TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.252 Palavras (10 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 10

Faculdade Anhanguera de Campinas        - FAC 4

Curso de Ciências Contábeis – 7º Semestre

        

CONTABILIDADE GERENCIAL

Campinas

2015

  1. Sumário

1. Introdução3

2. COntabilidade GERENCIAL4

2.1 Sistema de Informação Contábil4

2.2 Informações Contábil5

3. Fundamentos de um sistema informação contábil 6

3.1 Abrangências do sistema de informação 6

4. Contabilidade divisional 8

4.1 Aplicação da contabilidade de reponsabilidade8

5. Multinacionais no mercado brasileiro9

5.1 Tigre S.A9

5.2 Amanco12

6. rEFERÊNCIAS14

1. Introdução

Com a concorrência cada vez mais presente, as entidades financeiras vêm buscando diversas ferramentas para melhores resultados em consequência o sucesso. A contabilidade é um exemplo, pois através das informações e princípios contribui para gerenciamento do patrimônio e assim a continuidade dos negócios.

A contabilidade Gerencial caracteriza em varias técnicas e procedimentos contábeis, de uma maneira a auxiliar os gerentes e as organizações financeiras em seus processos decisórios, sendo um processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para planejamento, avaliação, controle e para assegurar o uso apropriando de seus recursos, focada no processo decisório interno da organização. A contabilidade gerencial deve-se ser avaliada de maneira diferenciadas da contabilidade financeira, pois cada uma delas tem suas particularidades.

O primeiro passo, para uma contabilidade verdadeiramente gerencial, é que esta seja atualizada, conciliada e mantida com respeito às boas técnicas contábeis. O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras.

Contabilidade Gerencial, em síntese, é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade.

2. Contabilidade Gerencial

A contabilidade gerencial é relacionada com o fornecimento de informações para os administradores, isto é, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações. A contabilidade gerencial pode ser contrastada com a contabilidade financeira, que é relacionada com o fornecimento de informações para os acionistas, credores e outros que estão de fora da organização. Sendo uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.

A gestão de entidades é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações não inventa dado, mas lastreia-se na escrituração regular dos documentos, contas e outros fatos que influenciam o patrimônio empresarial.

2.1  Sistema Informação Contábil

Constituindo um sistema capaz de gerar informação e assim atender plenamente aos interesses dos usuários tanto internos ou externo, sendo inegável que o sistema de processamento de dados mais os avanços tecnológico da área de informática forma primordial para o aprimoramento da contabilidade como sistema gerencial e assegurando a confiabilidade da informação e precisão dos resultados.

O processo entre os dados requer conhecimento, visando atingir o valor informacional ou o resultado adequado do processo. O processo de transformação de dados em informação pode ser verificado abaixo:

TRANSFORMAÇÃO DE DADOS EM INFORMAÇÃO

[pic 1]

Em um processo decisório, o valor da decisão está diretamente ligado ao tempo que se leva para tomá-la e a qualidade das informações utilizadas. Portanto, torna-se necessário uma correta análise dos dados existentes na organização, devidamente registrados, classificados, organizados, relacionados e interpretados dentro de um contexto, para que possa transmitir conhecimento e permitir a tomada de decisão.

2.2  Informação contábil

O Sistema de Informação Contábil é uma ferramenta que o contador utiliza para efetivar a contabilidade e a informação contábil dentro da organização, para que esta seja utilizada em toda a sua plenitude. Sendo necessário aplicar à estrutura de sistematização única para a empresa em um modo geral, partilhando os sistemas de informação contábil em  áreas: a área societária e fiscal, que denominamos de escrituração, e, a área gerencial, que denominamos de planejamento e controle.  Considerando alguns subsistemas de informação com conotação gerencial como: análise de balanço e de caixa, e gestão dos impostos que deve ser operacionalizada como um todo, sem dar maior ou menor importância à determinada área ou subsistema. A escrituração dos lançamentos é tão importante como análise de custo, ou projeção de resultados. Podemos apresentar o Sistema de Informação Contábil nas áreas: Contábil Área Legal e Fiscal Área de Análise, Área Gerencial - Contabilidade Geral - Análise de Balanço - Orçamentos e Projeções - Análise de Fluxo de Caixa - Custos e Preços de Venda - Gestão de Impostos - Consolidação de Balanços - Centros de Lucros e Unidades de Negócios - Inventários - Controle Patrimonial Cada evento econômico deve ser estudado em termos de modelos de decisão, objetivando a potencialização do sistema de informação contábil como instrumento decisório, é necessário uma revisão do registro contábil. Utilizando-se o conceito de banco de dados, devemos incorporar ao lançamento contábil todos os elementos e dados que serão necessários para dar as informações para os  principais eventos econômicos da entidade.

3. Fundamentos de um sistema informação contábil

O sistema de informação gerencial na contabilidade é o mais completo e complexo sistema de informação, pois, através de seus subsistemas tem capacidade de captar dados históricos para melhor analise e gestão das organizações sendo capazes de atender plenamente os interesses dos proprietários e possíveis investidores.

[pic 2]

3.1 ABRANGÊNCIAS do sistema de informação

O sistema de informação contábil gerencial é necessário abranger todas as áreas de contabilidade incorporando os dados quantitativos necessários para mensuração e análise das informações integrada ao operacional da empresa, também prover todos os meios para trabalhar a informação Os números devem sempre apresentar uma situação de relatividade, principalmente percentual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (476.5 Kb)   docx (420.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com