TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Avançada

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.697 Palavras (15 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 15

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE - UNIDADE 2

CIÊNCIAS CONTÁBEIS




[pic 1]


CAMILA MAIA REIS: RA - 4351835779

DANIELLE POLLIANE FERREIRA: RA - 8686299353

JENIFER SIMAO LEITE HILLE: RA - 3880757793

FABIO GOULART DOS SANTOS: RA - 9608494563

THAMARA ROSE MEDEIROS: RA - 3800690207

  1. ATPS: CONTABILIDADE AVANÇADA I
    PROFESSOR EAD: HUGO DAVID SANTANA

  2. PROFESSOR TUTOR PRESENCIAL: JHON WALTRICK

JOINVILLE

1° SEMESTRE 2015/ 1º BIMESTRE

CAMILA MAIA REIS: RA - 4351835779

DANIELLE POLLIANE FERREIRA: RA - 8686299353

JENIFER SIMAO LEITE HILLE: RA - 3880757793

FABIO GOULART DOS SANTOS: RA - 9608494563

THAMARA ROSE MEDEIROS: RA - 3800690207

[pic 2]

CONTABILIDADE AVANÇADA I

Atividade Prática Supervisionada, do curso de Ciências Contábeis, da Anhanguera II, como quesito de aprovação da disciplina de Contabilidade Avançada.

Orientadora: Gisele Bafume Quierelli

JOINVILLE

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        04

APLICAÇÃO DE RECURSOS        05

Valores Mobiliários        06

Investimentos        06

REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA        07

Incorporação        07

Fusão        07

Cisão        08

Cisão Total         08

Cisão Parcial         08

CONTABILIZAÇÃO DO IRPJ E CSLL        10

JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

INTRODUÇÃO

No trabalho a seguir destacamos o objetivo da Contabilidade Avançada em fornecer um conjunto de conhecimentos necessários à compreensão das Demonstrações Financeiras das empresas. 
         O conceito da Contabilidade Avançada destaca a interpretação da informação financeira, em detrimento da sua construção, e tem como objetivo a discussão dos conceitos normalizados e teóricos associados relato financeiro. 

As demonstrações contábeis são aquelas extraídas dos livros, registros e documentos que compõem o sistema contábil de qualquer tipo de Entidade, devendo na sua elaboração serem observados os Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC) aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

A atribuição e responsabilidade técnica do sistema contábil da Entidade cabem, exclusivamente, a contabilista registrado no CRC2. As demonstrações contábeis devem especificar sua natureza, a data e/ou o período e a Entidade a que se referem.

Neste trabalho serão Apresentados os conceitos e possibilidades de classificação e avaliação de aplicações de recursos em Títulos e Valores Mobiliários com o objetivo de apresentar os principais conceitos e critérios de classificação e avaliação, demonstrando o reconhecimento de resultados decorrentes dessas aplicações contábeis.

Nas operações de incorporação, fusão e cisão, realizadas entre partes independentes e vinculadas á efetiva transferência de controle nos termos do§3° do artigo. 226 da Lei n° 6404, de 1976 devem ser determinados os valores de mercado de todos os ativos e passivos, inclusive contingentes, inidentificáveis e passiveis de mensuração.

Mostraremos também a grande importância da Contribuição social que é o  tributo com finalidade constitucionalmente definida, a saber, intervenção no domínio econômico, interesse de categorias profissionais ou econômicas e seguridade social.

Abordaremos os principais pontos e conceito do imposto de renda que por sua vez compreende tanto o imposto do próprio país como os impostos de outros países a que a entidade estiver sujeita, sempre que baseados em resultados tributáveis.

APLICAÇÃO DE RECURSO

Para aperfeiçoar suas atividades as empresas tem que gerir seus recursos financeiros com a maior eficácia e eficiência possível. Tais recursos normalmente representam o fator de produção mais escasso e o mais caro. No Brasil o custo do capital é substancialmente superior em relação aos padrões mundiais.

Vendo essa realidade, os gestores que são responsáveis pela administração financeira da empresa, ou conglomerado tem a preocupação de procurar as melhores alternativas de aplicação.

 

Assim também uma administração financeira procura avaliar qual a melhor forma de aplicar esses recursos, avaliando a rentabilidade e as vantagens para a cada situação. Há varias maneiras de se aplicar os recursos, entre elas:

Títulos de crédito são papéis representativos de uma negociação comercial, uma obrigação assumida entre as parte da atividade mercantil, emitidos conforme a legislação, ou seja, são papéis que representam uma obrigação de uma parte perante outra podendo ser uma dívida, uma obrigação ou um direito a ser exercido. O título de crédito é o documento pelo qual a parte que tem um direito pode cobrar legalmente da outra parte (exemplo: se você tem um cheque que alguém te pagou, esse cheque te dá o direito de cobrar o valor do emissor do cheque). 

Os títulos de crédito são classificados em 3 princípios: 
Literalidade: “é literal no sentido de que, quanto ao conteúdo, à extensão e às modalidades desse direito, é decisivo exclusivamente o teor do título”. 
Cartularidade: “o credor do título de crédito deve provar que se encontra na posse do documento para exercer o direito nele mencionado”. 

Autonomia: “os vícios que comprometem a validade de uma relação jurídica, documentada em título de crédito, não se estendem às demais relações abrangidas no mesmo documento”. São classificados como valores a receber de clientes / terceiros e podem ser de curto, médio ou longo prazo. A nomenclatura varia de acordo com o plano de contas, como por exemplo: Duplicatas a Receber, Clientes, Valores a Receber, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (63.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com