TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade

Por:   •  11/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução.

O presente projecto de pesquisa constitui uma forma de demonstrar as principais implicações que traz a transição e implementação do PGC - NIRF na movimentação das contas e elaboração das demonstrações financeiras no ensino, bem como contribuir para a melhoria da qualidade de aplicação do mesmo no ensino da contabilidade. Já a 03 de Novembro de 2009, o Conselho de Ministros aprovou o Decreto70/2009 de 22 de Dezembro que aprova o Sistema de Contabilidade para o Sector Empresarial em Mocambique. O Decreto visa ajustar o quadro contabilístico nacionalao processo de intergarcao contabilística e estabelece o sistema de contabilidade para o sector empresarial em Mocambique que integra o Plano Geral de Contabilidade para empresas de grande e media dimensão, designado PGC – NIRF e o de pequenas e demais empresas, designado PGC – PE (Art. 1 do Decreto70/2009 de 22 de Dezembro).

Assim, uma vez obrigatório aplicacao do PGC – NIRF quer no ensino, quer no sector empresarial, o presente projecto de pesquisa, vai desenvolver o seguinte tema: As dificuldades de aplicação do PGC – NIRF no ensino, Caso particular do Instituto Industrial e Comercial Ngungunhane de Lichinga - Niassa. Esta pesquisa tem uma grande relevância para os estudantes, académicos e profissionais da área de contabilidade, uma vez que se pretende dar uma visão sobre o tratamento contabilístico do PGC – NIRF, no âmbito das Normas Internacionais de Contabilidade e de Relatos Financeiros (NCRF). O presente tema também tem uma relevância especialmente para os estudantes de contabilidade na medida em que vem aumentar o numero de instrumentos de apoio existentes para a sua formação como uma fonte de consulta em futuros trabalhos. Aos profissionais de contabilidade e académicos, pretende-se despertar-lhes para esta nova realidade no cenário contabilístico Moçambicano.

A pesquisa será realizada no Instituto Industrial e Comercial Ngungunhane de Lichinga e o seu estudo estará delimitado num período compreendente a três meses. Com todo um projecto para ser concretizado é necessário que se desloque ao local de estudo, deste modo, deslocar-se-á ao terreno no sentido de colectar dados relevantes através de um questionário dirigido ao grupo alvo que serão alguns estudantes desta instituição do ensino e alguns docentes do curso de contabilidade que exercem funções neste mesmo estabelecimento. Para melhor estruturar este estudo o presente projecto está estruturado da seguinte maneira: Tema do projecto; justificativa, que é a parte do projecto que nos mostra a razão da escolha do tema; problematização, que é a necessidade de conhecer ou compreender melhor uma realidade pouco estudada; hipóteses, que é uma sentença afirmativa e formula a solução provisória param o problema (suposição); fundamentação teórica, que é a base científica fundamentada por vários autores; metodologia de estudo, técnicas e instrumentos de recolha de dados, cronograma, bibliografia usada para concretização do projecto e apêndices.

2. Tema.

O presente projecto de pesquisa científica subordina-se ao tema "As dificuldades de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com