteger o patrimônio, os contadores tinha a função apenas de registrar os bens que as pessoas possuíam.

No Brasil a contabilidade foi se desenvolvendo a partir do momento que a globalização chegava ao país com o novo padrão de normas contábeis. Com este avanço o Brasil se via obrigado a acompanhar estas mudanças se quisesse oferecer seus serviços com a mesma qualidade internacional.

Com a chegada das normas internacionais de contabilidade haveria uma nova questão a resolver, os profissionais da área teriam que se atualizarem ao novo modelo contábil.

Muitos profissionais foram em busca de se adaptarem as novas mudanças tanto em termos normatizadores e práticos, se tornando capacitados a praticar essas novas normas contábeis no mesmo nível internacional.

Início da contabilidade e sua globalização

No Brasil a contabilidade teve inicio no período Colonial, surgiu com o simples objetivo de controlar o patrimônio (Bens, direitos e obrigações).

Por muito tempo, o contador foi visto como um funcionário indireto do governo, que servia apenas para calcular e preencher as guias e formulários para atender o fisco.

Com o aumento na quantidade de negócios e no volume de dinheiro, a contabilidade tornou-se uma ferramenta fundamental para ajudar as empresas a não perder o controle do que acontece e manter-se no mercado econômico, tendo um maior controle do seu patrimônio.

Na década de 90 houve um avanço na globalização no Brasil. Começaram a chegar empresas estrangeiras ao país com novas tecnologias e modelos de administração, despertando as empresas brasileiras a melhorar sua produtividade e qualidade dos produtos, para que possa competir igualmente.

Essa globalização foi o processo de integração cultural, socioeconômico, politico e social visando diminuir as barreiras existentes entre os países.

A partir desse avanço, percebeu a necessidade de padronizar as normas contábeis nacionais. A contabilidade foi adaptada ao padrão internacional, buscando estreitar as diferenças e facilitar a comunicação e foi vista como uma tentativa interna de expansão e solidificação no mercado interno.

Esta mudança foi o meio de ganhar confiabilidade no mercado internacional e por consequência garantir um maior investimento.

Novas tendências da contabilidade com a globalização

Atualmente a contabilidade deve ser ágil, confiante, transparente e deve ser utilizada como ponto de referência na tomada de decisões das empresas. É através dela que se obtém o controle do patrimônio, os gastos, recebimentos e que se tem o parâmetro econômico para se manter no mercado.

A globalização no Brasil foi uma das principais influências de modelo econômico, com ela obteve melhoria nos sistemas de comunicação, abriu novos caminhos para entrada dos grandes sistemas de telecomunicações e a internet banda larga, atraindo para o país inúmeros investidores. E muitos destes investidores participam da economia brasileira através da Bolsa de Valores.

Por outro lado, quando os mercados mundiais entram em queda, o Brasil sai bastante prejudicado, isso se deve ao outro da globalização uma vez que estão interligados.

Apesar de a globalização permitir uma menor distância entre os países, ainda há uma barreira que separa os países desenvolvidos dos subdesenvolvidos, mostrando que se pode evoluir para reduzir esta diferença.

A globalização também influenciou diretamente as atividades econômicas do Brasil, tanto de forma positiva, quanto de forma negativa. Mostrando aos profissionais contábeis a necessidade de se adaptarem as mudanças em relação às novas normas, praticas e objetivos contábeis.

Perfil do profissional contábil

Com esta transformação na contabilidade, houve a necessidade de os profissionais contábeis buscarem renovação, pois o mercado exigia cada vez mais um profissional competente para resolver os desafios do mercado e satisfazer a expectativa do consumidor externo.

Com estes profissionais capacitados aos novos padrões internacionais da contabilidade, permitiu alcançar objetivos como: difundir a competência na área contábil, atender as necessidades dos investidores e facilitar as atividades das empresas transnacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com