TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.182 Palavras (21 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE FACUDADE ANCHIETA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

[pic 1]

Carlos Eduardo de Carvalho

RA: 9420560826

DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE

Disciplinas:

Contabilidade Básica

Gestão de custos e formação de preços

TUTOR EAD Fábio Cerqueira

São Bernardo do Campo – SP

2015

SUMÁRIO

Introdução                                                                                         3

Contabilidade                                                                                   4,5,6,7,8

Principais Conceitos                                                            _                         _           8,9,10

Equações Básicas                                                                                    11

Despesas, Receitas e Resultados                                                                  11

Equações Finais                                                                                          12

Razonetes Verificação          _                                                             12.13

Balancete de Verificação                                                                      14,15

Balanço Patrimonial                                                                                     16

DRE                                                                                                          17

Tabela de custos e Despesas                                                                          17

Formação de preços                                                                                     18

Provisões de situações                                                                          18

Conclusão                                                                                               19

Referências                                                                                               20


INTRODUÇÃO

     Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância dos relatórios financeiros, sendo eles um instrumento de grande valia na tomada de decisões empresariais.
     As demonstrações financeiras são relatórios contábeis que ajudam na tomada de decisões facilitando a visualização da posição patrimonial da organização.
     O artigo 176 da lei 640/76 estabelece que a diretoria das empresas devem elaborar um relatório contábil para mostrar a situação patrimonial da mesma.

     A contabilidade tem como um de seus atributos dispor de informações úteis para os seus inúmeros usuários e, talvez por isso, e diante de outras restrições naturais que impedem a geração de relatórios que atendam a todas as necessidades específicas, tem sofrido alguns questionamentos sobre as terminologias utilizadas. 
    O trabalho apresenta fatos relacionados ao Balanço patrimonial e ao Demonstrativo de Resultado do exercício proposto.

CONTABILIDADE 

     A contabilidade consiste em registrar episódios e ação administrativos para melhor visibilidade dos negócios. Diariamente ocorre na empresa fatos que podem ou não intervir no patrimônio, como a compra, venda, pagamentos e recebimentos. 
    É a contabilidade responsável por toda a engrenagem que é de armazenar, classificar, comprovar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no dia-a-dia de uma empresa seja ela pessoa física ou jurídica, lucrativa ou não lucrativa, pública ou privada. Com essas ações a contabilidade fornece informações para a tomada de decisões, e é através da contabilidade que se pode ter o controle do capital de uma empresa. 
    A contabilidade tem como objetivo permitir o controle do administrativo sobre as ações da organização e permite um planejamento minucioso por meio das informações e orientações econômicas e financeiras. Em uma organização ocorre variação que se caracteriza a medida que pratica ação de natureza econômica e financeira exemplo: comprando algo vendendo algum produto consumindo um bem ou serviço. Essa variação pode ser aumentativas ou diminutivas do capital patrimonial. 
    Dessa forma, para distinguir a situação de uma empresa são utilizados os meios da contabilidade, pois quando esta registra, classifica, demonstra, avalia e interpreta todos os acontecimentos da empresa, possibilita o conhecimento da situação do patrimônio a qualquer momento. Chegamos a conclusão que objetivo da contabilidade e o patrimônio das organizações a fim de orientar e avisar os administradores sobre como está o patrimônio, qual foi sua alteração e se seus objetivos foram alcançados. 
    Os principais usuários são as pessoas que se usam da Contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam nos instrumentos contábeis as suas respostas. Podem ser divididos em: Usuários Internos e Usuários Externos. 
    Usuários Internos: são todas as pessoas ou grupos incluídas com a empresa e que têm facilidade de acesso às informações contábeis, tais como: 

    • Gerentes ou Administradores: para a tomada de decisões; 
    • Funcionários: com interesse em pleitear melhorias; 
    • Diretoria: para a execução de planejamentos organizacionais. 
    • Usuários Externos: são todas as pessoas ou grupos que tem facilidade de acesso direto às informações, mas que as recebem de publicações das demonstrações pela entidade, tais como: 
    • Bancos: interessados nos esclarecimentos financeiros a fim de analisar a concessão de financiamentos e medir a capacidade de retorno do capital emprestado; 
     • Concorrentes: interessados em conhecer a situação da empresa para poder agir no mercado; 
     • Governo: que necessita obter informações sobre as receitas e as despesas para poder atuar sobre o resultado operacional no que pertence a sua parcela de tributação e planejamento macroeconômico; 
     • Fornecedores: interessados em conhecer a situação da entidade para poder continuar ou não as transações comerciais com a entidade, além de medir a garantia de recebimento futuro; 
     • Clientes: interessados em medir a integridade da entidade e a garantia de que seu pedido será atendido nas suas particularizações e no tempo acordado. 
    O usuário interno principal da informação contábil na entidade moderna é a alta-administração, que pela imediação à Contabilidade, pode solicitar a elaboração de relatórios específicos para auxiliar na gestão do negócio. 
    Considera-se a importância da contabilidade em uma empresa para o acompanhamento do desenvolvimento empresarial seja para tomada de decisões administrativas, controle econômico e financeiro ou para avaliar as quantias que a empresa oferece para cumprir seus compromissos juntos ao seus clientes, fornecedores e principalmente ao fisco. Sua intenção é, como já classificamos, fornecer informações sobre o patrimônio. Informações de ordem econômica que promove a tomada de decisões por parte administrativa ou de proprietários como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa. 
    Segundo Osnir Moura Ribeiro, mediante o conhecimento e aplicação de técnicas contáveis podemos ter um controle permanente e eficiente das gestões do patrimônio de uma empresa obtendo informações econômicas, financeiras ou de outra natureza. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (377.2 Kb)   docx (234.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com