TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Avançada

Por:   •  6/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 4
  1. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por meio da Resolução nº 1.003/04, aprovou a NBC T 15, com vigor a partir de 1º de janeiro de 2006, que: [...] estabelece procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental, com o objetivo de demonstrar à sociedade a participação e a responsabilidade social da entidade [...], devendo ser divulgada como informação complementar às demonstrações contábeis, [...] não se confundindo com as notas explicativas.  Segundo Ferreira (2009), “O desenvolvimento da Contabilidade Ambiental é resultado da necessidade de ...

Resp: Oferecer informações adequadas às características de uma gestão ambiental.

  1. Contabilidade Ambiental responde pela elaboração e divulgação de demonstrativos contábeis tais como: balanço social, balancetes ambientais e relatórios de sustentabilidade. Com base nessas informações complete a frase: São considerados ___________ todos os bens e direitos destinados ou provenientes da atividade de gerenciamento ambiental, podendo estar na forma de capital circulante ou capital fixo.

Resp: Ativo ambiental

  1. Segundo Ferreira (2009), o desenvolvimento da Contabilidade Ambiental é?

Resp: Resultado da necessidade de oferecer informações adequadas as características de uma gestão ambiental.

  1. No Brasil, a influência da mudança de mentalidade empresarial é notada na...

Resp: Carta de Princípios do Dirigente Cristão de Empresas

  1. Do ponto de vista da responsabilidade empresarial, o balanço social representa?

Resp: Um sistema de informação acerca das consequências da atividade empresarial, das prestações sociais que oferece e dos gastos sociais que acarreta.

  1. Em relação a divulgação das informações ambientais há várias linhas de pensamento, aponte qual questão representa uma delas.

Resp: Implementação de um novo relatório apenso as demonstrações contábeis, que trataria somente das questões ambientais.

  1. Quanto a evidenciação das informações contábeis ambientais, qual o papel da contabilidade?

Resp: divulgar os eventos econômicos ou fatos contábeis relativos às atividades da empresa por meio dos demonstrativos publicados, e relatar os principais fatos não evidenciados nos demonstrativos contábeis tradicionais;

  1. De acordo Com (RIBEIRO, 2005), os ativos ambientais se diferenciam de acordo com o processo operacional de cada empresa e correspondem aos recursos econômicos controlados por uma entidade. O que se espera do resultado de transações ou eventos passados?

Resp: Benefícios futuros;

  1. Quais são as finalidades da contabilidade ambiental?

Resp: Entendimento de que a contabilidade, como ciência social, que tem como objeto o patrimônio das empresas.

  1. Em que ano o brasil sediou, no Rio de janeiro, uma conferência internacional que marcaria o futuro das políticas ambientais, mundiais e nacionais

Resp: 1992

  1. “Diferenciam-se de acordo com o processo operacional de cada empresa e corresponde e correspondem aos recursos econômicos controlados por uma entidade, como resultado de transações ou eventos passados, e dos quais se espera obter benefícios futuros (RIBEIRO,2005). Este trecho trata-se de:

Resp: Ativos Ambientais

  1. De acordo com o artigo Importância da contabilidade ambiental na formação do profissional de Ciências Contábeis, sobre o Passivo Ambiental:

Resp: Representa as obrigações dos gastos que trarão benefícios futuros com a redução dos danos ou agressão causados contra o meio ambiente. Refere-se aos benefícios econômicos ou aos resultados que serão sacrificados em razão da necessidade de preservar, proteger e recuperar o meio ambiente, de modo a permitir a compatibilidade entre este e o desenvolvimento econômico, ou em decorrência de uma conduta inadequada em relação a estas questões (RIBEIRO, 2005).

  1. A contabilidade, por meio de relatórios contábeis e gerenciais possibilita ao gestor?

Resp: Compreender a estrutura patrimonial de sua entidade, proporcionando informações necessárias para administrar corretamente as atividades operacionais das organizações.

  1. De acordo com Santos, Silva e Sousa (2001), quanto às receitas ambientais, o que se entende na contabilidade?

Resp: É que estas referem-se ao lucro obtido na venda de resíduos e sucatas que normalmente seriam descartadas ao lixo, se a empresa não as negociasse.

  1. Referente ao balanço social cite sua representação.

Resp: Representa a Expressão de uma prestação de contas da empresa à sociedade em face de sua responsabilidade para com a mesma.

  1. Se tratando dos Demonstrativos ambientais inseridos nos sistemas de informações contábeis. São eles:

Resp: Balanço social, balancetes ambientais e relatórios de sustentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com