TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Avançada

Por:   •  10/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

A internacionalização de empresas brasileiras tornou-se crescente em decorrência da entrada capitais de estrangeiros e a captação de recursos no exterior, houve a necessidade de adequação e inclusão de transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis da entidade e converter demonstrações contábeis para moeda de apresentação. Abordaremos um comparativo entre normas brasileiras e internacionais.

O pronunciamento técnico CPC 02 tem como objetivo os efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis é como registrar transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma entidade no Brasil, registrar as variações cambiais dos ativos e passivos em moeda estrangeira e como converter as demonstrações contábeis de uma entidade de uma moeda para outra.

O objetivo da IAS 21 é prescrever como incluir transações em moeda estrangeira e operações estrangeiras nas demonstrações financeiras de uma entidade e como converter as demonstrações financeiras em uma moeda de apresentação. As principais questões são quais taxas de câmbio usar e como reportar os efeitos das mudanças nas taxas de câmbio nas demonstrações financeiras.

Por razões práticas, uma taxa que se aproxima das taxas de câmbio nas datas das transações, por exemplo, uma taxa média para o período, é frequentemente usada para traduzir itens de receita e despesa. No entanto, se as taxas de câmbio flutuarem significativamente, o uso da taxa média por um período é inadequado.

41 As diferenças de câmbio referidas no parágrafo 39 (c) resultam de:

(uma) traduzindo receitas e despesas pelas taxas de câmbio nas datas das transações e ativos e passivos pela taxa de fechamento. Essas diferenças de câmbio surgem tanto nos itens de receita e despesa reconhecidos no resultado como naqueles reconhecidos diretamente no patrimônio líquido.

b) traduzindo os ativos líquidos de abertura a uma taxa de fechamento que difere da taxa de fechamento anterior.

Essas diferenças de câmbio não são reconhecidas nos lucros ou prejuízos porque as mudanças nas taxas de câmbio têm pouco ou nenhum efeito direto nos fluxos de caixa presentes e futuros das operações. Quando as diferenças de câmbio se relacionam com uma unidade operacional estrangeira que esteja consolidada mas não totalmente - de propriedade, acumulou variações cambiais decorrentes da transposição e atribuíveis aos interesses minoritários são imputadas a, e reconhecidas como parte de, interesses minoritários no balanço consolidado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com