TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade

Por:   •  7/10/2018  •  Artigo  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

CONTABILIDADE

Para que uma empresa prospere, seja ela pública, privada ou autarquia, é necessário apurar e avaliar seus impactos econômicos, sociais e ambientais. Tendo isto, a contabilidade é a ciência utilizada para apresentar o patrimônio e o desenvolvimento da empresa, com detalhamento de indicadores, e também possui diversos instrumentos de análise adequados também à administração rural e que podem ser utilizados para detectar problemas, reduzir custos e selecionar atividades mais rentáveis.

Patrimônio Líquido

O patrimônio líquido (PL) faz referência ao grupo de contas que registra o valor contábil de uma entidade. Trata-se de uma subconta contábil que leva em consideração aspectos como o capital social, os aportes financeiros de acionistas, os lucros acumulados, contas de reserva e até o fluxo de caixa.

Quando falamos de PL, geralmente estamos tratando de uma empresa, ou seja, uma pessoa jurídica. E com base no patrimônio líquido, é possível tirar várias conclusões importantes sobre a saúde de um determinado negócio.

Para o entendimento da possibilidade de transportar o conceito de patrimônio líquido para “pessoas físicas”, é preciso conhecer melhor a definição de dois conceitos primordiais:

Ativo e Passivo. Os ativos são os bens, como o dinheiro em caixa, móveis e imóveis, maquinários, estoque de mercadorias, e os direitos, ou seja, as dívidas a receber, ambos que a empresa possui e que podem ser convertidos em meios monetários. E os passivos são as obrigações, ou seja, as despesas feitas pela empresa que se constituem por contas a pagar, para fornecedores ou ao governo, por exemplo.

Créditos em Curto Prazo

Investimentos

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente os bens, direitos (ativo) e obrigações (passivo), numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com