TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade

Por:   •  8/7/2018  •  Exam  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

Slide 1

1) Conceitue a Contabilidade.
A contabilidade é uma ciência que estuda, analisa, registra e controla o patrimônio das entidades afim de fornecer informações para ajudar na tomada de decisão dos interessados.

2) Discorra sobre a classificação da Contabilidade.
Toda e qualquer operação realizada (compras, vendas, despesas. Receitas e etc.) tem um reflexo imediato na contabilidade onde são registradas de acordo com a sua natureza. O ato de registrar essas operações chama-se CLASSIFICAÇÃO. Classificar uma conta representa debitar ou creditar esta conta de acordo com a operação realizada, e é por meio dessa classificação que nascem o registro de diversos livros que por sua vez dão origem aos balanços e balancetes.

3) Fale sobre as áreas de aplicação da Contabilidade.
A contabilidade pode ser estudada no modo geral(para todas as empresas) ou particular( para aplicada em certo ramo ou setor da área econômica)


4) Discorra sobre o papel de cada usuário da Contabilidade.
Os usuários podem ser separados em usuários externos e internos, esses são:

Governo(externo): Se interessa pelas demonstrações contábeis para realizar auditoria fiscais a fim de analisar possíveis fraudes e sonegação de impostos.

Fornecedores(externo): Se interessa pelas demonstrações contábeis para saber se a empresa terá dinheiro suficiente para pagar as duplicatas derivada das operações realizadas entre a empresa e seus fornecedores.

Bancos(externo): Se interessa pelas demonstrações contábeis para a possível aprovação de empréstimos e para analisar a capacidade de pagamento da mesma.

Investidores(Interno): São pessoas que injetaram capital na empresa, eles se interessam pelas demonstrações contábeis para verificar qual a sua parcela de lucro na empresa e para saber se o investimento está gerando lucro ou se o investidor deve se retirar caso o investimento não continue sendo satisfatório.

Funcionários(interno): Geralmente se interessam pelas demonstrações contábeis para saberem da capacidade de pagamento da empresa, para saberem se seu emprego está seguro ou será necessário um corte de gastos.

5) Fale sobre os princípios contábeis.
Os princípios da contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à ciência da contabilidade, consoante e entendimento predominante no universo cientifico e profissional.




6) Discorra sobre os relatórios Contábeis e mostrando sua importância para a tomada de decisão.

Os relatórios contábeis, também chamado de informe contábil ou demonstrações contábeis , é a forma mais simples e prática que as ciências contábeis tem para apresentar os dados sobre o contexto econômico da empresa em determinado período.  É a partir da análise e interpretação dos dados de cada relatório que é possível escolher as melhores estratégias e optar por soluções que vão de encontro as necessidades atuais da empresa.


Slide 2

1) Defina patrimônio líquido de uma empresa.
Pl= bens+direitos-obrigações
O patrimônio líquido da empresa é a medida eficiente da verdadeira riqueza.

2) O Que representa o Patrimônio para a contabilidade?
O patrimônio é o objeto de estudo da contabilidade. Ou seja, sem o patrimônio não haveria a contabilidade. O patrimônio representa os bens, direitos e obrigações que uma entidade possui.

3) Como se classifica o Patrimônio na contabilidade quanto a sua natureza? E quanto aos elementos que o compõe.
O patrimônio é classificado:
Bens tangíveis, são bens que tem forma física e são palpáveis ex: Veículos, móveis, imóveis, mercadorias, utensílios e etc.
Bens intangíveis, são bens que não possuem forma física e não são palpáveis ex: Marcas, patentes e etc.

4) Quais os modelos matemáticos para se encontrar o patrimônio líquido?
Pl=Bens+direitos-obrigações

5) Fale sobre a representação gráfica do patrimônio.
O patrimônio pode ser representado em uma tabela onde os bens e direitos ficam do lado esquerdo e as obrigações ficam no lado direito. Na maioria das representações coloca-se as coisas positivas primeiro e depois as negativas.

6) Discorra sobre a importância do patrimônio para uma empresa.
O patrimônio é tudo o que uma empresa tem. É a partir do patrimônio que é possível fazer uma raio X para verificar a situação financeira de uma empresa e é a partir disso que é verificado a liquidez e o endividamento da mesma.



Slide 3

1) Defina e classifique as contas na Contabilidade, citando exemplos de cada.
Contas é o nome técnico dado aos componentes patrimoniais e classificam-se em 2 grupos:
Contas patrimoniais: Bens, obrigações, direitos e patrimônio líquido.
Contas de resultado: contas de receitas e despesas

2) Fale sobre as demonstrações contábeis.
Demonstrações contábeis são dados coletados pela contabilidade são apresentados periodicamente aos interessados de maneira ordenada e resumida. São exigidos por lei pela legislação do imposto de renda.

3) Discorra sobre plano de contas e sua importância para a contabilidade.
É um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de contabilidade. É importante para a contabilidade pois garante a uniformização dos registros contábeis.

4) Fale sobre os lançamentos contábeis e como eles são representados na contabilidade.
Os lançamentos são os registros dos fatos contábeis. Nas contas patrimoniais pertencem ao ativo, passivo exigível e patrimônio líquido. Nas contas de resultado são representados pelas receitas e despesas.

5) Comente sobre o método das partidas dobradas e o que ele representa para a contabilidade.
É um método de escrituração que diz que toda origem corresponde a uma aplicação e toda aplicação corresponde a uma origem (A aplicação é o débito e a origem é o crédito.). Representa um registro, patrimonial ou de resultado do período, que representa “algo que vai, simultaneamente a outro algo que vem”, portanto são lançamentos de débito e de crédito.


Slide 4

1) Defina a Escrituração Contábil
É um técnica contábil que consiste em registrar nos livros próprios todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que modifiquem ou possam vir modificar a situação patrimonial.

2) Fale sobre os elementos da escrituração
Elementos indispensáveis para a escrituração são:
-Deve ser feito na língua e moeda corrente nacionais;
-Deve ser feito em forma contábil;
-Deve estar em ordem cronológica de dia, mês e ano;
-Deve estar com a ausência de espaços em branco, entrelinhas, borrões,        rasuras, emendas ou transporte para as margens;
-Deve estar com base em documentos de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos e a prática de atos administrativos.

3) Classifique os métodos de escrituração citando exemplos.
Os métodos de escrituração estão classificados em método das partidas simples, onde se tem apenas o controle de um elemento por vez (1 conta crédito ou 1 conta débito por vez) e o método de partidas dobradas é capaz de analisar vários elementos de uma vez(ex:1 conta débito + 1 conta crédito, várias contas débito+ várias contas crédito)

4) Defina lançamento
É o meio pelo qual se processa a escrituração.

5) Discorra sobre os elementos que compõe o lançamento
Todo lançamento deve conter os seguintes elementos.
- Local de data da ocorrência do fato;
-Conta a ser debitada;
-Conta a ser creditada;
- Histórico;
-Valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com