TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade

Por:   •  16/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.311 Palavras (14 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 14

Aluno: Diosmar da Silva Lucena

Matrícula:11403335

Responda as questões:

Sobre o IFRS – Foundation

  1. Qual a estrutura do IFRS  Foundation?

A IFRS Foundation tem uma estrutura de governança em três níveis, baseada em um conselho independente de padrões (International Accounting Standards Board), governado e supervisionado por curadores de todo o mundo (Curadores da Fundação IFRS) que, por sua vez, são responsáveis ​​por um monitoramento. Conselho de autoridades públicas (IFRS Foundation Monitoring Board).(ifrs.org)

Organização da estrutura

[pic 3]

  1. Qual a função do Conselho de Monitoramento?

Criado em janeiro de 2009, com o objetivo de vincular formalmente os curadores e as autoridades públicas almejando aumentar a responsabilidade pública da Fundação IFRS.

As principais funções do Conselho de Monitoramento são garantir que os curadores continuem cumprindo suas obrigações, conforme definido pela Constituição da Fundação IFRS, bem como aprovar a nomeação ou a recondução dos curadores. O Conselho de Monitoramento reúne os Curadores pelo menos uma vez por ano, ou mais frequentemente, se apropriado.

O Conselho de Acompanhamento é constituído pelas autoridades do mercado de capitais responsáveis ​​por definir a forma e o conteúdo dos relatórios financeiros. Por meio do Conselho de Monitoramento, os reguladores de valores mobiliários que permitem ou exigem o uso de IFRS em suas jurisdições poderão cumprir com mais eficiência seus mandatos em relação à proteção do investidor, integridade do mercado e formação de capital.(ifrs.org)

As responsabilidades do Conselho de Monitoramento são:

  • Participar do processo de indicação de curadores da Fundação IFRS e aprovar a nomeação de curadores de acordo com as diretrizes estabelecidas na Constituição da Fundação IFRS.

 

  • Revisar e fornecer conselhos aos curadores sobre o cumprimento das responsabilidades estabelecidas na Constituição da Fundação IFRS. Os curadores farão um relatório anual por escrito para o Conselho de Monitoramento. (iasbplus.com)

  1. Qual a função do IASB?

O IASB é um órgão independente do setor privado que se destina ao estudo de padrões contábeis, com sede em Londres, Grã-Bretanha. É formado por um Conselho de Membros, constituído por representantes de mais de 140 entidades profissionais de todo o mundo, inclusive o Brasil, representado pelo Instituto Brasileiro de Contadores (IBRACON) e Conselho Federal de Contabilidade. (CFC). (NIYAMA, 2010)

O papel do IASB

Nos termos da Constituição da IFRS Foundation, o IASB tem total responsabilidade por todas as questões técnicas da Fundação IFRS, incluindo:

  • Discricionariedade no desenvolvimento e prossecução da sua agenda técnica , sujeita a certos requisitos de consulta com os curadores e com o público.

 

  • A preparação e emissão de IFRSs (que não sejam as interpretações) e projetos de exposição, seguindo o devido processo estipulado na Constituição;

 

  • A aprovação e emissão de Interpretações desenvolvidas pelo Comitê de Interpretações IFRS. (iasbplus.com)

  1. Qual a função do IFRS Interpretations Committee (Comitê Interpretação do IFRS)?

O Comitê de Interpretações é composto por 14 membros votantes, nomeados pelos curadores da Fundação IFRS. Os membros fornecem a melhor experiência técnica disponível e diversidade de negócios internacionais e experiência de mercado relacionados à aplicação das Normas IFRS.(ifrs.org)

O Comitê de Interpretações IFRS interpreta a aplicação das IFRSs e fornece orientação tempestiva sobre as questões de relatórios financeiros não especificamente abordadas nas IFRSs, no contexto da Estrutura do IASB, e realiza outras tarefas a pedido do IASB.(iasbplus.com)

  1. Quais a normas e pronunciamentos emitidos pelo IFRS/IASB?

As normas internacionais são compostas por um conjunto de 5 tipos de pronunciamentos técnicos (Framework, IAS, IFRS, SIC e IFRIC):

  • Framework: O framework não é oficialmente um pronunciamento técnico.
  • IAS: Os pronunciamentos IAS (International Accounting Standard), são os primeiros pronunciamentos emitidos pelo IASC.
  • SIC: As interpretações SIC (Standing Interpretations Committee)
  • IFRS: Os pronunciamentos IFRS (International Financial Reporting Standard) são emitidos pelo IASB. Eles são, portanto, os mais recentes.
  • IFRIC: As interpretações IFRIC (International Financial Reporting Interpretations Committee). Elas são portanto as interpretações mais recentes.

As normas estabelecidas pelo órgão predecessor do Conselho, o Comitê Internacional de Normas Contábeis, são denominadas Normas IAS ® . Estas Normas têm o mesmo status que as Normas IFRS. Interpretações autoritativas dessas normas, desenvolvidas pelo Standing Interpretations Committee, são denominadas Interpretações SIC ® . 

Sobre o USGAAP – (Normas Norte-Americanas de Contabilidade)

  1. O que é o AICPA (American Instituteof Certified Public Accountants)?

Em 1937, o Instituto Norte-americano de Contadores (AIA) fundiu-se com a Associação Norte-americana de Contadores Públicos Certificados, formando uma organização maior e de grande influência para o desenvolvimento da teoria contábil: o Instituto Norte-americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA – American Institute of Certified Public Accountants).Sua atuação é destacada, principalmente, na promulgação dos padrões de auditoria e no código de ética profissional a ser observado pelos contadores públicos certificados. (NIYAMA, 2010)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (316.7 Kb)   docx (189.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com