TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.901 Palavras (12 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO        

2.1.1        Lei de responsabilidade fiscal – LRF        

2.1.2        Relatórios resumidos de execução orçamentária - RREO        

2.1.3        RREO        

2.2        ÍNDICE DE SUSTENTABBILIDADE EMPRESARIAL        

2.2.1        O que é o ISE-Bovespa        

2.2.2        A empresa ganha algo em integrar esse tipo de índice?        

2.2.3        Quantas empresas integram atualmente o ISE-Bovespa?        

2.3        AGRONEGÓCIOS        

2.3.1        O que seria gerir o agronegócio?        

2.3.2        Que conhecimentos você julga importante para um bom gestor de agronegócio?        

2.3.3        Você acredita que a contabilidade aplicada ao agronegócio representa uma área em expansão para a atuação do contador? Justifique.        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O objetivo maior da contabilidade é permitir o estudo e o controle do patrimônio das diferentes entidades econômico-administrativas. A partir da avaliação da situação econômica e financeira da entidade, poderão ser projetadas suas tendências futuras. Essa ciência busca mensurar, condensar, testar a veracidade e fazer a análise dos dados econômicos de uma organização.

Neste trabalho de portfólio, vamos demonstrar a contabilidade aplicada ao setor publico, apresentando sua aplicabilidade, detalhando os conceitos de seu processo. Serão aprofundados os conceitos de sustentabilidade empresarial e sua integração e importância para as empresas. Conceitos de agronegócio também serão apresentados enfatizando a contabilidade em seus processos e a importância desse ramo para a expansão de atuação do contador.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
  1. Lei de responsabilidade fiscal – LRF

A Lei de Responsabilidade Fiscal que entrou em vigor no dia 04 de maio de 2000, ela vem regulamentar a Constituição Federal no que diz respeito à Tributação e Orçamento (Título VI) e atender ao artigo 163 da Constituição Federal. Oficialmente Lei Complementar nº 101, é uma lei brasileira criada para tenta impor o controle dos gastos de estados e municípios, condicionado à capacidade de arrecadação de tributos desses entes políticos. Esta lei prevê, portanto, um mecanismo de maior controle nas contas públicas: passa a haver maior rigor para que o governo não contraia empréstimos ou dívidas. É um mecanismo de fiscalização e transparência.

Dessa forma a lei obriga que as finanças sejam apresentadas detalhadamente ao Tribunal de Contas (da União, do Estado ou dos Municípios). Tais órgãos podem aprovar as contas ou não. Em caso das contas serem rejeitadas, será instaurada investigação em relação ao Poder Executivo em questão, podendo resultar em multas ou mesmo na proibição de tentar disputar novas eleições. A mesma inova a Contabilidade pública e a execução do Orçamento público à medida que introduz diversos limites de gastos (procedimento conhecido como Gestão Administrativa), seja para as despesas do exercício (contingenciamento, limitação de empenhos), seja para o grau de endividamento.

Seu objetivo, portanto, é melhorar a administração das contas públicas no Brasil. Com ela, todos os governantes passarão a ter compromisso com orçamento e com metas, que devem ser apresentadas e aprovadas pelo respectivo Poder Legislativo.

  1. Relatórios resumidos de execução orçamentária - RREO

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO é um demonstrativo exigido pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela LRF. O § 3º do art. 165 da CF determina que o Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária. Essa determinação constitucional é para o Poder executivo de todos os Entes da Federação. O RREO deverá ser assinado pelo Chefe do Poder Executivo que estiver no exercício do mandato na data da publicação do relatório, ou por pessoa a quem ele tenha legalmente delegado essa competência, qualquer dos dois deve fazê-lo em conjunto com o profissional de contabilidade responsável pela elaboração do relatório. O objetivo dessa periodicidade é permitir que, cada vez mais, a sociedade, por meio dos diversos órgãos de controle, conheça, acompanhe e analise o desempenho da execução orçamentária do Governo Federal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (162.4 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com